quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Depravação Total

Depravação Total

Rev. Ronald Hanko

Os Cinco Pontos do Calvinismo, tomados juntos, ensinam a soberania de Deus na salvação, em outras palavras, é a salvação toda de Deus e não depende da nossa vontade ou obras.
O primeiro desses Cinco Pontos é a depravação total. Ele mostra o porquê a salvação deve ser toda de Deus e totalmente pela sua graça.

A palavra depravação refere-se à nossa pecaminosidade e impiedade. Usamos a palavra para enfatizar o fato que somos muito ímpios aos olhos de Deus, e estamos em grande necessidade de sua salvação.

Quando descrevemos a depravação como "total," queremos dizer três coisas:

Primeiro, todos os homens, exceto Jesus, são depravados e ímpios (Sl. 14:2-3).

Segundo, todos os homens são depravados em cada parte. Não somente seus atos são ímpios aos olhos de Deus, mas também seus pensamentos (Gn. 6:5), suas vontades (escolhas e desejos) (Ef. 2:3; 4:22), suas emoções, e mesmo seus corações (Jr. 17:9). Que a vontade é depravada é especialmente importante saber por que isso significa que sem a graça, ninguém pode escolher ser salvo. A salvação depende da vontade de Deus, não do homem.

Terceiro, todos os homens são depravados em cada parte completamente. A vontade, o coração, e o restante não estão apenas parcialmente depravados. Cada parte do homem é totalmente depravada, e não há nenhum bem em parte alguma. Isso é frequentemente negado, e a sugestão é feita que embora haja uma grande quantidade de mal no homem, existe sempre um pequeno bem nele também: "algum mal no melhor de nós e algum bem no pior de nós." Essa sugestão é feita especialmente com respeito à salvação do homem. O homem, é dito, não pode se salvar, mas é bom o suficiente para escolher ser salvo.

Não negaríamos que muito do que os homens fazem é julgado como bom pelos outros. Todavia, Deus julga tudo isso como mal. Aos seus olhos, ninguém pode fazer algo bom, e nem mesmo desejar fazê-lo. Deus julga por um padrão maior que o nosso, e ele requer que tudo seja feito em fé e para a sua glória. Caso contrário, não é algo bom (Rm. 14:23; I Co. 10:31).

O julgamento de Deus sobre a raça humana está registrado em Salmo 14, que é o único salmo repetido na Escritura (veja Sl. 53). O Salmo 14 mostra claramente o julgamento de Deus sobre nós: "Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus" (v. 2). E qual é o seu julgamento? "Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer" (v 3).

Efésios 2:1 resume a doutrina da depravação total ao dizer que estamos mortos em delitos e pecados. Nossa condição não poderia ser pior. Estando mortos em pecados, não temos o mínimo movimento de qualquer vida espiritual. Somos totalmente depravados.

Quando pela graça começamos a entender isso, também começamos a ver nossa grande necessidade da cruz de Jesus Cristo, pois nada mais poderia salvar pecadores totalmente depravados.

Fonte (original): Doctrine according to Godliness, Ronald Hanko, Reformed Free Publishing Association, p. 113-114.

Nenhum comentário:

Postar um comentário