quinta-feira, 23 de julho de 2009

Quatro Dimensões do Cuidado de Deus para Conosco - Pr. Douglas Freitas

Domingo, 01 de Março de 2009
Preletor: Pr. Douglas Freitas
Referência Bíblica: Salmo 124
Tema: Quatro Dimensões do Cuidado de Deus para Conosco


Um dos aspectos mais importantes na vida cristã, para nós cristãos é crermos no cuidado de Deus para conosco. Todo o crente enfrenta lutas e dificuldades. Temos pelo menos três inimigos, contra os quais constantemente estamos enfrentando uma batalha espiritual, o diabo e os demônios, o mundo e a nossa carne.

Em alguns momentos de adversidade e luta intensa, temos o sentimento de estar sozinhos e desamparados, o diabo tenta nos convencer de que, se Deus estivesse ao nosso lado, não enfrentaríamos tantas tribulações.

Em toda a Bíblia, lemos palavras onde Deus nos mostra Seu cuidado para com seus filhos. Uma vez Jesus disse que, até os fios de cabelo de nossa cabeça estão todos contados. Isso significa que Deus conhece os mínimos detalhes a nosso respeito e que nada acontece sem Sua permissão. Nem uma folha cai da árvore sem que Deus permita. Ele cuida de nós. É um Deus zeloso.

O salmista Davi, muitos anos antes de Jesus nascer, entendeu o cuidado de Deus e compôs este salmo, expressando as quatro dimensões do cuidado de Deus:

1ª) (Versos 1 e 2) A Companhia de Deus. Deus ao nosso lado.

Se não fosse o Senhor, que esteve ao lado de Israel, eles teriam sido derrotados e sucumbidos.

Mesmo que você esteja passando por lutas e dificuldades, saiba que até aqui nos ajudou o Senhor. Se Ele não estivesse ao seu lado, você já teria perecido, mas Ele é contigo e te garanta a vitória.

(Sl. 16.8; Is 41.10) Deus está do nosso lado. Não aceite a mentira do diabo. Você não está só. Deus está ao teu lado e é Ele quem peleja por você. Você tem a companhia de Deus.

2ª) (Verso 6) A Proteção de Deus. Deus não nos deixa na mão do inimigo.

Há muitos inimigos querendo nos ter em seus aguçados dentes, o diabo e os demônios sabem que lhes resta pouco tempo e desejam nos tirar da presença de Deus. O mundo tenta nos atrair de volta e diariamente enfrentamos o pior dos inimigos que é a nossa carne, que continua querendo as coisas deste mundo. O espírito deseja as coisas de Deus e peleja contra a carne constantemente.

A sociedade vive com medo dos inimigos, recorrendo a simpatias e despachos, mas também há crentes com medo do diabo. Se tornando, até mesmo supersticiosos. Mas em provérbios está escrito que, quando o crente fica com medo do diabo, este lhe arma ciladas.

Se você crê em Deus, saiba que você está guardado.

"Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." (Sl 91.7-11)
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tg. 4.7)
"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca." (I Jo 5.18)
"E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar." (Jr 1.19)

Você não será entregue nas garras do diabo. Para o ele chegar em você, primeiro teria que passar pelos anjos do Senhor que estão ao teu redor e chegando em você teria de recuar, pois o Espírito Santo habita em nós e maior é o que está em nós do que o que está no mundo. Deus não nos deixa nas mãos do inimigo, Ele nos protege.

3ª) (Verso 7) Libertação. Deus quebra o laço.

O inimigo tem armado laços para pegar os cristãos. O sexo ilícito, a pornografia, o vício, as heresias, bares, discotecas, jogos e muitas outras coisas, são armadilhas do diabo que tem laçado muitos cristãos.

Quem sabe recentemente você caiu em um laço do diabo, ou talvez ele esteja te tentando. Saiba que há uma esperança para você. Chama-se Jesus Cristo. Ele é capaz de quebrar qualquer laço que esteja te tentando. O crente só cai no laço se quiser. Deus sempre o alerta antes para que este não caia na tentação.

(Jo 8.32,36) O Senhor é a esperança para você. Ele te liberta. Suas misericórdias são a causa de não sermos consumidos. O Senhor está aqui para te livrar e te libertar deste laço. Pela fé, veja o laço sendo quebrado e você escapando livre. Você não vai morrer, mas vai viver para glorificar o nome do Senhor através da tua existência.

4ª) (Verso 8) Socorro. Deus te liberta.

O nosso socorro está no nome do Senhor dos exércitos que fez os céus e a terra. O socorro para o teu problema não está nos recursos deste mundo, mas no nome do Senhor que fez os céus e a terra.

(Sl. 46.1) Ele é socorro bem presente na angústia. A tua vitória não demorará. Ele está presente e fará coisas grandes para você e através de você neste ano de 2009! Creia nisso.
Deus te socorre, você não está desamparado, o teu socorro está no nome do Senhor que fez os céus e a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário