quarta-feira, 22 de julho de 2009

Os 3 Jardins de Deus, significando as 3 fases da vida cristã. - Pr. Douglas de Freitas

Domingo, 19 de Julho de 2009
Preletor: Pr. Douglas de Freitas
Referência Bíblica: Is 51.3; 58.11
Tema: Os 3 Jardins de Deus, significando as 3 fases da vida cristã.

A Bíblia diz que, no princípio criou Deus os céus e a terra. Criou também a luz, os luminares, as estrelas, os animais e, no sexto dia, criou o homem à Sua imagem e semelhança. Deus criou o homem para dominar sobre a terra e o colocou no Jardim do Edem.

O Primeiro Jardim é o Jardim do Edem.

Deus mandou Adão dar nome aos animais e cuidar do jardim. Então Deus viu que não era bom que o homem estivesse só e criou, a partir da costela de Adão uma mulher, Eva. Foi instituída então, a primeira família e realizado o primeiro casamento da terra, no Jardim do Edem.

Edem significa paraíso e simboliza a comunhão com Deus. Os dias de felicidade, paz e alegria. Adão e Eva viviam no paraíso, em comunhão com Deus.

Todos nós, no início da vida cristã, também vivenciamos o nosso Edem. O nosso paraíso em comunhão com Deus. Nosso desejo é buscar a Deus 24h por dia e 7 dias por semana. É o momento em que estamos sensíveis à voz de Deus, ouvindo-o falar através de tudo. Se você está no Edem, faça de tudo para não sair. Não perca a comunhão com Deus.

Mas um dia a serpente se aproximou de Eva e a tentou. Eva pecou e Adão também. Neste momento o paraíso e a comunhão com Deus acabaram. Sobre Adão, a mulher e a serpente, veio o juízo de Deus e o pecado e a morte entraram na terra como conseqüência e, por causa do pecado, Deus expulsou Adão e Eva do Edem.

Muitos cristãos já não estão mais no Edem em plena comunhão com Deus por causa do pecado. A desobediência fez com que perdessem a comunhão com Deus, o paraíso. Omomento de pureza e o Edem são interrompidos.

Mas no meio do juízo, Deus diz que enviaria um, que esmagaria a cabeça da serpente. Este é Jesus Cristo, Seu filho. E é aí que vem o segundo jardim.

O segundo jardim é o Jardim do Getsêmane.

Quando o cristão sai do Edem, vai para o Jardim do Getsêmane. Getsêmane significa lagar de azeite. No Jardim do Getsêmane Jesus esteve sozinho, em agonia, suando gotas de sangue, no momento de aflição.

Quem sabe você se encontra no Jardim do Getsêmane. Está sozinho, vivendo horas amargas e lutas. Os amigos se afastaram e você se sente aflito. Jesus passou pelo Jardim do Getsêmane e nos dá algumas lições. Ali na aflição, Ele teve forças para clamar: "Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." (Lc 22.42)

Você pode estar em uma hora amarga de tribulação. Mesmo que se sinta sozinho, saiba que Deus está com você. Mesmo na aflição, clame e o Senhor te ajudará a passar pelo Jardim do Getsêmane. Passar por ele é necessário. É o momento de Deus trabalhar em nossas vidas para depois Ele ser glorificado.

Depois de Jesus passar pelo Jardim do Getsêmane as coisas ficaram ainda piores. Ele foi crucificado, morto e sepultado num sepulcro novo. O Jardim do Getsêmane foi necessário por causa do pecado cometido no Edem. Mas não era o fim. O sepulcro ficava no Jardim da Ressurreição.

O terceiro jardim é o Jardim da Ressurreição.

"Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome." (Fl. 2.9)

Depois do Getsêmane Jesus foi exaltado e glorificado. Ele recebeu um nome que está acima de todo o nome no Jardim da Ressurreição.

Se você está no Getsêmane saiba que não está tudo acabado. Ainda há esperança, ainda há o Jardim da Ressurreição. Nele virá a ressurreição dos teus sonhos. Dias melhores virão. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;" (Jo. 11.25)

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." (Sl. 1.1-3)

Mas no salmo 1, vemos que, aqueles que estão em Cristo, são como árvores que, independente do jardim que estiver, prosperará.

Toda árvore tem que ter:

RAIZ - Base, Solidez.
Onde você estiver, esteja firmado na base que é a Palavra de Deus. Assim, ventos e tempestades não te derrubarão. Aquele que ouve e pratica a Palavra de Deus tem raiz.

FOLHA - Vigor, Sombra.
Que a tua vida seja sombra para os outros em dificuldades e que você tenha vigor para orar, ler a Palavra e buscar ao Senhor.

FLORES - Beleza, Perfume.
Nós temos que resplandecer a beleza de Cristo e exalar o bom perfume do Senhor. Não podemos deixar que as adversidades ofusquem isso.


FRUTOS - Serviço eficaz.
Crente que é crente dá frutos em qualquer situação. Nada pode impedir você de dar frutos para a glória de Deus. Se você está no Edem, continue dando frutos. Se estiver no Getsêmane, tenha esperança, dê frutos aí mesmo e, se está no Jardim da Ressurreição, dias melhores virão, dê frutos para a glória do Senhor.

Pare de murmurar olhando seus problemas. Deus é contigo em todo o tempo para te garantir força, gozo, vigor e a bênção, para Sua glória. Em vez de reclamar no paraíso, como do fruto da vida e dê frutos, pois Deus tem que ser glorificado através da tua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário