terça-feira, 21 de julho de 2009

Começando bem, mas terminando mal. - Pr. Douglas Freitas

Domingo, 29 de março de 2009
Preletor: Pr. Douglas Freitas
Referência bíblica: I Rs. 13.1-26
Tema: Começando bem, mas terminando mal.

Infelizmente observamos na sociedade e também na igreja que muitas pessoas começam bem, mas acabam terminando muito mal. Nem sempre um bom começo significa um final feliz.

É certo que já conhecemos alguém em quem todos viam um futuro brilhante, mas que de repente fracassou. Ou um casal, uma família admirada por todos, mas que acabou se dissolvendo. Lamentavelmente esta foi a realidade na vida deste jovem profeta do texto lido. Ele começou bem, tinha um chamado, recebia palavras da parte de Deus, mas acabou mal.

Talvez você tenha um sonho, um chamado de Deus para uma grande obra, mas existem circunstâncias te tentando e te deixando balançado. Saiba que o Deus que começou a boa obra em sua vida está te aperfeiçoando. Não retroceda, mas fique firme, pois o Senhor é contigo para te dar a vitória.

Eis algumas qualidades daquele jovem profeta:

Ele era um filho de Deus.
Várias vezes ele é chamado no texto de homem de Deus. Isso significa que ele não apenas era conhecedor de Deus, mas era consagrado e tinha intimidade com o Senhor.

Ele recebeu uma ordem, uma palavra, uma mensagem profética da parte de Deus.

Ele era um homem corajoso.
Ele entregou com ousadia a palavra ao rei Jeroboão.

Ele tinha poder de Deus.
Ele era um homem pelo qual Deus agia com poder, operando sinais e confirmando as palavras que ele dizia. Ele tinha unção, poder e autoridade da parte de Deus.

Ele era abnegado.
Ele rejeitou os presentes e as honras do rei, a fim de obedecer à palavra de Deus.

Ele começou muito bem, com todas estas qualidades, mas terminou mal, porque no decorrer da caminhada desobedeceu a Deus. Ao fazer isto, perdeu a bênção do Senhor.

Persevere até o fim, não volte atrás, não desobedeça. Mesmo sendo de Deus e tendo qualidades, temos que perseverar até o fim.

Por que ele falhou?

Ele não se manteve atento e se deixou enganar.
Um profeta mais velho e mais experimentado contou-lhe uma estória com ar espiritual, mas estava mentindo. O jovem não se manteve atento e se deixou enganar.
Existem três vozes neste mundo: A voz de Deus, perfeita e maravilhosa; a voz do homem, que às vezes falha; e a voz do diabo, que é mentirosa.
Se Deus lhe disse algo, permaneça com a voz de Deus. Fique atento e não se deixe enganar. Vá em frente porque Deus é contigo. O diabo sabe que você começou bem e quer fazer você terminar mal.
(Mt 26.41) Aquele profeta não se manteve atento.
(I Pe 5.8) Deus tem uma promessa na tua vida. Continue florescendo aqui onde Deus te plantou. É aqui que Ele vai te levantar e ninguém poderá impedir a obra de Deus na tua vida. Fica na presença de Deus e fica com a voz de Deus, porque Ele é fiel para cumprir o que prometeu.

Ele foi desobediente a Deus.
Quando Deus te faz uma promessa, o inferno vai se levantar e lutas vão surgir. Tudo para te convencer de que a promessa não se cumprirá na tua vida. É nesta hora que muitos perdem a bênção. O diabo ilude com promessas sedutoras, tentando convencer de que as coisas do mundo valem a pena. Mas João nos alertou que, o mundo passa, mas o que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Custe o que custar permaneça no caminho que Deus te falou, porque Ele é contigo para te fazer vencer qualquer adversidade.
Deus não se contradiz. Ele é imutável. Mas o profeta se deixou enganar. Deus não é Deus de confusão, senão de paz. Se você tem paz no seu interior, vá em frente porque Deus é contigo. Não fique impressionado com "anjos" ou "revelações" que vêm trazendo confusão. Fique com a Palavra de Deus que traz paz. Ele tem poder e fará tudo o que for preciso para que a Sua Palavra se cumpra, mesmo se for preciso abrir o mar ou tirar aguada rocha. Ele fará.

Ele acabou castigado com a morte.
A pior coisa que pode acontecer na vida de um cristão quando desobedece é a morte espiritual. Ele sabe que está errado, mas não se arrepende, não se conserta e vai morrendo espiritualmente. Começam bem, mas acabam terminando mal. Foram assim, a esposa de Ló e também Judas, que foi tesoureiro de Jesus, um cargo de extrema confiança, mas acabou traindo Jesus justamente naquilo em que ele começou bem. Judas vendeu Jesus por trinta moedas de prata. Judas se enforcou, terminou tragicamente. O campo comprado com as moedas da traição até hoje é uma terra deserta e infértil em Israel. Outro exemplo disso foi Demas, a quem Paulo chamou de "meu cooperador" e mais tarde disse dele "Demas me desamparou, amando o presente século." Ele era obreiro com Paulo, mas foi para o mundo. Começou bem e terminou mal.

Deus te escolheu, lavou, e remiu no sangue dEle, te batizou com o Espírito Santo e te chamou para uma obra, que é uma obra completa e você deve perseverar até o fim!
(Mt. 24.13) Aquele que perseverar até o fim será salvo. Como é bonito ver aqueles que começam e terminam bem! Abraão, Isaque, Jacó, Daniel, Jó e Paulo são exemplos disso. Mesmo errando ou passando por adversidades na caminhada, terminaram bem. (II Tm. 4.7,8).
Não pare no meio da caminhada. Palavras contrárias, calúnias ou difamação não podem impedir o que Deus tem para fazer. Maior é o que está em nós do que o que está no mundo. Olhe somente para Jesus, Ele venceu e te capacitará a vencer também. Você não pode parar ou retroceder. Nada pode te impedir, pois maior é o que te chamou. Deus está te alertando, não desista da tua caminhada.

"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" (Fl 1.6)

Vá em frente, pois você está sendo aperfeiçoado. O melhor de Deus ainda está por vir. Mantenha-se atento, não desobedeça, não morra espiritualmente e diga como o salmista:

"Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do SENHOR." (Sl.118.17)

Deus ainda tem muito a realizar em nossas vidas, não retroceda. O alvo é a Jerusalém Celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário