sexta-feira, 24 de julho de 2009

Enfrentando as Adversidades - Pr. Douglas Freitas

Referência Bíblica: Mt 15.21 a 28

Em nossas vidas enfrentamos muitas adversidades, lutas e obstáculos. Dia após dia lutamos para vencer e superar dificuldades. Uma adversidade fica para trás e sentimos alívio, mas logo outra aparece em seu lugar. Há momentos em que surgem adversidades maiores e as lutas se agigantam de tal forma diante de nós, que nos perguntamos se teremos vitória.

Na Roma antiga havia um adágio que dizia: "Ai dos vencidos". O lema dos romanos era sempre a vitória. No texto bíblico lido, vemos a história de uma mulher que perseverou e também não aceitou sair derrotada da situação adversa. Ela enfrentou grandes obstáculos e teve vitória.

Hoje em dia, temos lutas. Lutamos contra o diabo, o mundo e a carne. O diabo já foi vencido na Cruz do Calvário, mas uma luta diária é travada contra nossa carne, convivemos com este adversário diariamente, lutando contra desejos, pensamentos, impulsos e sentimentos.

Mas cremos que com a graça de Deus, conseguiremos superar todos os obstáculos, assim como aquela mulher superou. Vejamos então o exemplo dela, os dramas e obstáculos que ela teve de superar para chegar à vitória.

1° - (v.23) O Sentimento de não ser ouvida.
Diante de um terrível problema, aquela mulher clamou e teve de enfrentar o silêncio de Jesus. Há tempos em que clamamos e não conseguimos ouvir a voz de Deus. Ele fica em silêncio e há uma sensação de solidão, uma angústia.

A Bíblia cita algumas situações assim. Como quando os hebreus passaram 430 anos no cativeiro até vir a libertação. Ou como quando após Elias clamar parou de chover em Israel e depois de um longo período, Elias orou sete vezes até que Deus enviasse chuva. Em outra ocasião Lázaro estava doente e, suas irmãs, Marta e Maria, mandaram chamar Jesus. O Senhor não respondeu nada. Lázaro morreu e após quatro dias Jesus foi ao encontro delas. Elas disseram para o Ele que se Ele estivesse lá, Lázaro não teria morrido. Então Jesus ressuscitou a Lázaro.

Talvez você esteja com este sentimento de não ser ouvido, mas saiba que o nosso Deus tem ouvidos e ouve. Mais breve do que você pensa, o Senhor te responderá trazendo vitória à tua vida.

2° - (v.24) Sentimento de Rejeição.
Jesus disse àquela mulher que havia vindo para as ovelhas perdidas da casa de Israel. E ela era gentia.
Muitas pessoas estão passando por dramas e problemas e tem convivido com este sentimento de rejeição. Gideão estava vivendo este sentimento, ele se via como o menor na casa de seu pai e o anjo lhe disse: "o Senhor é contigo, Varão valoroso". Samuel foi enviado por Deus à casa de Jessé para ungir, dentre seus filhos, o futuro rei de Israel.Todos foram trazidos menos Davi. A própria família não lhe dava valor.

Talvez em sua casa, ou no ambiente que você freqüenta, você se sinta rejeitado, discriminado e sente que ninguém acredita em você. Talvez você ache que até Deus deixou de te amar, perdeu a esperança.

Aquela mulher estava em desespero e primeiro teve de enfrentar o silêncio de Jesus, depois se sentiu rejeitada. Mas ela não desistiu com mais este obstáculo. Ainda que você se sinta rejeitado, o teu Deus te chama:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11.28-30)

"Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá." (Salmo 27.10)

Você pode ser rejeitado até pela sua família, mas o teu Deus não te rejeitará.

3° - (v.26) Sentimento de humilhação.
A expressão "cachorrinhos" usada por Jesus era comumente usada para designar os pagãos. Para aquela mulher foi uma humilhação.
Talvez você esteja se sentindo humilhado pela situação adversa que está vivendo. O diabo quer se aproveitar da luta para te fazer sentir para baixo, humilhado. Mas Jesus disse:

"... porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado." (Lucas 18.14)

"Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4.10)

Você pode estar momentaneamente passando por um momento de censura, vergonha e humilhação, mas o teu Deus trará dupla honra no lugar da vergonha. Ele trará restituição e te fará sair da humilhação.

Diante destes três obstáculos muitos teria desistido. Quando enfrentam o silêncio de Deus, o sentimento de rejeição e o de humilhação. Aquela mulher enfrentou todos aqueles obstáculos e não desistiu, mas superou porque:

1) Porque ela via além das crises.
Pela fé veja Deus operando em teu favor. Enxergue a tua bênção em nome de Jesus.

2) Porque ela não aceitava outra coisa além da vitória.
Haverá obstáculos e cadeias, mas com fé na vitória, supere e rompa em nome de Jesus.

3) Esta mulher não via problemas, só via soluções.
Ela não viu problemas nas três tentativas frustradas, nos problemas ela via soluções. Eu não sei qual é o teu problema, mas sei que em Cristo Jesus há solução e vitória para a tua vida.

4) Ela não aceitava a derrota, a vitória era o seu lema.
Se ela aceitasse a derrota, teria desistido no primeiro obstáculo. Muitos desistem quando estão perto de receber a bênção, mas não foi o caso desta mulher. Assim como ela, não aceite a derrota, nosso lema é a vitória para a glória de Deus.

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 8.35-39)

Ela via além das crises e não aceitava outra coisa além da vitória. Não via problemas, só soluções e não aceitava a derrota, mas a vitória era o seu lema. Ela respondeu para Jesus que até os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus senhores. Por isso ela recebeu a bênção e o milagre que desejava. Jesus disse a ela: "Grande é a tua fé" e, desde àquela hora o demônio abandonou a vida da filha daquela mulher.

Quando Jesus declara a vitória, não há demônio que resista, todos tem que sair. Não valorize as obras do diabo, Jesus veio desfaze-las e veio para que tenhamos vida e vida com abundância.

Se você está vivenciando um drama, não tem ouvido a voz do Senhor, está se sentindo rejeitado e humilhado, o Senhor hoje te restaura para que você veja além das crises e tenha vitória em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário