terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Jesus como fonte de inspiração

Pr. Remy Damasceno Lopes, RJ. - Bacharel em Teologia - Psicólogo
Revista Compromisso. JUERP


A vida de Jesus já serviu de inspiração para livros, filmes, comportamentos e religiões. Em todas estas produções Jesus significou um belo exemplo a ajudar na elaboração da conduta de vida pessoal. Dessa forma pode-se ter em Jesus uma fonte de inspiração a auxiliar na vida sem com isso ser um discípulo dele, ou seja, pode-se admirar e seguir certas orientações suas sem ser redimido por Ele, nem aceitar seu senhorio. Um bom exemplo são os espíritas, que se dizem cristãos e seguidores de alguns de seus mandamentos.

Em nossas Igrejas há muitos que, salvos por Cristo, parecem tê-lo somente como uma bela fonte de inspiração, mas não como modelo a ser seguido. Fazem-se orações em seu nome, clama-se pelo poder que há em seu nome, porém não se busca viver conforme suas orientações.

Há momentos em que ocorrem uma forte lembrança dele. Assim é que nas celebrações da Ceia, no Natal, em certos cultos ou momentos especiais a emoção e a gratidão pelo que Cristo fez e faz tornam-se perceptíveis. Mas esses momentos perdem-se em relevância e repercussão quando não são acompanhados por mudanças de vida e por uma busca de fidelidade a Ele.

Ser cristão é preocupar-se em buscar a orientação de Deus sobre o que seja certo ou errado, procurando cumprir seus mandamentos (Jo 14,15). Apesar disso muitos não se preocupam em entender os ensinamentos bíblicos e adotam como padrão o que é orientado pela sociedade e tal orientação é geralmente contrária à vontade de Deus.

Dessa forma é possível conciliar posicionamentos e comportamentos plenamente aceitáveis socialmente mas que não são os propostos por Deus e conseguir ao mesmo tempo permanecer na Igreja. Por exemplo: o que consideramos como correto? Priorizar nossa relação com Deus? Ou com nossa família? Ou será nosso trabalho é uma imposição que não se pode rejeitar. E realmente há trabalhos que comprometem a comunhão familiar, com Deus e até a saúde física e não há como abandoná-lo por falta de opção para o sustento. No entanto, esse fato não muda a situação sobre a prioridade pessoal. Jesus fala que onde está o tesouro aí estará o coração (Mt 6.21). Para saber o que estamos priorizando, basta perceber onde estamos colocando nosso mais precioso tesouro; sobre o que desejamos, pensamos e despejamos nossos sentimentos.


Fonte: Jesus Site

Sou evangélico, qual o problema em pular carnaval?

Alguns crentes em Jesus não vêem nenhum problema no Carnaval. Para eles, se não tiver azaração, pegação, bebidas e drogas, não existe nenhum mal desfrutar da festa de Momo, mesmo porque o que importa é a diversão. Segundo estes, o desfile na televisão é tão bonito! E outra coisa: Que mal tem se alegrar ao som dos sambas enredos do Rio de Janeiro?

Pois é, o que talvez estes crentes IGNOREM é a história, o significado e a mensagem do carnaval.

Ao estudarmos a origem do Carnaval, vemos que ele foi uma festa instituída para que as pessoas pudessem se regalar com comidas e orgias antes que chegasse o momento de consagração e jejum que precede a Páscoa, a Quaresma. Veja o que a The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 nos diz a respeito: "O Carnaval é uma celebração que combina desfiles, enfeites, festas folclóricas e comilança que é comumente mantido nos países católicos durante a semana que precede a Quaresma.

Carnaval, provavelmente vem da palavra latina "carnelevarium" (Eliminação da carne), tipicamente começa cedo no ano novo, geralmente no Epifânio, 6 de Janeiro, e termina em Fevereiro com a Mardi Gras na terça-feira da penitência (Shrove Tuesday)." (The Grolier Multimedia Encyclopedia).

"Provavelmente originário dos "Ritos da Fertilidade da Primavera Pagã", o primeiro carnaval que se tem origem foi na Festa de Osiris no Egito, o evento que marca o recuo das águas do Nilo. Os Carnavais alcançaram o pico de distúrbio, desordem, excesso, orgia e desperdício, junto com a Bacchanalia Romana e a Saturnalia.

A Enciclopédia Grolier exemplifica muito bem o que é, na verdade, o carnaval. Uma festa pagã que os católicos tentaram mascarar para parecer com uma festa cristã. Os romanos adoravam comemorar com orgias, bebedices e glutonaria. A Bacchalia era a festa em homenagem a Baco, deus do vinho e da orgia, na Grécia, havia um deus muitíssimo semelhante a Baco, seu nome era Dionísio, da Mitologia Grega Dionísio era o deus do vinho e das orgias. Veja o que The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 diz a respeito da Bacchanalia, ou Bacanal, Baco e Dionísio e sobre o Festival Dionisiano:

"O Bacanal ou Bacchanalia era o Festival romano que celebrava os três dias de cada ano em honra a Baco, deusdo vinho. Bebedices e orgias sexuais e outros excessos caracterizavam essa comemoração, o que ocasionou sua proibição em 186dC." (The Grolier Multimedia Encyclopedia)

Pois é, no Brasil o carnaval possui a conotação da transgressão. Disfarçado de alegria, a festa de Momo promove promiscuidade sexual, prostituição infantil, violência urbana, consumo de drogas, além de contribuir para a descontrução de valores primordiais ao bem estar da família.

Isto posto tenho plena convicção de que não vale a pena enredar-se as oferendas do Carnaval. Como crentes em Jesus, devemos nos afastar de toda aparência do mal. Participar da festa de Momo significa se deixar levar por valores anti-cristãos e imorais permitindo assim que o adversário de nossas almas semeie em nossos corações conceitos absolutamente antagônicos aos ensinos deixados por Jesus.

Para terminar essa reflexão, compartilho um poema de Jerônimo Gueiros (1880-1954) que foi um ministro presbiteriano nordestino muito conhecido por seu rico ministério, no Recife, e por suas qualificações como literato e apologista da fé cristã. De sua lavra surgiram artigos penetrantes, livros inspiradores e poesias tão belas quanto incisivas e pertinentes aos temas apresentados.

"Carnaval! Empolgante Carnaval!
Festa vibrante!Festa colossal!

Festa de todos: de plebeus e nobres,
Que iguala, nas paixões, ricos e pobres.
Festa de esquecimento do passado,
De térreo paraíso simulado...

Falsa resposta à voz do coração
De quem não frui de Deus comunhão,
Festa da carne em gozo desbragado,
Festa pagã de um povo batizado,

Festa provinda de nações latinas
Que se afastaram das lições divinas.
Ressurreição das velhas bacanais,
Das torpes lupercais, das saturnais

Reino de Momo, de comédias cheio,
De excessos em canções e revolteio,
De esgares, de licença e hilaridade,
De instintos animais em liberdade!

Festa que encerra o culto sedutor
De Vênus impúdica em seu fulgor.
Festa malsã, de Cristo a negação,
Do "Dia do Senhor" profanação.

Carnaval!Estonteante Carnaval!
Desenvoltura quase universal!

Loucura coletiva e transitória,
Deixa do prazer lembrança inglória,
Festa querida, do caminho largo,
De início doce, mas de fim amargo...

Festa de baile e vinho capitoso,
Que morde como ofídio venenoso,
Que tira do homem sério o nobre porte,
E gera o vício, o crime, a dor e a morte.

Carnaval!Vitando Carnaval!
Festa sem Deus!Repúdio da moral!
Festa de intemperança e gasto insano!
Trégua assombrosa do pudor humano,

Que solta a humana besta no seu pasto:
O sensualismo aberto mais nefasto!
Festas que volve às danças do selvagem
E do africano, em fúria, lembra a imagem,

Que confunde licença e liberdade
Nos aconchegos da promiscuidade
Sem lei, sem norma, sem qualquer medida,
Onde a incauta inocência é seduzida,

Onde a mulher, às vezes, perde o siso
E o cavalheiro austero o são juízo;
Onde formosas damas, pela ruas,
Exibem, saltitando, as formas suas,

E no passo convulso e bamboleante,
Em requebros de dança extravagante,
Ouvem, no "frevo" , as chufas e os ditados
Picantes, de homens quase alucinados,

De foliões audazes, perigosos,
Alguns embriagados, furiosos!
Muitos, tirando a máscara, em tais dias,
Revelam, nessas loucas alegrias,

A vida que levaram mascarados
Com a máscara dos homens recatados...
Carnaval!Perigoso Carnaval!
Que grande festa e que tremendo mal!

Brasil gigante, atenção! Atenção!
O Carnaval é festa de pagão!
Repele-o! Que te traz só dor e morte!
Repele-o! E inspira em Deus a tua sorte."

Pense nisso!


Autor : Pr. Renato Vargens
Fonte: CACP

Como nos dias de Nóe

"Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.” Mt 24:37-39

“Viu Deus a terra, e que estava corrompida, pois todas as pessoas haviam corrompido o seu caminho sobre a terra. Então disse Deus a Noé: O fim de todos seres humanos é chegado perante mim, pois a terra está cheia da violência dos homens. Destrui-los-ei juntamente com a terra.” Gn 6.13-14

Há poucos meses, preparava-me para sair em direção à igreja, quando fui avisado por um irmão em Cristo que não fosse por determinado caminho, visto que aquele lugar tinha se tornado uma verdadeira praça de guerra. Infelizmente em plena luz do dia, tiros, ônibus e veículos particulares queimados e muito desespero, tornaram-se marcas de um cenário deplorável na até então provinciana cidade de Niterói.

Ora, a violência está em toda parte e se multiplica assustadoramente. De fato, não nos é possível passarmos um dia sequer sem ouvirmos ou lermos uma notícia sobre atos violentos nos meios de comunicação. Os assaltos são cada vez mais comuns, seqüestros deixaram de ser um pesadelo apenas para os ricos, isso sem falar dos latrocínios, homicídios e todo tipo de perversidade contra a vida.

Nas escrituras Sagradas, a palavra "violência" é traduzida por HAMAS, que significa, "injustiça, ser violento com, tratar alguém violentamente". Esta palavra é usada freqüentemente como idéia de violência pecaminosa. É também sinônimo de extrema impiedade. A primeira ocorrência desta palavra na Escritura ocorre em conexão com outro termo muito forte: Shahat, que significa cova, destruição, túmulo (corrupção). A palavra liga-se com o conceito de Sheol (mundo dos mortos). Em Gn 6.11 lemos: "A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência". Aqui, literalmente, a terra (mundo) está na cova, no túmulo e se parece muito com o Sheol e por isso ela encheu-se de violência pecaminosa!

Jesus nos admoestou a estarmos atentos aos fatos de nosso tempo. Afirmou-nos categoricamente de que deveríamos reparar nas estações da vida, olhando através dos fatos, os sinais da vinda do Filho do Homem.

Não tenho a menor dúvida de que estamos em dias como os de Nóe. Em tempos como este os homens casam e se dão em casamento, seguindo a normalidade da vida sem preocupar com o que Deus diz ou pensa, isto sem falar, no esfriamento do amor e na multiplicação da iniqüidade.

Prezado leitor, a violência que se multiplica e acentua em todo planeta apontam-nos de que estamos mais perto da volta de Cristo do que possamos imaginar!


Autor : Pr. Renato Vargens
Fonte: CACP 

Quem É "Você"?

"Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia" (Lucas 12:1).


Andrea Miller, em seu livro "A Mulher Solteira" faz uma confissão interessante que descreve uma hipócrita dos tempos modernos. Recordando cada um de seus dias, ela percebeu que estava vivendo, na realidade, três vidas. Uma delas era a de uma jovem executiva de empresa, vestindo roupas profissionais que a faziam parecer uma mulher de negócios. À noite e nos fins de semana, ela modificava os cabelos e as vestes e caminhava com um olhar e balanço diferentes. Quando escrevia para os pais, em casa, empreendia uma terceira personalidade. Para eles, ela continuava sendo uma menina pura e ingênua, que trabalhava muito duro. A pergunta principal aqui é: Quem é "você"? O real "você" está de pé?


Que personalidade temos apresentado àqueles que nos cercam? Uma para cada circunstância ou a verdadeira? Temos procurado "dançar conforme a música" ou, em qualquer ocasião, temos demonstrado aquilo que realmente somos?


Muitas vezes nós, cristãos, utilizamos essa estratégia: no trabalho somos aquilo que o nosso chefe ou ambiente exigem; na rua ou na faculdade, somos aquilo que agrada aos nossos amigos; em casa, somos aquilo que nossos pais desejam que sejamos; na igreja, somos os mais santos e dedicados homens
e mulheres de Deus. Para Deus, não passamos de hipócritas e incrédulos!


Muito mais felizes seremos, eu tenho certeza, se formos apenas nós mesmos. Somos falhos, pecadores, cheios de defeitos, mas amamos ao nosso Senhor Jesus Cristo. Se acertamos, glorificamos ao Salvador e agradecemos pelas Suas bênçãos. Se erramos, confessamos e pedimos perdão, pois, o Seu amor não tem fim e Ele está pronto a nos abraçar e dizer: "Não temas que Eu sou contigo". Ele conhece nossas fraquezas e mesmo quando tropeçamos e caímos, Ele está ao nosso lado para nos estender a mão e nos ajudar a levantar.


Quem é "você"? A pessoa verdadeira?

Fonte: Escuro Iluminado

Temos Perdido Nosso Tempo?

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o  meu caminho" (Salmos 119:105).

George Mueller disse a respeito da Palavra de Deus: "O vigor de nossa vida espiritual será proporcional à posição em  que a Bíblia ocupa em nossas vidas e pensamentos. Eu  digo  isso por uma experiência de  54  anos.  Os  primeiros  três  anos depois de abrir meu coração para o  Senhor  foram  de  total negligência à Palavra de Deus. Mas, desde que eu  comecei  a buscá-la com diligência, a bênção tem sido completa. Grandes maravilhas eu tenho experimentado nos  estudos  diários.  Eu considero um dia perdido  quando  não  passo  um  bom  tempo diante da Palavra de Deus."

E nós, que tempo temos dedicado ao  estudo  das  Escrituras? Que  lugar  a  Palavra  do  Senhor  ocupa  em  nossas  vidas espirituais? Temos usado a Bíblia apenas  debaixo  do  braço quando vamos à igreja, no final de semana  ou  tem  sido  um manual de vida abundante para cada dia de nossas vidas?

Ela nos ensina a viver debaixo da direção do Senhor; a  amar aos nossos irmãos e amigos e até àqueles  que  não  são  uma coisa e nem outra; a caminhar sobre campinas verdejantes e a confiar no Deus que tudo  pode.  Quando  ela  faz  parte  de nossos dias, a incerteza foge, a desesperança desaparece, as murmurações ficam do lado de fora de nossas portas.

A Palavra de Deus traz ânimo e fortalece a nossa fé. Ela nos ensina o caminho da verdade e  nos  mostra  que  Jesus  é  o melhor Amigo. Ela é o fundamento perfeito para o edifício de nossas vidas espirituais.

O que podemos dizer de nosso tempo? Nós o estamos  ganhando, sendo dirigidos por Deus através de Sua palavra ou  o  temos perdido, ignorando-a completamente? Temos procurado  direção em sendas duvidosas ou temos  ido  direto  ao  manancial  de bênçãos, seguro e verdadeiro, que é a Bíblia Sagrada?

O Senhor é tudo para nós e a  Sua  Palavra  uma  maneira  de conhecer a Sua vontade.

Fonte: www.ministeriopararefletir.com

Para Refletir...



O Grande Perito


"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração"
(Hebreus 4:12).


Uma pequena fábrica teve que interromper suas operações quando uma peça vital de seu maquinário quebrou. O mecânico da empresa não conseguiu resolver o problema e precisaram chamar um perito. Ele examinou a máquina por alguns momentos e, então, pegou um pequeno martelo e bateu na máquina em um determinado lugar. Tudo voltou a funcionar perfeitamente. O
perito apresentou uma conta de 100 dólares. O proprietário ficou furioso ao ver o valor e exigiu que ele apresentasse uma conta especificada. O perito preencheu a nota como segue: 1 dólar para bater na máquina e 99 dólares para saber onde bater.


Deus usa a Sua Palavra para nos bater onde precisamos ser consertados. Às vezes sentimos dor, outras ficamos furiosos, mas o certo é que tudo volta a funcionar perfeitamente quando Deus opera em nossas vidas.


O que temos feito quando sentimos que as coisas não vão bem para nós? Tentamos ajeitar a situação por nossas próprias forças? Confiamos em nossa habilidade de recomeçar após uma frustração? Rejeitamos qualquer intervenção dAquele que é perito em fazer-nos viver abundantemente? Ou logo paralizamos tudo e apresentamos o problema no altar de Deus, certo que Ele sabe o lugar certo e a hora certa de agir?


Muitas vezes pagamos um alto preço por buscar outras formas de consertar as nossas vidas. Pagamos um pouco aqui, onde um amigo indicou que seria bom, pagamos outro pouco ali, onde um vizinho disse que seria o melhor caminho, e, por fim, verificamos que perdemos tempo e a "máquina de nossa vida" continua ruim ou até pior do que antes.


O preço do perito é muito alto, mas Ele resolve qualquer problema. E, o melhor de tudo, o preço já foi pago. O Senhor Jesus pagou todo o preço na cruz do Calvário.


Não entregue sua felicidade a mecânicos espirituais inexperientes. Entregue-a ao grande Perito Jesus Cristo!

Fonte: Escuro Iluminado

Para refletir...

Seguro Da Alma

"Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem  a minha salvação" (Salmos 62:1).

Um pequeno menino, que tinha  o  Senhor  Jesus  no  coração, subiu no colo de seu tio e falou: "Tio George,  Papai  disse que você teve sua casa, carro e celeiro segurados, mas,  ele teme que você não tenha sua alma segurada. Tio George,  você tem sua alma segurada?" O tio George respondeu: "Não, Filho,
eu temo que não tenha minha alma  segurada."  Ele  deixou  a casa imediatamente para o celeiro. Depois de certo tempo ele retornou e, com um rosto radiante, disse para seu  sobrinho: "Agora, Filho, eu tenho minha alma segurada."

Por  que  nos  preocupamos  com  tantas  coisas   que    são passageiras e não nos importamos com o que,  realmente,  tem valor e permanecerá para  sempre?  Por  que  estamos  sempre ansiosos por casas, carros,  roupas  novas,  cabeleireiro  e coisas semelhantes, cuja duração é efêmera?

A nossa vida é muito mais importante.  A  nossa  salvação  é muito mais importante. A eternidade é muito  mais  longa  e, portanto, mais importante. Se abrirmos os nossos olhos  para as coisas espirituais, considerando a eternidade  com  Deus, teremos mais comunhão com o Senhor, Ele cuidará  de  nós,  e todas as coisas citadas acima serão  acrescentadas  à  nossa vida sem que precisemos sofrer desnecessariamente por elas.

O nosso Deus sabe do que necessitamos. Sabe o que  nos  fará realmente felizes. Ele nos ama e  cuidará  de  cada  dia  de nossa existência.

Ficamos, às vezes, aflitos por ter que  viajar  e  deixar  a casa  sozinha.  Ficamos  temerosos  por  deixar   o    carro estacionado em um lugar deserto.  Perdemos  noites  de  sono pelos negócios e finanças que nos deixam intranquilos.  Tudo bens materiais, tudo coisas passageiras.

Quando fazemos um "seguro" de nossa alma,  entregando-a  aos cuidados de Jesus, passamos a gozar da  verdadeira  paz  que excede o  entendimento.  Não  mais  nos  preocupamos  com  a eternidade e  também  não  nos  preocupamos  com  as  coisas materiais. O Senhor cuidará  de  tudo.  A  nós  cabe  apenas descansar... e sorrir... e viver!


Fonte: www.ministeriopararefletir.com