segunda-feira, 20 de julho de 2009

Defenda o que é seu - Pr. Douglas Freitas

Domingo, 05 de Abril de 2009
Preletor: Pr. Douglas Freitas
Referência bíblica: 2 Sm 23:8-12
Tema: Defenda o que é seu

O texto de 2Sm 23:8-12 relata que Davi tinha 8 valentes, dentre os quais um se destacou, este valente se chamava Samá ( nome que significava: desolação). Contudo, Samá parecia desconhecer o significado do seu nome ou então ele não dava importância pra isso.

Certo dia, os filisteus estavam reunidos em Leí, onde havia um campo de lentilhas, afrontando o exército de Israel. E a palavra diz que o exército de Israel fugiu dos filisteus, mas Samá tomou posição no meio da plantação, Samá se levantou da sua desolação para proteger seu campo de lentilhas bravamente, e sozinho derrotou todos os seus adversários.

O texto não diz claramente, mas conjeturando neste contexto, suponha-se que Samá tivesse empregado força; trabalho; dinheiro e tempo naquele campo de lentilhas e quanto finalmente seu campo começava a florescer e a frutificar os inimigos se levantam afim de tomar aquela o campo de lentilhas.

O texto diz que todos fugiram de diante dos filisteus, pois os inimigos eram muitos e grandes, mas Samá tomou uma postura diferenciada, ele decidiu ficar e sozinho enfrentá-los, e por causa dessa postura Deus operou um grande livramento e foi glorificado na vida de Samá.

Nossa vida é constantemente marcada por lutas e guerras e muitas vezes Deus nos dá diferentes estratégias de combate. Por vezes a estratégia é ofensiva como por explo: de ir ao inferno e resgatar vidas, outras vezes a estratégia é defensiva (de se defender). Esta última foi a estratégia utilizada por Samá. Ele ficou sozinho dos homens, mas não sozinho de Deus, porque Deus estava com ele e operou um livramento.Assim também será com você.

Para Samá ter tomado essa atitude, aquele campo de lentilhas devia ser muito especial para ele, assim também, por vezes se levantam inimigos querendo roubar e destruir nosso "campo de lentilhas", seja ele: família; filhos, casamento; relacionamentos; trabalho; estudos e etc. Coisas essas especiais, as quais você dedicou tempo; esforço; suor; oração e espera, mas que o adversário se levanta pra tentar te amedrontar, desanimar e desistir de lutar.

Nós temos que agir como Samá agiu, não abrir mão do que foi conquistado com esforço.

Aprendemos com Samá 7 lições para defendermos o que é nosso:

1ª) Não fuja diante dos seus inimigos, não seja covarde pois ainda que esteja só dos homens Deus estará contigo;

2ª) Resista ao inimigo, ainda que sejam muitos e grandes aos seus olhos;

3ª) Nós temos que defender o que é nosso (o campo é nosso);

4ª) Enfrente os inimigos em nome de Jesus porque maior é o que está em nós do que o que está no mundo;

5ª) Creia que Deus vai operar um grande livramento em seu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário