terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Jesus como fonte de inspiração

Pr. Remy Damasceno Lopes, RJ. - Bacharel em Teologia - Psicólogo
Revista Compromisso. JUERP


A vida de Jesus já serviu de inspiração para livros, filmes, comportamentos e religiões. Em todas estas produções Jesus significou um belo exemplo a ajudar na elaboração da conduta de vida pessoal. Dessa forma pode-se ter em Jesus uma fonte de inspiração a auxiliar na vida sem com isso ser um discípulo dele, ou seja, pode-se admirar e seguir certas orientações suas sem ser redimido por Ele, nem aceitar seu senhorio. Um bom exemplo são os espíritas, que se dizem cristãos e seguidores de alguns de seus mandamentos.

Em nossas Igrejas há muitos que, salvos por Cristo, parecem tê-lo somente como uma bela fonte de inspiração, mas não como modelo a ser seguido. Fazem-se orações em seu nome, clama-se pelo poder que há em seu nome, porém não se busca viver conforme suas orientações.

Há momentos em que ocorrem uma forte lembrança dele. Assim é que nas celebrações da Ceia, no Natal, em certos cultos ou momentos especiais a emoção e a gratidão pelo que Cristo fez e faz tornam-se perceptíveis. Mas esses momentos perdem-se em relevância e repercussão quando não são acompanhados por mudanças de vida e por uma busca de fidelidade a Ele.

Ser cristão é preocupar-se em buscar a orientação de Deus sobre o que seja certo ou errado, procurando cumprir seus mandamentos (Jo 14,15). Apesar disso muitos não se preocupam em entender os ensinamentos bíblicos e adotam como padrão o que é orientado pela sociedade e tal orientação é geralmente contrária à vontade de Deus.

Dessa forma é possível conciliar posicionamentos e comportamentos plenamente aceitáveis socialmente mas que não são os propostos por Deus e conseguir ao mesmo tempo permanecer na Igreja. Por exemplo: o que consideramos como correto? Priorizar nossa relação com Deus? Ou com nossa família? Ou será nosso trabalho é uma imposição que não se pode rejeitar. E realmente há trabalhos que comprometem a comunhão familiar, com Deus e até a saúde física e não há como abandoná-lo por falta de opção para o sustento. No entanto, esse fato não muda a situação sobre a prioridade pessoal. Jesus fala que onde está o tesouro aí estará o coração (Mt 6.21). Para saber o que estamos priorizando, basta perceber onde estamos colocando nosso mais precioso tesouro; sobre o que desejamos, pensamos e despejamos nossos sentimentos.


Fonte: Jesus Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário