Preletor: Pr. Eliezer de Assis
Referência Bíblica: Gn 1.26 - 28
Tema: Recuperando a imagem de Deus.
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." (Gn 1.26-28)
O ensino sobre a humanidade dado no capítulo 1 de Gênesis é singular. Difere dos mitos e teorias sobre a criação que trazem a idéia de que o homem foi algo acidental. No relato Bíblico a criação do homem e da mulher é justamente o clímax de todo o evento.
Constatamos isso por três motivos: A linguagem se altera de uma repetição para uma deliberação, "Façamos o homem á nossa imagem e semelhança.". A deliberação é seguida de um ato de criação. E a criação do homem e de mulher é relatada três vezes no texto.
Este capítulo nos ensina algo revolucionário e surpreendente. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Nos reinos do mundo, a imagem do rei simboliza sua presença e domínio, mas o significa: o homem ser a imagem de Deus?
Deus disse: "Façamos o homem". Mas nos dias atuais é o homem que diz: "Façamos um deus". Um deus idealizado conforme a vontade do homem, que se adapte às suas vontades e necessidades. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas perdeu esta imagem. O pecado fez esta separação, distanciou o homem do seu criador. Agora o homem compõe em sua mente um deus que supra suas expectativas.
Assim, de acordo com Gênesis 1, homem e mulher têm uma dupla identidade. São criaturas, criados por Deus e são Sua imagem e semelhança. Não somos apenas seres biológicos como os animais, mas fomos chamados pelo Criador para termos um relacionamento com Ele. E neste diálogo o homem conhece a sua identidade.
Deus é uma comunhão de pessoas. Pai, Filho e Espírito Santo. E assim também, o ser humano é um ser que se relaciona em uma diversidade e mantém sua individualidade.
Mas que imagem é essa que Deus requer de nós? Jesus veio reconstruir a imagem que havia sido perdida por causa pecado. Ele é a imagem do Deus vivo. O criador percebeu que o homem precisava de uma restauração da imagem perdida e enviou Seu Filho. Para recuperar a imagem perdida, o homem deve olhar para Jesus.
"O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;" (Cl 1.15)
"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." (II co 4.4)
A glória do evangelho se reflete em nós. O cristão carrega em si a imagem recuperada de Deus e isso é uma grande responsabilidade. Fomos criados por Deus para vivermos para Ele. Também fomos reconstituídos e carregamos conosco a imagem de Deus.
"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." (II Co 3.18)
Por nossas próprias forças não conseguiríamos avançar, mas o Espírito Santo transforma nossas vidas e nossa imagem. A todo o momento temos o desafio de refletir a imagem do Deus vivo.
Você não foi criado para viver uma vida desgraçada, mas para ter e manifestar através das tuas atitudes, uma vida que reflita a imagem do Deus vivo.
"Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia." (I Pe 2.9)
Nossa missão é fazer a diferença. Foi Deus quem nos escolheu, chamou e nos deu sua imagem. Temos de ser Seu sacerdócio real. O sacerdote é aquele que sente a necessidade de oferecer sacrifício sincero a Deus. O Senhor não habita em prédios, mas em nossos corações. Logo, se Ele habita em nós, nossas atitudes devem refletir Sua presença santa. O sacerdote oferecia sacrifício no Santo dos Santos. Muitos de nós não têm entrado há muito tempo o Santo dos Santos. O altar tem sido substituído por idolatria. A idolatria se dá quando nos afastamos de Deus e criamos uma nova imagem para Ele, o substituindo por qualquer outra coisa.
Deus deve ter a primazia em nossas vidas. Existe outra coisa que se chama Egolatria. Nos sentamos no trono do nosso coração onde Deus deveria estar assentado. Mas o trono do teu coração é de Deus, não O substitua por nada.
Você foi criado para ser sacerdote do Senhor aqui nesta terra, e oferecer a Ele sacrifício sincero. A nossa linhagem divina tem Jesus como Sumo Sacerdote. O Sacerdócio de Jesus é superior ao de Arão ou ao Levítico, pois é eterno.
Fomos chamados para ser nação santa. Caminhamos diferente deste mundo, pois somos povo adquirido. Tudo isso para que anunciemos as grandezas daquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz. Nosso objetivo é anunciar, fomos chamados para isso. Ele nos chamou das trevas para uma vida de luz que irradia a imagem do próprio Criador.
Deus não te chamou para viver uma vida miserável como escravo do pecado. Você é a imagem e semelhança de Deus, porque você carrega em si a presença real de Deus aqui na terra. Não importa a situação que esteja vivenciando. No contexto que você está inserido, você é a representação de Deus. Não somos dignos de ter a imagem de Deus, mas Jesus é digno e Deus nos olha através do Seu Filho Jesus. A cruz nos salva e nos dá de volta a imagem de Deus. Quando satanás vier te lembrar do teu passado, lembre-o do seu futuro.
Deus é especialista em usar pessoas com problemas. Várias pessoas na Bíblia tiveram problemas. Por isso, não olhe para a dificuldade, olhe para o teu Criador. Ele te criou para a honra e glória de Seu Santo nome. O sangue de Jesus Cristo te purifica de todo o pecado, toda a falha. Deus tem um propósito na tua vida, por isso não desista. A tua vida é para a honra e a glória daquele que te criou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário