sexta-feira, 26 de junho de 2009

FOI POR VOCÊ!



Queridos irmãos e irmãs, neste dia venho deixar esta reflexão para o fim de semana!

Já que a possibilidade de eu postar algo durante o fim de semana é bem pequeno, gostaria muito de, através das imagens acima, pararmos por algum tempo durante o fim de semana junto com nossas famílias e pensarmos no sofrimento que Jesus Cristo passou em nosso lugar e o quanto somos agradecidos por isso! Pensemos principalmente na nossa forma de retribuição a tal ato, o que fazemos por Ele e o quanto mais podemos fazer, vamos refletir se nossa vida é justa e merecedora de tamanho sacrifício e tamanha graça!

Vamos pensar se, por acaso, Ele resolver te encontrar...como você se sentiria na presença física dEle?

Querido, é por você que Ele está aqui!

Um grande abraço e um ótimo fim de semana! Lembre-se... Jesus te ama!!!

DA IGREJA



Assim como cremos em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, assim também firmemente cremos que houve desde o princípio, há agora e haverá até o fim do mundo uma só Igreja, isto é, uma sociedade e multidão de homens escolhidos por Deus, que corretamente o adoram e aceitam, pela verdadeira fé em Jesus Cristo,1 o qual, só, é a Cabeça da Igreja, assim como é ela o corpo e a esposa de Jesus
Cristo. Essa Igreja é católica, isto é, universal, porque compreende os escolhidos de todos os tempos, de todos os reinos, nações e línguas, ou dos judeus ou dos gentios, que tenham comunhão e associação com Deus o Pai, e com seu Filho, Jesus Cristo, pela santificação do Espírito Santo.2 Por isso ela é chamada comunhão, não dos profanos, mas dos santos, que, como cidadãos da Jerusalém
celestial,3 gozam de benefícios inestimáveis: um só Deus, um só Senhor Jesus Cristo, uma só fé e um só batismo.4 Fora dessa Igreja não há nem vida nem felicidade eterna. Portanto, detestamos completamente a blasfêmia dos que sustentam que os homens que vivem segundo à equidade e a justiça serão salvos, não importando que religião professem. Pois, visto que sem Cristo não há vida nem salvação,5 ninguém terá parte nesta senão aquele que o Pai deu ao seu Filho, Jesus Cristo, e queles que no tempo oportuno a ele vierem,6 confessarem a sua doutrina e nele crerem (incluímos as crianças de pais crentes).7 Essa Igrejaé invisível, conhecida só de Deus - que é o único a conhecer os que ele escolheu8 - e compreende, como já ficou dito, tanto os escolhidos que já partiram, e é chamada geralmente a “Igreja Triunfante”, como os que ainda vivem e lutam contra o pecado e Satanás, e os que viverem daqui por diante.

Ref. Bíblicas.
Mt 28:20; Ef 1:4. Cl 1:18; Ef 5:23-24, etc.; Ap 7:9. Ef 2:19. Ef 4:5. Jo 3:36. Jo 5:24;
6:37; 6:39; 6:65; 17:6. At 2:39. II Tm 2:19; Jo 13:18. Ef 1:10; Cl 1:20; Hb 12:4.


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Fonte: A Confissão de Fé Escocesa

A PERFEIÇÃO DA LEI E A IMPERFEIÇÃO DO HOMEM

Confessamos e reconhecemos que a Lei de Deus é a mais justa, a mais imparcial e a mais santa, e o que ela ordena, se perfeitamente praticado, iluminaria e poderia conduzir o homem à felicidade eterna;1 mas a nossa natureza é tão corrupta, fraca e imperfeita que jamais seríamos capazes de cumprir perfeitamente as obras da Lei. Mesmo depois de sermos regenerados, sedissermos que não temos pecados, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade de Deus não está em nós. Por isso, importa que nos apeguemos a Cristo, em sua justiça e satisfação, pois ele é o fim e o complemento da Lei e é por ele que somos libertados, de modo que, embora não cumpramos a Lei em todos os pontos, contudo, estamos imunes da execração de Deus.4 Deus o Pai contempla-nos no corpo de seu Filho Jesus Cristo, aceita como perfeita a nossa obediência imperfeita5 e cobre todas as nossas obras, que estão poluídas por muitas manchas,6 com a perfeita justiça do seu Filho.
Não queremos dizer que fomos libertados, de modo a não devermos mais obediência alguma à Lei - pois já reconhecemos o lugar dela - mas afirmamos que ninguém na terra, pela sua conduta - com exceção apenas de Cristo Jesus - deu, dá e dará à Lei a obediência que ela requer. Quando tivermos feito tudo, devemos prostrar-nos e confessar sinceramente que somos servos inúteis.7 Portanto, todos os que se vangloriam dos méritos de suas obras põem sua confiança em obras de supererrogação, ou se vangloriam da vaidade, ou põem sua confiança em idolatria condenável.

Ref. Bíblicas.
Lv 18:5; Gl 3:12; 1Tm 1:8; Rm 7:12; Sl 19:7-9; 19:11. Dt 5:29; Rm 10:3. I Rs 8:46;
2Cr 6:36; Pv 20:9; Ec 7:22; 1Jo 1:8. Rm 10:4; Gl 3:13; Dt 27:26. Fp 2:15. Is 64:6.
Lc 17:10.


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Fonte: A Confissão de Fé Escocesa

A CAUSA DAS BOAS OBRAS

Assim, confessamos que a causa das boas obras não é nosso livre arbítrio, mas o Espírito de Jesus, nosso Senhor, que habita em nossos corações pela verdadeira fé, produz as obras, quais Deus as preparou para que andássemos nelas. Por isso, com toda a ousadia afirmamos que é blasfêmia dizer que Cristo habita nos corações daqueles em quem não há nenhum espírito de santificação. Portanto,
não hesitamos em afirmar que os assassinos, os opressores, os cruéis, os perseguidores, os adúlteros, os fornicários, os idólatras, os alcoólatras, os ladrões e outros que praticam a iniqüidade, não têm nem verdadeira fé, nem qualquer porção do Espírito do Senhor Jesus, enquanto obstinadamente continuarem na impiedade.
Pois, logo que o Espírito do Senhor Jesus, a quem os escolhidos de Deus recebem pela verdadeira fé, toma posse do coração de alguém, imediatamente ele regenera e renova esse homem, que assim começa a odiar aquilo que antes amava e a amar o que antes odiava. Daí resulta a contínua batalha entre a carne e o espírito: a carne e o homem natural, segundo a sua corrupção, cobiçam coisas
que lhes são agradáveis e deleitáveis, murmuram na adversidade e enchem-se de orgulho na prosperidade e estão em todos os momentos propensos e prontos a ofender a majestade de Deus. Mas o Espírito de Deus, que dá testemunho junto ao nosso espírito de que somos filhos de Deus, leva-nos a resistir aos prazeres imundos e a suspirar na presença de Deus pelo livramento desse cativeiro da corrupção, e finalmente a triunfar sobre o pecado, para que ele não reine em nossos corpos mortais. Os homens carnais não têm esse conflito, pois são destituídos do Espírito de
Deus, mas seguem e obedecem com avidez ao pecado, sem nenhum pesar, estimulados pelo Diabo e por sua cupidez depravada. Os filhos de Deus, porém, como antes foi dito, lutam contra o pecado, suspiram e gemem quando se sentem tentados à prática do mal; e, se caem, levantam-se outra vez com arrependimento não fingido. Eles fazem estas coisas não pelo seu próprio poder, mas pelo poder
do Senhor Jesus, sem quem nada podem fazer.

Ref. Bíblicas.
Ef 2:10; Fp 2:13; Jo 15:5; Rm 8:9. Rm 7:15-25; Gl 5:17. Rm 8:16. Rm 7:24; 8:22.
Rm 6:12. 2Tm 2:26. Jo 15:5.


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Fonte: A Confissão de Fé Escocesa

Credo de Guanabara

I. Cremos em um só Deus, imortal, invisível, criador do céu e da terra, e de todas as coisas, tanto visíveis como invisíveis, o qual é distinto em três pessoas: o Pai, o Filho e o Santo Espírito, que não constituem senão uma mesma substância em essência eterna e uma mesma vontade; o Pai, fonte e começo de todo o bem; o Filho, eternamente gerado do Pai, o qual, cumprida a plenitude do tempo, se manifestou em carne ao mundo, sendo concebido do Santo Espírito, nasceu da virgem Maria, feito sob a lei para resgatar os que sob ela estavam, a fim de que recebêssemos a adoção de próprios filhos; o Santo Espírito, procedente do Pai e do Filho, mestre de toda a verdade, falando pela boca dos profetas, sugerindo as coisas que foram ditas por nosso Senhor Jesus Cristo aos apóstolos. Este é o único Consolador em aflição, dando constância e perseverança em todo bem.
Cremos que é mister somente adorar e perfeitamente amar, rogar e invocar a majestade de Deus em fé ou particularmente.

II. Adorando nosso Senhor Jesus Cristo, não separamos uma natureza da outra, confessando as duas naturezas, a saber, divina e humana nele inseparáveis.
III. Cremos, quanto ao Filho de Deus e ao Santo Espírito, o que a Palavra de Deus e a doutrina apostólica, e o símbolo,[3] nos ensinam.
IV. Cremos que nosso Senhor Jesus Cristo virá julgar os vivos e os mortos, em forma visível e humana como subiu ao céu, executando tal juízo na forma em que nos predisse no capítulo vinte e cinco de Mateus, tendo todo o poder de julgar, a Ele dado pelo Pai, sendo homem.E, quanto ao que dizemos em nossas orações, que o Pai aparecerá enfim na pessoa do Filho, entendemos por isso que o poder do Pai, dado ao Filho, será manifestado no dito juízo, não todavia que queiramos confundir as pessoas, sabendo que elas são realmente distintas uma da outra.
V. Cremos que no santíssimo sacramento da ceia, com as figuras corporais do pão e do vinho, as almas fiéis são realmente e de fato alimentadas com a própria substância do nosso Senhor Jesus, como nossos corpos são alimentados de alimentos, e assim não entendemos dizer que o pão e o
vinho sejam transformados ou transubstanciados no seu corpo, porque o pão continua em sua natureza e substância, semelhantemente ao vinho, e não há mudança ou alteração. Distinguimos todavia este pão e vinho do outro pão que é dedicado ao uso comum, sendo que este nos é um sinal sacramental, sob o qual a verdade é infalivelmente recebida. Ora, esta recepção não se faz senão por meio da
fé e nela não convém imaginar nada de carnal, nem preparar os dentes para comer, como santo Agostinho nos ensina, dizendo: “Porque preparas tu os dentes e o ventre? Crê, e tu o comeste.”

continua...
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Fonte: A Confissão de Fé de Guanabara por Jean de Bourdel, Matthieu Verneuil, Pierre Bourdon e André la Fon

ARTIGO 27: DOS VOTOS MONÁSTICOS

Para falar dos votos monásticos é preciso que lembremos em primeiro lugar como se procedeu a esse respeito até agora, que espécie de vida houve nos mosteiros, e que muitas coisas se fizeram neles todos os dias não só contrariamente à palavra de Deus, mas também ao direito papal. Nos tempos de
Santo Agostinho as ordens monásticas eram livres. Depois, quando se corromperam a verdadeira disciplina e doutrina, inventaram-se votos monásticos, e por meio deles se tentou restaurar a disciplina, como que por cárcere planejado.

Além disso, adicionou-se aos votos monásticos grande número de outras coisas, e com tais cadeias e gravames foram carregados muitos, também antes da idade apropriada.
Aconteceu outrossim que muitas pessoas chegaram à vida monacal por ignorância. Ainda que não eram demasiadamente jovens, todavia não mediram nem entenderam suficientemente sua capacidade. Todos esses, enredados e envolvidos dessa maneira, eram obrigados e compelidos a permanecer nessas
cadeias, não obstante o próprio direito papal conceder liberdade a muitos deles. E isso foi mais duro em conventos de freiras do que nos de frades, quando teria sido conveniente poupar as mulheres, como o sexo frágil. Esse rigor e dureza também desagradaram em tempos anteriores a muitas pessoas piedosas, pois certamente viam que meninos e meninas eram metidos em mosteiros para fins de subsistência material. Por certo viram, outrossim, quão mau foi o resultado dessa empresa, que escândalos e opressão de consciências trouxe. E muitas pessoa se queixaram do fato de em tão perigoso assunto os cânones haverem sido de todo negligenciados. Houve, além disso, opinião tal sobre os votos monásticos, que, como é manifesto, desagradou também a muitos monges de algum entendimento.
Alegavam que votos monásticos eram iguais ao batismo e que pela vida 135 monástica se mereciam remissão dos pecados e justificação diante de Deus.
Na verdade, acrescentavam ainda que pela vida monástica se merecia não só justiça e santidade, mas também que por essa vida se cumpriam os preceitos e os conselhos incluídos no evangelho, de modo que se exaltavam os votos
monásticos mais do que o batismo. Afirmava-se, outrossim, que se merece mais
com a vida monástica do que com todos os outros estados de vida que Deus
ordenou, como o de pastor e pregador, o de governante, príncipe, senhor e
similares, os quais todos servem a sua vocação, de acordo com o mandamento, a palavra e a ordem de Deus, sem espiritualidade fictícia. Nenhum desses pontos
pode ser negado, pois que se encontram em seus próprios livros.

continua...
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Fonte: A CONFISSÃO DE AUGSBURGO

25 de junho de 1530

A Graça de Deus - Ronald Hanko

A Graça de Deus

Ronald Hanko

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1

O que é graça? Falamos freqüentemente da graça soberana ou da graça salvadora, mas sabemos realmente o que é graça?

É evidente que alguns não sabem. Eles falam de “graça comum,” sugerindo que Deus é gracioso para com todos. Se realmente soubessem o que é graça, não pensariam que a mesma é comum. Outros afirmam que Deus não pode ser gracioso, se ele não salvar todo o mundo, ou pelo menos der a todos uma chance. Se soubessem o que é graça, não

pensariam dessa forma.

Podemos não saber tão bem quanto pensamos o que é graça. Sabemos que a graça é um atributo de Deus? Sabemos que Deus é gracioso em si mesmo, e seria gracioso mesmo que nunca tivesse nos criado, mesmo que ninguém fosse salvo? Mesmo então, a graça seria um atributo de Deus, uma de suas belezas. Ele ainda seria gracioso, mesmo que não fôssemos os objetos e recipientes de sua graça.

Esse é o significado quando dizemos que graça é um atributo de Deus. A graça não somente caracteriza os tratamentos de Deus para conosco. Ela pertence ao que ele é, e ele pode deixar de ser gracioso tanto quanto pode deixar de ser Deus Todo-Poderoso.

Freqüentemente definimos graça como “favor imerecido.” Embora não seja incorreto, não é uma definição completa de graça. Essa descrição descreve apenas a graça de Deus para conosco, e enfatiza o fato que sua graça salvadora é livre e soberana – que ele não a deve a ninguém. Mas não nos diz o que a graça é como um atributo de Deus.

Como a definição comum sugere, ela é favor de Deus; portanto, quando dizemos que graça é um atributo de Deus, queremos dizer que Deus é favorável para consigo mesmo. Isto é, sem dúvida, simplesmente dizer que Deus ama a si mesmo em primeiro lugar e deseja sua própria gloria acima de todas as coisas, algo que a Escritura ensina claramente.

A palavra graça também tem o significado de encanto ou beleza, especialmente um encanto ou beleza interior, que é evidente em tudo da conduta e fala de uma pessoa. Assim, falamos de pessoas sendo graciosas, ou de sua fala ou conduta sendo graciosa (Pv. 11:16; Cl. 4:6). A própria Escritura fala de certas pessoas achando graça ou favor (sendo bela) aos olhos de Deus (Gn. 6:8; Lucas 1:30).

Quando dizemos que Deus é gracioso, queremos dizer que em tudo da sua glória, ele é belo e encantador acima de tudo o mais, e que a beleza de sua pureza e glória interior brilha em todas as suas ações e palavras. Assim, ele encontra favor aos seus próprios olhos. Como três pessoas em um Deus, ele ama a si mesmo e as suas obras acima de tudo e considera sua obra incomparavelmente encantadora. Isso é o que é graça como um atributo de Deus.

Não é humilhante pensar que Deus não precisa de nós para ser gracioso? Ele é para sempre gracioso em si mesmo, e seria mesmo que não tivesse salvo ninguém. Que ele salvou é, portanto, uma grande maravilha e algo pelo qual nunca deveríamos cessar de agradecê-lo.

Fonte: Doctrine according to Godliness, Ronald Hanko, Reformed Free Publishing Association, pp. 48-49.

1E-mail para contato: felipe@monergismo.com. Traduzido em novembro/2007.

(Para material Reformado adicional em Português, por favor, clique aqui.)

Fé e Conversão - Herman Hoeksema

Fé e Conversão

Herman Hoeksema

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1

Fé em sua operação é ao mesmo tempo a conversão do homem no sentido espiritual. Podemos colocar isso dessa forma: conversão é o fruto imediato da fé, pois a conversão, considerada como arrependimento (μετάνοια), é uma mudança da mente (νους), e, portanto, também da vontade. Pelo poder da fé, tanto a mente como a vontade são mudadas do pecado para a justiça, e postas em direção ao Deus vivo em Cristo. Por essa mudança de mente e vontade por meio da fé, a mente observa e julga de uma forma radicalmente diferente a culpa e o pecado. Assim, o homem passa a se condenar diante de Deus e chega ao verdadeiro arrependimento. Pela fé os desejos da vontade são postos numa direção diferente, a direção de Deus em Cristo, e o homem chega à fome e sede de justiça. O velho homem é mortificado, e o novo homem vivificado. Pela fé a conversão do homem é realizada em princípio, uma conversão que continua por toda a sua vida.

Fonte: Reformed Dogmatics, Herman Hoeksema, Reformed Free Publishing Association, vol. 2, pp. 78-79.

1E-mail para contato: felipe@monergismo.com. Traduzido em fevereiro/2007.

(Para material adicional de Herman Hoeksema's Reformed Dogmatics em Português, por favor, clique aqui)

Deus restaura e restitui os nossos sonhos. - Pr. Douglas de Freitas

Domingo: 24/05/09
Preletor: Pr. Douglas de Freitas
Referência: II Sm 9
Tema: Deus restaura e restitui os nossos sonhos.

Alguém um dia disse que somos resultado dos nossos sonhos. Quando deixamos de sonhar, deixamos de viver. O que seria da humanidade sem os sonhadores?

Mas o que fazer quando perdemos os nossos sonhos? O que destrói os nossos sonhos? Porque todos nós temos sonhos, mas há circunstâncias que os destróem:

As tragédias da vida destroem nossos sonhos.

Pela desobediência de Saul, seus herdeiros perderam o direito hereditário ao trono. Quando Mefibosete tina apenas 5 anos, Saul, seu avô e Jonatas, seu pai, morreram em batalha. Além disso, Mefibosete ficou aleijado por causa de uma queda. A tragédia lhe sobreveio e mudou toda a trajetória de sua vida. Matando os seus sonhos.

Quem sabe a tragédia sobreveio na tua vida e você não tem sonhado mais... Hoje o Senhor quer restaurar os teus sonhos.

As impossibilidade da vida detroem nossos sonhos.

Mefibosete em hebraico significa `vergonha`. E ele foi morar em Lodebar que significa `nulidade`. As impossibilidades da vida costumam matar os nossos sonhos.

Mefibosete sofreu uma tragédia, ficou aleijado, tinha um nome de vergonha e vai morar na terra da nulidade. Aos olhos humanos era impossível, mas Deus tem todo o poder para restaurar os sonhos mesmo diante das impossibilidades.

Os desertos da vida destroem nossos sonhos.

Lodebar era um deserto. As crises e frustrações levam as pessoas a renunciarem seus sonhos nas areias das desilusões.

Talvez atravessando este deserto você esteja se lamentando e se perguntando como seria a sua vida se a tragédia não tivesse atingido a sua vida. Muitos não conseguem mais sonhar. Mefibosette talvez pensasse que poderia ter sido rei, mas agora estava na terra da nulidade.

Da mesma forma, alguém pode ter te deixado aleijado emocionalmente, mas o Deus Todo-poderoso te tira do deserto e te coloca em um lugar próspero.

As feridas da alma destroem nossos sonhos.

No versículo 8, Mefibosete chama a si mesmo de `cão morto`. Na cultura judaica a expressão `cão`era o auge da humilhação, cão morto ainda mais. Isso demonstra as feridas da alma de Mefibosete, sua baixa auto-estima e seus traumas que o impediam de sonhar. Quando uma tragédia vem sobre nós, também ficamos assim, machucados. E a amargura não nos deixa sonhar, mas Deus quer te curar e restaurar os teus sonhos.

Como Deus restaura os nossos sonhos?

Deus restaura os nossos sonhos nos buscando onde nós estamos.

Você pode estar na terra da nulidade, esquecido por todos, mas Deus vai te buscar e vai restaurar os teus sonhos para Sua glória. Assim como Davi fez com Mefibosete. Deus vai usar pessoas para te buscar e restaurar os teus sonhos. Você não está longe do alcance de Deus. Ele restaura os nossos sonhos com a Sua graça restauradora.

Deus nos mostra que estamos debaixo de Sua aliança.

Na aliança que Davi e Jonatas fizeram, um prometeu que cuidaria da descendência do outro. Mefibosete foi alcançado por esta aliança. A nossa aliança com Deus é superior e Ele irá nos beneficiar com bênçãos ainda maiores. Nossa aliança é eterna, perfeita, foi selada com sangue e nos faz filhos de Deus.

Deus restaura nossos sonhos nos dando de volta tudo aquilo que perdemos.

Quando nos convertemos, Deus tira o que é ilícito e muitas vezes temos perdas. No mundo éramos altivos e soberbos, confiando em nossos próprios méritos. Mas Deus nos ensina que dependemos dEle para tudo. E a Ele toda a glória.

Davi restaurou tudo a Mefibosete.

Deus nos reserva um lugar junto à Sua mesa.

Mefibosete passou a comer à mesa com os filhos do Rei Davi. Hoje, como filhos de Deus, nós estamos à mesa com o nosso Pai.

Talvez você esteja triste, pensando que é o fim e que seus panos estão mortos. Saiba que não é o fim. Deus tem poder para restaurar e realizar os nossos sonhos para a glória de Seu Santo Nome.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Igreja que faz a diferença - Pr. Eliezer Alves de Assis

Domingo, 14 de Dezembro de 2008.
Preletor: Pr. Eliezer
Alves de Assis
Referência: Cl. 1.15
Tema: A Igreja que faza diferença

Fui convidado a participar de uma mesa redonda na PUC como representante do braço pentecostal da igreja cristã no Brasil. O tema discutia a mobilidade das pessoas entre as igrejas. Pude então levantar alguns princípios para que a igreja faça a diferença na terra.

1º - A igreja cristã deveria voltar ao Jesus dos evangelhos.
A religiosidade nos afastou do Senhor Jesus que os evangelhos apresentam. Mateus apresentou aos judeus um Jesus misericordioso, que se compadece. Marcos apresentou um Jesus ativo, que não tem tempo a perder, pois quer cumprir a vontade do Pai. Lucas mostra Jesus cheio do Espírito Santo. Assim também devemos ser. Simples como o Jesus dos evangelhos, um Jesus que ama a todos.

2º - A igreja precisa ser cristocêntrica.
Jesus precisa ser o centro de nossas vidas e de nossas decisões. Jesus deve ter a primazia, o primeiro lugar. Ele deve ser o Senhor, o centro de nossas vidas.

3° Precisamos viver um cristianismo kerigmático.
(kerigma - gr. Proclamação) As pessoas precisam saber que Jesus Cristo é o Senhor. Que a salvação está somente nEle. Tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é o centro do universo. Precisamos ser mais kerigmáticos, proclamadores, pregadores do evangelho das boas novas da salvação a este mundo que está em trevas. Só então as coisas poderão mudar.
O ponto de equilíbrio se chama igreja do Senhor Jesus Cristo. Se você tem Jesus Cristo em sua vida, onde você chega, as trevas se dissipam.

Volte ao Jesus dos evangelhos. Um Jesus amável, de misericórdia, cheio do poder do Espírito Santo e que tem pressa para cumprir sua missão. Coloque Jesus no centro da tua vida e seja kerigmático, proclamando o evangelho da salvação em Jesus.

A Importância da Subscrição dos Credos e Confissões

Paz do Senhor Jesus!

Caros irmãos, nesses dias tenho lido uns livros e compostos sobre documentos importantes da reforma protestante e li diversas coisas muito interessantes. Nesse contexto, escrevo um trecho de algo que li e apoiei firmemente, crendo ser uma verdade infeliz para os dias de hoje!

"Nos dias em que vivemos, por causa do baixo nível ético de crentes e de ministros
da Palavra que prometem verbalmente fidelidade aos padrões doutrinários mas
logo se afastam deles por uma questão de conveniência teológica, precisamos
subscrever um conjunto de doutrinas que expressem a nossa fé. Essa atitude
significa nadar contra a correnteza. Por causa do pluralismo vigente em nossos
dias, as pessoas têm reservas até mesmo quanto à idéia de subscrever uma
formulação teológica.
Contudo, esta época é extremamente apropriada para que mostremos a nossa
definição teológica, assinando documentos de fidelidade ao que professamos crer."

Texto completo click aqui

Mapeamento Espiritual? Isso é Bíblico?

Boa parte das mensagens pregadas nos púlpitos das igrejas evangélicas no Brasil nos apontam o quão adoecidas se encontram nossas comunidades. Isto porque, as pregações de muitos dos nossos pastores tem sido rasas, sem substância, empobrecidas teologicamente, cheia de modismos, unções, decretos e comportamentos judaizantes. Junta-se a isto, o fato de que vivemos numa época em que o destaque sobre a batalha espiritual se faz presente nos mais diversos rincões evangélicos.

Infelizmente as ênfases distorcidas sobre batalhas espirituais têm levado crentes sinceros a viverem uma vida, onde o pânico e o medo se fazem presentes. Um método muito comum usado pelos adeptos da batalha espiritual é o mapeamento espiritual da cidade. Segundo os pregadores do movimento em questão, a igreja precisa conhecer a região onde está plantada. Para tanto, torna-se necessário estudar a história do lugar onde se deseja evangelizar e discernir a entidade espiritual que atua na região. Em outras palavras, isso significa aprender a história da cidade, bem como, as características econômicas, políticas, sociais e morais que lhe são próprias. Feito isso, faz-se uma identificação com o demônio que poderia lhe atribuir estas qualidades, amarrando-o em nome de Jesus.

Diante disto lhe pergunto: Que Cristianismo é esse? Que evangelho é esse? Que doutrinas são estas? Ora, esse não é e nunca foi o evangelho anunciado pelos apóstolos. Antes pelo contrário, este é o evangelho que alguns dos evangélicos fabricaram! Infelizmente, a Igreja deixou de ser a comunidade da palavra de Deus cuja fé se fundamenta nas Escrituras Sagradas, para ser a comunidade da pseudo-experiência, do dualismo, do misticismo e do neo-maniqueismo! Por favor, pare, pense e responda: Por acaso, a Bíblia nos relata o apostolo Paulo escrevendo aos crentes da igreja primitiva a fim de exortá-los a fazer um mapeamento espiritual das cidades onde moravam? Por acaso o Senhor Jesus nos ensina no sermão do monte a descobrirmos os nomes dos demônios que oprimem uma nação, a fim de que os amarremos? E Pedro? Você o vê em suas epístolas exortando os cristãos a descobrirem os pontos nevrálgicos de uma cidade a fim de que vençamos satanás?

Caro leitor, as Sagradas Escrituras em momento algum nos ensinam estratégias mirabolantes de batalha. Junta-se a isso o fato de que em nenhum instante, o Novo Testamento nos concede respaldo teológico para o ensino do mapeamento espiritual. Além disso, o Senhor Jesus Cristo, em nenhum episódio, nos orienta a mapear regiões, ou descobrir nomes de demônios e amarrá-los. O que nos cabe fazer é obedecer integralmente suas ordens pregando o evangelho integral do Senhor Jesus Cristo a toda criatura, crendo que ele é poderoso para a salvação de todo aquele que nele crê, como também para expulsar da vida dos homens toda sorte de espíritos malignos.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mt29: 18,19); “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. ( Mc 16:15).

Soli Deo Gloria - Renato Vargens
Fonte: Centro Apologético Cristão de Pesquisas

Pilares da Reforma Protestante


  1. Sola Scriptura (Somente a Escritura) - afirma a doutrina bíblica de que somente a Bíblia é a única autoridade para todos os assuntos de e prática. As Escrituras e somente as Escrituras são o padrão pelo qual todos os ensinamentos e doutrinas da igreja devem ser medidos. Como Martinho Lutero tão eloqüentemente afirmou quando a ele foi pedido para que voltasse atrás em seus ensinamentos: "Portanto, a menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus queira ajudar-me. Amém."
  2. Sola Gratia (Somente a Graça ou Salvação Somente pela Graça) - afirma a doutrina bíblica de que a salvação é pela graça de Deus apenas, e que nós somos resgatados de Sua ira apenas por Sua graça. A graça de Deus em Cristo não é meramente necessária, mas é a única causa eficiente da salvação. Esta graça é a obra sobrenatural do Espírito Santo que nos traz a Cristo por nos soltar da servidão do pecado e nos levantar da morte espiritual para a vida espiritual.
  3. Sola Fide (Somente a Fé ou Salvação Somente pela Fé) - afirma a doutrina bíblica de que a justificação é pela graça somente, através da fé somente, por causa somente de Cristo. É pela fé em Cristo que Sua justiça é imputada a nós como a única satisfação possível da perfeita justiça de Deus.
  4. Solus Christus (Somente Cristo) - afirma a doutrina bíblica de que a salvação é encontrada somente em Cristo e que unicamente Sua vida sem pecado e expiação substitutiva são suficientes para nossa justificação e reconciliação com Deus o Pai. O evangelho não foi pregado se a obra substitutiva de Cristo não é declarada, e a fé em Cristo e Sua obra não é proposta.
  5. Soli Deo Gloria (Glória somente a Deus) - afirma a doutrina bíblica de que a salvação é de Deus, e foi alcançada por Deus apenas para Sua glória.
Mais informações em WIKIPEDIA

O protestantismo no Brasil

O protestantismo chegou ao Brasil pela primeira vez com viajantes e nas tentativas de colonização do Brasil por huguenotes (nome dado aos reformados franceses) e reformados holandeses e flamengos durante o período colonial.

Esta tentativa não deixou frutos persistentes. Uma missão francesa enviada por João Calvino se estabeleceu, em 1557, numa das ilhas da Baía de Guanabara, fundando a França Antártica. No mesmo ano, esses calvinistas franceses realizaram o primeiro culto protestante no Brasil e, de acordo com alguns, da própria América. Mas, pela predominância católica, foram obrigados a defender sua fé ante as autoridades, elaborando a Confissão de Fé de Guanabara, assinando, com isso, sua sentença de morte, pondo um fim no movimento.

Com a vinda da família real portuguesa ao Brasil e abertura dos portos a nações amigas, através do Tratado de Comércio e Navegação comerciantes ingleses estabeleceram a Igreja Anglicana no país, em 1811. Seguiram a implantação de igrejas de imigração: alemães trouxeram o luteranismo em 1824.

Em 1855, Robert Reid Kalley, missionário autônomo escocês, fundou igrejas Congregacionais constituindo primeiro trabalho Protestante permanente em terras brasileiras. Mais tarde, em 1859, a igreja Presbiteriana foi fundada por Ashbel Green Simonton no Rio de Janeiro. Apesar de uma inicial desavença entre Kalley e Simonton, logo os dois passaram a cooperar. Quando Kalley precisou partir do Brasil, providenciou a formação de pastores brasileiros em um Seminário da Inglaterra (a Escola de Pastores do Rev. Charles Spurgeon) e, providenciou também que outro missionário independente, o batista Salomão Ginsburg, fosse enviado para cá.

Em 1871 o primeiro grupo batista se estabeleceu em Santa Bárbara d'Oeste, no Estado de São Paulo, trazida por missionários americanos. Em 1907 fundava-se a Convenção Batista Brasileira.

Em 1910 o Brasil receberia o pentecostalismo, com a chegada da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus. Esta, em particular, foi trazida ao Brasil por dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, e estabeleceu-se inicialmente no norte, no Pará. Em 1922 chega ao país o Exército de Salvação, igreja reformada de origem inglesa, pelas mãos de David Miche e esposa, um casal de missionários suíços.

Em 1932 alguns ministros da Assembléia de Deus devolveram voluntariamente suas credenciais de obreiros e organizaram Igreja de Cristo no Brasil em Mossoró/RN.

Nos anos 1950 surge uma nova onda do pentecostalismo, com a influência de movimentos de cura divina e expulsão de demônios que geraram diferentes denominações, tais como: Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo fundada pelo já falecido missionário Manoel de Mello. Em 1962 surge a Igreja Pentecostal Deus é Amor, fundada pelo missionário David Miranda. Também nesta época várias igrejas protestantes que eram tradicionais adicionaram o fervor pentecostal, como exemplos, a Igreja Presbiteriana Renovada, a Igreja Cristã Maranata, a Convenção Batista Nacional e a Igreja do Evangelho Quadrangular, que chegou ao Brasil trazida pelos missionários Harold Edwin Williams e Jesus Hermírio Vaquez, que se instalaram inicialmente na cidade mineira de Poços de Caldas. A Igreja Cristã Maranata foi fundada em Outubro de 1968 no morro do Jaburuna em Vila Velha, Espírito Santo por quatro antigos membros da Igreja Presbiteriana do Centro de Vila Velha.

A década de 1970 viu nascer o movimento neopentecostal, com igrejas que enfatizam a prosperidade, como a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por Edir Macedo, em 1977; a Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada por Romildo Ribeiro Soares, entre muitas outras. É também nessa década que mesmo a Igreja Católica no Brasil começa a sofrer influência dos movimentos pentecostais através da Renovação Carismática Católica, um movimento originário dos EUA.

Recentemente cresceram as chamadas igrejas neopentecostais com foco nas classes média e alta, com um discurso mais liberado quanto aos costumes e menos ênfase nas manifestações pentecostais. Entre elas podemos citar a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada por Estevam e Sonia Hernandez, a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, fundada por Robson Rodovalho e a Igreja Evangélica Cristo Vive, fundada por Miguel Ângelo.


Fonte: Para saber mais sobre o protestantismo no Brasil e no mundo click aqui

Versículo do dia


Deus x Mamon (3° Seminário de Finanças) - Pr. Osésa Rodrigues

Preletor: Pr. Osésa Rodrigues
Data: 23 de Novembro de 2008
Referência Bíblica: Fl 3.20
Tema: Deus x Mamon (3° Seminário de Finanças)

O cenário para que o anticristo surja está pronto: efeito-estufa, fome e crise mundial. Quem está no governo de sua vida? O mundo está em crise, mas você não faz parte dele. Deus está no controle. Temos que ter nossa fé firme. O mundo espiritual influencia nossa vida. Sabe quantas pessoas buscam a macumbaria para auxiliá-las em sua vida financeira?

O diabo está procurando brechas e legalidades para achar direitos e reivindicá-los. Pois o diabo “veio para matar, roubar e destruir” (Jo 10:10). Portanto, “sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” (IPe 5:8). O diabo procura questões na sua vida que você discorda da Palavra de Deus, porque aí você está dizendo que Ele está errado. Quando a mulher não gosta de ouvir pregações sobre submissão, ela está delegando ao diabo poder para destruir sua família. Quando alguém diz que o pastor é ladrão e não é dizimista, ele próprio que é ladrão, pois está escrito: “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.” (Ml 3:8). Sabe por que muita gente afronta pastor? Porque não podem afrontar a Deus. O homem dá poder ao diabo para mexer em suas finanças. Se você não concorda com a Palavra de Deus, você está dando legalidade ao diabo. Naquilo que você discorda da Palavra de Deus, é nessa área que você sofre.

Abrão já dizimava antes da lei (Gn 14:20 e 28:22). “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4:7). Sujeitar a Deus é aceitar a vontade de Deus. Resistir ao diabo é afrontá-lo, lutar contra. Muitos pensam que resistir é ficar na defensiva. Muito pelo contrário, resistir é ir logo contra o inimigo e acabar de vez com isso. “E por causa de vós repreenderei o devorador.” (Ml 3:11). O devorador tem dois alvos: o homem e a igreja. Se o homem for infiel, ele permite que o devorador entre na sua área financeira em primeiro lugar. Em segundo, o homem acaba sendo o responsável por faltar recursos na igreja. Dar ouvidos ao diabo gera fracasso. “Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.” (Sl 101:6)

Quando Deus criou o mundo, Adão não precisava de nada, pois ele já tinha tudo. Adão era dono de tudo. Toda a riqueza da terra estava em suas mãos. Deus criou o homem para dominar e não para ser dominado. Tudo o que existe no planeta está sob o domínio do homem. Satanás não tem domínio sobre nada na terra. Ele é espírito e, para que ele toque em algo concreto, é necessário que ele se manifeste em alguém. Deus não tem domínio sobre nada da terra, pois Ele deu domínio de tudo o que é físico na mão do homem. Por que o mundo está se acabando? Se Deus estivesse no domínio, não existiria um infiel na igreja. Se Deus mandar você dar uma oferta na igreja, você tem a escolha de obedecer ou não, pois Deus te deu o livre arbítrio. Então, na realidade, é você quem domina sua área financeira. Uma vez Deus mandou uma irmãzinha da igreja, dar sua bicicleta novinha como oferta, mas ela preferiu dar uma oferta em dinheiro. Quando ela saiu da igreja, sua bicicleta tinha sido roubada. Ela aprendeu não desobedecer mais a Deus.

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós.” (Jo 1:14). A Jesus foi dado todo o domínio e poder. Já Satanás usou uma serpente para enganar Eva, agindo em sua mente. A função do diabo é confundir. Até este texto, Adão dominava tudo. Quando ele deu ouvido ao diabo, ele dormiu rico e acordou pobre. Ele foi expulso do paraíso, tendo que trabalhar para ganhar seu próprio sustento.

Domínio é posse; é ter propriedade. Você é quem decide se vai dar ou não. Satanás não tem domínio sobre seu dinheiro. Deus também não. Governar é administrar; é mandar. Quem está debaixo do governo, obedece. Quem está no governo de sua vida?

terça-feira, 23 de junho de 2009

Resumo das últimas aulas de Cristologia I

Cristologia I
Pr. Leclerc


Compreendendo a doutrina de Cristo


Conceito: Jesus Cristo era plenamente Deus e plenamente Homem em uma só pessoa, e assim será para sempre


---> O valor do nascimento virginal

a) a salvação sem do Senhor

b) tornou possível a união da plena divindade com a plena humanidade

c) tornou possível a verdadeira humanidade de Cristo sem pecado


---> As fraquesas e as limitações humanas


a) o corpo humano

b) a mente humana

c) Alma (emoções humanas)


---> Jesus poderia ter pecado


a) a impecabilidade --- a natureza do homem é corrompida, a de Jesus não

b) tentado ou não?

c) o valor da obediência


---> A necessidade da humanidade


a) obediência representativa

b) substituição


---> A divindade de Cristo


a) atributos

b) KENOSIS ou “esvaziamento”

--------------------------''------------------------------------------------------------

bondade de Deus -- graça: bondade c/ aquele que merecea morte

-- misericórdia: bondade c/ aqueles que estão angustiados

-- Longaminidade: capacidade de suportar por longo tempo

-------------------------------------------------------------''----------------------------------------------------


A divindade de Cristo


Cl 1: 12-20


1) Declarações diretas da escritura


a)THEOS (Deus) -------------> Iavé

b)KYRIOS(Senhor) -----------> Adonai

c)FILHO DO HOMEM (Dn 7,13-14)


2) O problema da Kenosis

3) Idéias inadequadas da pessoa de Cristo


a) Apolinarismo

b) Eutiquianismo

c) Nestorianismo


*Definiçao de Cristo( consta no arquivo do blog)*


A obra da expiação


  • Era necessário que Cristo morresse?

  • Oque a expiação verdadeiramente realizou?


  1. A explicação e base bíblica


a) A causa da expiação

b) A necessidade da expiação


Necessidade absoluto consequente”

a partir da decisão da salvação


c) A natureza da expiação


--> a obediência ativa -- voluntariedade e perfeição

--> a obediência passiva -- morte


  1. Os sofrimentos de Cristo


a) Sua própria vida

b) A dor na cruz


--> dor física da morte – como qq outro homem

--> dor de suportar o pecado – de todos os homens

--> dor do abandono

--> dor por causa da ira de Deus – punição por causa do pecado


PROVA DE CRISTOLOGIA I --- Dia 06/07/2009

Definição de Unigênito e Primogênito

Unigênito: Único do Pai. Ele é o componente de Deus

Primogênito: Tinha direito e autoridade do Pai. Possui direito e poder sobre todas as coisas de Deus

A obra de João Calvino


João Calvino exerceu uma influência internacional no desenvolvimento da doutrina da Reforma Protestante, à qual se dedicou com a idade de 30 anos, quando começou a escrever os "Institutos da religião Cristã" em 1534 (publicado em 1536). Esta obra, que foi revista várias vezes ao longo da sua vida, em conjunto com a sua obra pastoral e uma colecção massiva de comentários sobre a Bíblia, são a fonte da influência permanente da vida de João Calvino no protestantismo.

Calvino apoiou-se a frase de Paulo: "pela fé sereis salvos", esta frase de epístola de Paulo aos Romanos foi interpretada por Martinho Lutero ou simplesmente Lutero como pela fé sereis salvos. As duas frases, possuem a mesma coisa, ou seja, não muda o sentido.

Para Bernardye Cotitretw, biógrafo de Calvino, "o calvinismo é o legado de Calvino e torna-se uma forma de disciplina, de ascese, que não raramente é levada ao extremo da teimosia". O Calvinista é pois no extremo um profundo conhecedor da Bíblia, que pondera todas as suas ações pela sua relação individual com a moral cristã. O Calvinismo é também o resultado de uma evolução independente das idéias protestantes no espaço europeu de língua francesa, surgindo sob a influência do exemplo que na Alemanha a figura de Martinho Lutero tinha exercido. A expressão "Calvinismo" foi aparentemente usada pela primeira vez em 1552, numa carta do pastor luterano Joachim Westphal, de Hamburgo.

O Calvinismo marca a segunda fase da Reforma Protestante, quando as igrejas protestantes começaram a se formar, na seqüência da excomunhão de Martinho Lutero da Igreja Católica romana. Neste sentido, o Calvinismo foi originalmente um movimento luterano. O próprio Calvino assinou a confissão luterana de Augsburg de 1540. Por outro lado, a influência de Calvino começou a fazer sentir-se na reforma Suíça, que não foi Luterana, tendo seguido a orientação conferida por Ulrico Zuínglio. Tornou-se evidente que a doutrina das igrejas reformadas tomava uma direcção independente da de Lutero, graças à influência de numerosos escritores e reformadores, entre os quais João Calvino era o mais eminente, tendo por isso esta doutrina tomado o nome de Calvinismo.

Uma vez que tem múltiplos fundadores, o nome "Calvinismo" induz ligeiramente ao equívoco, ao pressupor que todas as doutrinas das igrejas calvinistas se revejam nos escritos de João Calvino.

O nome aplica-se geralmente às doutrinas protestantes, que não são luteranas, e que têm uma base comum nos conceitos calvinistas, sendo normalmente ligadas a igrejas nacionais de países protestantes, conhecidas como igrejas reformadas, ou a movimentos minoritários de reforma protestante.

O Calvinismo pressupõe que o poder de Deus tem um alcance total de atividade e resulta da convicção de que Deus trabalha em todos os domínios da existência, incluindo o espiritual, físico, intelectual, quer seja secular ou sagrado, público ou privado, no céu ou na terra. De acordo com este ponto de vista, qualquer ocorrência é o resultado do plano de Deus, que é o criador, preservador, e governador de todas as coisas, sem excepção, e que é a causa última de tudo. As atividades seculares não são colocadas abaixo da prática religiosa. Pelo contrário, Deus está tão presente no trabalho de cavar a terra como na prática de ir ao culto. Para o cristão calvinista, toda a sua vida é um culto a Deus.

De acordo com o princípio da Predestinação, por causa de seus pecados,o homem perdeu as regalias que possuía e distanciou-se de Deus. O homem é considerado "morto" para as coisas de Deus e é dominado por uma indisposição para servir a Deus.

Só havia, então, uma maneira de resolver esse problema: o próprio Deus reatando os laços. Deus então, segundo a doutrina da predestinação, escolheu alguns dos seres humanos caídos para salvar da pecaminosidade e restaurar para a comunhão com ele. Deus teria tomado esta decisão antes da criação do Universo. Mas é claro que não é por causa de quaisquer boas ações que eles foram escolhidos: "porque pela graça sois salvos,mediante a fé, e isso não vem de vós;é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie".(Efésios 2:8,9) Os cinco pontos do calvinismo (conhecidos pelo acróstico TULIP, referente às iniciais dos pontos em inglês) são doutrinas básicas sobre a salvação, definidas pelo Sínodo de Dort.

São eles:

  • Depravação total do homem;
  • Eleição incondicional;
  • Expiação limitada;
  • Vocação eficaz (ou Graça Irresistível);
  • Perseverança dos santos.


O Calvinismo também defende uma Teologia Aliancista e os Sacramentos como meio de graça, Santa Ceia e Batismo, incluindo o Batismo infantil. Calvino na sua principal obra, as Institutas diz: "Eis aqui por que Satanás se esforça tanto em privar nossas criaturas dos benefícios do batismo; Sua finalidade é que se esquecermos de testificar que o Senhor tem ordenado para confirmar as graças que ele quer nos conceder pouco a pouco vamos nos esquecendo das promessas que nos fez a respeito disto. De onde não só nasceria uma ímpia ingratidão para com a misericórdia de Deus, mas também a negligência de ensinarmos nossos filhos no temor do Senhor, e na disciplina da Lei e no conhecimento do Evangelho. Porque não é pequeno estimulo sabermos que educá-los na verdadeira piedade e obediência a Deus. E saber que desde seu nascimento foram recebidos no Senhor e em seu povo, fazendo-os membros de sua igreja." (CALVINO, 1999, p. 1069.) O calvinismo deveria ser austero e disciplinado, ou seja: As pessoas não tinham direito a excessos de luxo, e conforto, sem esbanjamento matriana.

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Um pouco sobre LUTERO

Vida monástica e acadêmica


O jovem Martinho Lutero dedicou-se por completo à vida no mosteiro, empenhando-se em realizar boas obras a fim de agradar a Deus e servir ao próximo através de orações por suas almas. Dedicou-se intensamente à meditação, às autoflagelações, às muitas horas de oração diárias, às peregrinações e à confissão. Quanto mais tentava ser agradável ao Senhor, mais se dava conta de seus pecados[9]

Johann von Staupitz, o superior de Lutero, concluiu que o jovem necessitava de mais trabalhos, para afastar-se de sua excessiva reflexão. Ordenou, portanto, ao monge que iniciasse uma carreira acadêmica. Em 1507, Lutero foi ordenado sacerdote. Em 1508, começou a lecionar Teologia na Universidade de Wittenberg. Lutero recebeu seu bacharelado em Estudos bíblicos a 19 de março de 1508. Dois anos depois, visitou Roma, de onde regressou bastante decepcionado. [10]

Em 19 de outubro de 1512, Martinho Lutero graduou-se Doutor em Teologia e, em 21 de outubro do mesmo ano, foi "recebido no Senado da Faculdade Teológica" com o título de "Doutor em Bíblia". Em 1515, foi nomeado vigário de sua ordem tendo sob sua autoridade onze monastérios.

Durante esse período, estudou grego e hebraico, para aprofundar-se no significado e origem das palavras utilizadas nas Escrituras - conhecimentos que logo utilizaria para a sua própria tradução da Bíblia.

A teologia da graça de Lutero

O desejo de obter títulos acadêmicos levaram Lutero a estudar as Escrituras em profundidade. Influenciado por sua formação humanista a buscar "ad fontes" (nas fontes), mergulhou nos estudos sobre a Igreja Primitiva. Devido a isso, termos como "penitência" e "honestidade" ganharam novo significado para ele.

Já convencido de que a Igreja havia distorcido sua visão acerca de várias das verdades do Cristianismo ensinadas nas Escrituras - sendo a mais importante delas a doutrina da chamada "Justificação" apenas pela fé; ele começou a ensinar que a Salvação era um benefício concedido apenas por Deus, dado pela Graça divina através de Jesus Cristo e recebido apenas por meio da fé.[11]

Mais tarde, Lutero definiu e reintroduziu o princípio da distinção própria entre a Torá (Pentateuco, ou Lei Mosaica) e os Evangelhos, que reforçavam sua teologia da graça. Em conseqüência, Lutero acreditava que seu princípio de interpretação era um ponto inicial essencial para o estudo das Escrituras. Notou, ainda, que a falta de clareza na distinção da Lei e dos Evangelhos, era a causa da incorreta compreensão dos Evangelhos de Jesus pela Igreja de seu tempo, instituição a quem responsabilizava pela criação e fomento de muitos erros acerca de princípios teológicos fundamentais.

A controvérsia acerca das indulgências

Além de suas atividades como professor, Martine Lutero ainda colaborava como pregador e confessor na igreja de Santa Maria, na cidade. Também pregava habitualmente na igreja do Castelo (chamada de "Todos os Santos" - porque ali havia uma coleção de relíquias, estabelecidas por Frederico II de Sabóia). Foi durante esse período que o jovem sacerdote se deu conta dos problemas que o oferecimento de indulgências aos fiéis, como se esses fossem fregueses, poderiam acarretar.

A indulgência é a remissão (parcial ou total) do castigo temporal imputado a alguém por conta dos seus pecados. Naquele tempo qualquer pessoa poderia comprar uma indulgência, quer para si mesmo, quer para um parente já morto que estivesse no Purgatório. O frade Johann Tetzel fora recrutado para viajar através dos territórios episcopais do arcebispo Alberto de Mogúncia, promovendo e vendendo indulgências com o objetivo de financiar as reformas da Basílica de São Pedro, em Roma.

Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confundir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros. Proferiu, então, três sermões contra as indulgências em 1516 e 1517. Segundo a tradição, a 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite aberto ao debate sobre elas. Essas teses condenavam a avareza e o paganismo na Igreja como um abuso, e pediam um debate teológico sobre o que as Indulgências significavam. Para todos os efeitos, contudo, nelas Lutero não questionava diretamente a autoridade do Papa para conceder as tais indulgências.

As 95 Teses foram logo traduzidas para o alemão e amplamente copiadas e impressas. Ao cabo de duas semanas se haviam espalhado por toda a Alemanha e, em dois meses, por toda a Europa. Este foi o primeiro episódio da História em que a imprensa teve papel fundamental, pois facilita a distribuição simples e ampla de qualquer documento.


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O Desafio Missionário depende da nossa compaixão. - Pr. Joel Santos

Domingo: 21/06/09 (5a Conferência Missionária)
Preletor: Pr. Joel Santos
Referência: Jo 4.35; Mc 2.1,2
Tema: O Desafio Missionário depende da nossa compaixão.

É importante adorarmos a Deus, mas devemos nos lembrar que, se estamos aqui, é por causa de um ato missionário. É por que alguém nos evangelizou e nos trouxe até a presença de Jesus.

Missões é muito importante, mas nem todos se interessam, pois é algo que envolve sacrifício. Nem todos têm esta disposição. Outras pessoas estão deixando de fazer missões devido ao esgotamento físico.

No texto lido em Marcos lemos sobre uma ocasião em que Jesus estava cansado e decidiu repousar na casa de um amigo em Cafarnaum. Jesus andava por toda a parte curando e pregando a Palavra de Deus e quando chegou na casa de seu amigo, este se alegrou.

Nossas vidas estavam em amargura, mas quando Jesus chegou, chegou a alegria. Quando Jesus entra em uma casa, chega a abundância de alegria e paz. Muitas famílias ainda não têm Jesus e estão em desespero. O compromisso de ir buscá-las é nosso. Nós que conhecemos Jesus temos a responsabilidade de pregar o evangelho para os perdidos.

Aquele homem recebeu e tratou Jesus muito bem. O Senhor queria descansar e pediu-lhe para não dizer a ninguém que Ele estava em sua casa. Aquele que ama Jesus deve tratá-lo muito bem.

Na verdade o Senhor Jesus queria que aquele segredo fosse conhecido. Pois seu maior desejo é salvar, curar e abençoar vidas. E foi isso mesmo que aconteceu. Aquele homem ficou tão maravilhado de ter Jesus em sua casa que não conseguiu ficar calado. Quem tem Jesus no coração, não consegue ficar sem falar do seu santo nome. Onde você estiver, Deus conta com você para mudar a história de milhões de pessoas.

Aqui no Brasil é muito cômodo ser cristão, é até uma forma de status. Há muitas pessoas na mídia declarando que são crentes. Mas há lugares em que é crime ser crente e mesmo assim, há homens e mulheres dando suas vidas para falar de Jesus.

Quando Jesus estava dormindo, aquele homem começou a falar para as pessoas quem era o maravilhoso hóspede que estava em sua casa. Ele foi impactado e queria que o nome de Jesus também impactasse os outros. Para quantas pessoas você tem falado de Jesus? Para evangelizar não precisa de curso missionário, mas da unção de Deus para abrir a boca e dizer: Jesus te ama.

Ainda este ano você precisa ganhar almas. Para fazer missões não precisa sair do país. Você é um potencial, um pregador chamado por Deus para pregar Sua palavra. Não fique infrutífero. Este ano Deus vai levantar pessoas que estão aí sentadas para ganharem almas para Jesus.

Quando aquele homem começou a falar de Jesus, sua casa se encheu de pessoas. Jesus acordou e seu amigo lhe explicou: Senhor, eu não consegui ficar calado, é muito poder na minha casa.

O crente cheio do Espírito Santo não consegue ficar de boca fechada. Seu desejo é pregar o evangelho a todas as nações. Se você não pode ir, ore e contribua com os missionários que estão no campo.

Deus tem feito por você grandes coisas, mais do que você merece. Entregue-se a missões. Doe-se, compadeça-se . Doe-se, compadeça-se . Deus fará milagres na vida daqueles que aprenderem a sustentar a obra missionária. Anuncie a palavra. Você está sofrendo porque quer, porque se você se comprometer com o desafio missionário, você verá grandes milagres acontecerem. Aqui há pessoas que precisam decidir. Precisam ter um comprometimento com a obra missionária.

Quando Jesus viu todas aquelas pessoas ali, Ele mandou reuni-las para que pregasse a Palavra de Deus. Ali aconteceu o que Ele queria.

Será que nós amamos missões? Será que estamos preocupados com o desafio missionário de muitos que estão morrendo em prol do evangelho?

A religião islâmica tem crescido muito no mundo, isso porque os muçulmanos empenham suas fortunas na expansão da sua religião. Mas o Brasil é do Senhor Jesus! Não há desculpas para você não evangelizar. Todos temos o compromisso e vamos produzir frutos para a expansão do Reino de Deus na terra.

Quatro homens ouviram que Jesus estava naquela casa e se comprometeram em levar o paralítico até o Senhor para ser curado. Tenha também o compromisso de levar as pessoas até Jesus. Se você ainda não está comprometido, receba esta unção hoje. Um comprometimento com a obra missionária, com pregar, contribuir e orar por missões.

Aqueles quatro homens pegaram a cama com o paralítico em cima, pois tinham a certeza de que, se o levassem a Jesus, Ele o curaria. Eles enfrentaram barreiras e dificuldades. Isso acontece quando nos comprometemos com missões. É uma guerra. Mas se formos fiéis, vemos maravilhas acontecendo.

Levantai os vossos olhos e vede as terras, que são as pessoas vivendo e morrendo sem Jesus a nosso redor. Aqueles homens viram a multidão, não havia como entrar na casa, então eles subiram pelo telhado. Eles não viram obstáculo, mas comprometidos com a missão, subiram e começaram a destelhar a casa. Quando Jesus viu a atitude deles, Ele mudou a história. Atitude missionária é muito importante. Quando Jesus vê uma atitude de fé, Ele abençoa. Quando temos um foco missionário na vida, não há crise, mas há chuva de milagres. Ponha missões em foco em tudo o que você fizer e você verá a bênção do Senhor.

Quando Jesus viu o paralítico, sua primeira meta foi perdoar seus pecados. Este também é o desejo de Jesus hoje em relação ao mundo. Para isso temos que pregar a mensagem da salvação. É uma palavra simples, mas dura. Há dois caminhos, o céu e o inferno.

Após o perdão dos pecados, Jesus curou o paralítico. Hoje o Senhor quer perdoar os teus pecados e abençoar toda a tua vida. Você será um verdadeiro missionário e vai dar muitos frutos, vai ganhar muitas almas para Jesus.