quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Catecismo de Heidelberg

Catecismo de Heidelberg


1. Qual é o seu único fundamento, na vida e na morte?

O meu único fundamento é meu fiel Salvador Jesus Cristo. A Ele pertenço, em corpo e alma, na vida e na morte , e não pertenço a mim mesmo . Com seu precioso sangue Ele pagou por todos os meus pecados e me libertou de todo o domínio do diabo . Agora Ele me protege de tal maneira que, sem a vontade do meu Pai do céu, não perderei nem um fio de cabelo. Além disto, tudo coopera para o meu bem . Por isso, pelo Espírito Santo, Ele também me garante a vida eterna e me torna disposto a viver para Ele, daqui em diante, de todo o coração.

2. 0 que você deve saber para viver e morrer neste fundamento?

R. Primeiro: como são grandes meus pecados e minha miséria . Segundo: como sou salvo de meus pecados e de minha miséria . Terceiro: como devo ser grato a Deus por tal salvação .

PARTE 1: NOSSA MISÉRIA


3. Como você conhece sua miséria?

R. Pela lei de Deus

4. 0 que a lei de Deus exige de nós?

R. Isto Cristo nos ensina num resumo, em Mateus 22:37-40: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. " Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."

5. Você pode observar esta lei perfeitamente?

R. Não, não posso , porque por natureza sou inclinado a odiar a Deus e a meu próximo.

6. Mas Deus criou o homem tão mau e perverso?

R. Não, Deus criou o homem bom e à sua imagem , isto é, em verdadeira justiça e santidade, para conhecer corretamente a Deus seu Criador, amá-Lo de todo o coração e viver com Ele em eterna felicidade, para louvá-Lo e glorificá-Lo.

7. De onde vem, então, esta natureza corrompida do homem?

R. Da queda e desobediência de nossos primeiros pais, Adão e Eva, no paraíso Ali, nossa natureza tornou-se tão envenenada, que todos nós somos concebidos e nascidos em pecado.

8. Mas nós somos tão corrompidos que não podemos fazer bem algum e que somos inclinados a todo mal?

R. Somos sim, se não nascermos de novo pelo Espírito de Deus.

9. Então, Deus exige do homem, em sua lei, o que este não pode cumprir. Isto não é injusto?

R. Não, pois Deus criou o homem de tal maneira que este pudesse cumprir a lei . O homem, porém, sob instigação do diabo e por sua própria rebeldia, privou a si mesmo e a todos os seus descendentes destes dons.

10, Deus deixa sem castigo esta desobediência e rebeldia?

R. Não, não deixa, porque Ele se ira terrivelmente tanto contra os pecados em que nascemos como contra os que cometemos, e quer castigá-los por justo julgamento, agora, nesta vida, e na futura . Ele mesmo declarou: "Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da lei, para praticá-las" (Gálatas 3:10).

11. Mas Deus não é também misericordioso?

R. Deus na verdade é misericordioso, mas também e justo . Por isso, sua justiça exige que o pecado, cometido contra a suprema majestade de Deus, seja castigado também com a pena máxima, quer dizer, com o castigo eterno em corpo e alma.

PARTE 2: NOSSA SALVAÇÃO


12. Então, conforme o justo julgamento de Deus, merecemos castigo, nesta vida e na futura. Como podemos escapar deste castigo e, de novo, ser aceitos por Deus em graça?

R. Deus quer que sua justiça seja cumprida. Por isso, nós mesmos devemos satisfazer essa justiça, ou um outro por nós.

13. Nós mesmos podemos satisfazer essa justiça?

R. De maneira alguma. Pelo contrário, aumentamos, a cada dia, a nossa dívida com Deus.

14. Será que uma criatura, sendo apenas criatura, pode pagar por nós?

R. Não, não pode. Primeiro: porque Deus não quer castigar uma outra criatura pela dívida do homem.

Segundo: porque tal criatura não poderia suportar o peso da ira eterna de Deus contra o pecado e dela livrar outros.

15. Que tipo de Mediador e Salvador, então, devemos buscar?

R. O Mediador deve ser verdadeiro homem e homem justo, contudo, mais poderoso que todas as criaturas; portanto, alguém que é, ao mesmo tempo, verdadeiro Deus.

16. Por que o Mediador deve ser verdadeiro homem e homem justo?

R. Deve ser verdadeiro homem, porque a justiça de Deus exige que o homem pague o pecado do homem . Deve ser homem justo, porque alguém que tem seus próprios pecados, não pode pagar por outros.

17. Por que o Mediador deve ser, ao mesmo tempo, verdadeiro Deus?

R. Porque, somente sendo verdadeiro Deus, Ele pode suportar , como homem, o peso da ira de Deus, e conquistar e restituir, para nós, a justiça e a vida.

18. Mas quem é esse Mediador que, ao mesmo tempo, é verdadeiro Deus e verdadeiro homem e homem justo?

R. Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos foi dado para completa salvação e justiça.

19. Como você sabe isto?

R. Pelo santo Evangelho, que o próprio Deus, de início, revelou no paraíso. Depois mandou anunciá-lo pelos santos patriarcas e profetas e, de antemão, o representou através dos sacrifícios e das outras cerimônias do Antigo Testamento. Finalmente, o cumpriu por seu único Filho.

20. Todos os homens, então, tornam-se salvos por Cristo, assim como pereceram em Adão?

R. Não, somente aqueles que pela verdadeira fé são unidos a Cristo e aceitam todos os seus benefícios.

21. O que é a verdadeira fé?

R. A verdadeira fé é o conhecimento e a certeza de que é verdade tudo o que Deus nos revelou em sua Palavra. É também a plena confiança de que Deus concedeu, por pura graça, não só a outros, mas também a mim, a remissão dos pecados, a justiça eterna e a salvação , somente pelos méritos de Cristo . O Espírito Santo opera esta fé em meu coração, por meio do Evangelho.

22. Em que um cristão deve crer?

R. Em tudo o que nos é prometido no Evangelho. O Credo Apostólico, resumo de nossa universal e indubitável fé cristã, nos ensina isto.

23. O que dizem os artigos deste Credo?

R. 1) Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; 2) e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; 3) que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria; 4) padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno; 5) no terceiro dia ressurgiu dos mortos; 6) subiu ao céu e esta sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso; 7) donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. 8) Creio no Espírito Santo; 9) na santa igreja universal de Cristo, a comunhão dos santos; 10) na remissão dos pecados; 11) na ressurreição da carne 12) e na vida eterna.

24. Como se divide este Credo?

R. Em três partes. A primeira trata de Deus Pai e da nossa criação. A segunda de Deus Filho e da nossa salvação. A terceira de Deus Espírito Santo e da nossa santificação.

25. Por que você fala de três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, visto que há um só Deus?

R. Porque Deus se revelou, em sua Palavra, de tal maneira que estas três Pessoas distintas são o único, verdadeiro e eterno Deus.

DEUS PAI E NOSSA CRIAÇÃO


26. Em que você crê quando diz: "Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra"?

R. Creio que o eterno Pai de nosso Senhor Jesus Cristo criou, do nada, o céu, a terra e tudo o que neles há e ainda os sustenta e governa por seu eterno conselho e providência. Ele é também meu Deus e meu Pai, por causa de seu Filho Cristo. NEle confio de tal maneira, que não duvido que dará tudo o que for necessário para meu corpo e minha alma; e que Ele transformará em bem todo mal que me enviar, nesta vida conturbada. Tudo isto Ele pode fazer como Deus todo-poderoso e quer fazer como Pai fiel.

27. 0 que é a providência de Deus?

R. É a força Todo-Poderoso e presente , com que Deus, pela sua mão, sustenta e governa o céu, a terra e todas as criaturas . Assim, ervas e plantas, chuva e seca , anos frutíferos e infrutíferos, comida e bebida, saúde e doença, riqueza e pobreza e todas as coisas não nos sobrevêm por acaso, mas de sua mão paternal.

28. Para que serve saber da criação e da providência de Deus?

R. Para que tenhamos paciência em toda adversidade e mostremos gratidão em toda prosperidade e para que, quanto ao futuro, tenhamos a firme confiança em nosso fiel Deus e Pai, de que criatura alguma nos pode separar do amor dEle. Porque todas as criaturas estão na mão de Deus, de tal maneira que sem a vontade dEle não podem agir nem se mover.

DEUS FILHO E NOSSA SALVAÇÃO


29. 0 nome "Jesus" significa "Salvador". Por que o Filho de Deus tem este nome?

R. Porque Ele nos salva de todos os nossos pecados e porque, em ninguém mais, devemos buscar ou podemos encontrar salvação.

30. Será que aqueles que buscam, o bem e a salvação nos assim chamados "santos", ou em si mesmos ou em qualquer lugar, realmente crêem no único Salvador?
R. Não, não crêem, pois na prática negam o único Salvador Jesus, ainda que falem tanto dEle. Pois das duas, uma: ou Jesus não é o perfeito Salvador, ou aqueles que O aceitam como Salvador com verdadeira fé, encontram nEle tudo o que é necessário para a salvação.
31. 0 nome "Cristo" significa "Ungido". Por que Jesus tem também este nome?
R. Porque Ele foi ordenado por Deus Pai e ungido com o Espírito Santo para ser nosso supremo Profeta e Mestre, nosso único Sumo Sacerdote e nosso eterno Rei.
Como Profeta Ele nos revelou plenamente o plano de Deus para nossa salvaçao; como Sumo Sacerdote Ele nos resgatou pelo único sacrifício de seu corpo e, continuamente, intercede por nós junto ao Pai;como Rei Ele nos governa por sua Palavra e Espírito e nos protege e guarda na salvação que Ele conquistou para nós.
32. Por que você e chamado cristão?
R. Porque pela fé sou membro de Cristo e, por isso, também sou ungido para ser profeta, sacerdote e rei. Como profeta confesso o nome dEle ; Como sacerdote ofereço minha vida a Ele como sacrifício vivo de gratidão; e como rei combato , nesta vida, o pecado e o diabo, de livre consciência, e depois, na vida eterna, vou reinar com Ele sobre todas as criaturas.
33. Por que Cristo é chamado "o único Filho de Deus", se nós também somos filhos de Deus?
R. Porque só Cristo é, por natureza, o Filho eterno de Deus. Nós, porém, somos filhos adotivos de Deus, pela graça, por causa de Cristo.
34. Por que você chama Cristo "nosso Senhor"?
R. Porque Ele nos comprou e resgatou, corpo e alma, dos nossos pecados e de todo o domínio do diabo, não com ouro ou prata, mas com seu precioso sangue. Assim pertencemos a Ele.
35. 0 que você entende, quando diz que Cristo "foi concebido pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria"?
R. Entendo que o eterno Filho de Deus, que é e permanece verdadeiro e eterno Deus, tornou-se verdadeiro homem , da carne e do sangue da virgem Maria , por obra do Espírito Santo. Assim Ele é, de fato, o descendente de Davi igual a seus irmãos em tudo, mas sem pecado.
36. Que importância tem para você Cristo ter sido concebido e nascido sem pecado?
R. Que Ele e nosso Mediador e com sua inocência e perfeita santidade, cobre diante de Deus meu pecado no qual fui concebido e nascido.
37 O que você quer dizer com a palavra "padeceu"?
R. Que Cristo, em corpo e alma, durante toda a sua vida na terra, mas principalmente no final, suportou a ira de Deus contra os pecados de todo o gênero humano. Por este sofrimento, como o único sacrifício propiciatório , Ele salvou, da condenação eterna de Deus, nosso corpo e alma e conquistou para nós a graça de Deus, a justiça e a vida eterna.
38. Por que Ele padeceu "sob Pôncio Pilatos"?
R. Cristo, embora julgado inocente, foi condenado pelo juiz oficial , para que nos libertasse do severo juízo de Deus que devia cair sobre nós.
39. Cristo "foi crucificado". Isto tem mais sentido do que morrer de outra maneira?
R. Tem sim, porque pela crucificação tenho certeza de que Ele tomou sobre si a maldição que pesava sobre mim. Pois a morte da cruz era maldita por Deus.
40. Por que Cristo devia sofrer a morte?
R. Porque a justiça e a verdade de Deus exigiam a morte do Filho de Deus; não houve outro meio de pagar nossos pecados.
41. Por que Ele foi "sepultado"?
R. Para dar testemunho de que estava realmente morto.
42. Se Cristo morreu por nós, por que devemos nós morrer também?
R. Nossa morte não é para pagar nossos pecados, mas somente significa que morremos para o pecado e que passamos para a vida eterna.
43. Que importância tem, para nós, o sacrifício e a morte de Cristo na cruz?
R. Pelo poder de Cristo, nosso velho homem é crucificado, morto e sepultado com Ele, para que os maus desejos da carne não mais nos dominem , mas que nos ofereçamos a Ele, como sacrifício de gratidão.
44. Por que se acrescenta: "desceu ao inferno"?
R. Porque meu Senhor Jesus Cristo sofreu, principalmente na cruz inexprimíveis angústias, dores e terrores. Por isso, até nas minhas mais duras tentações, tenho a certeza de que Ele me libertou da angústia e do tormento do inferno.
45. Que importância tem, para nós, a ressurreição de Cristo?
R. Primeiro: pela ressurreição, Ele venceu a morte, para que nós pudéssemos participar da justiça, que Ele conquistou por sua morte . Segundo: nos também, por seu poder, somos ressuscitados para a nova vida. Terceiro: a ressurreição de Cristo é uma garantia de nossa ressurreição em glória.
46. 0 que você quer dizer com as palavras: "subiu ao céu"?
R. Que Cristo, à vista de seus discípulos, foi elevado da terra ao céu e lá esta para nosso bem, até que volte para julgar os vivos e os mortos.
47. Cristo, então, não está conosco até o fim do mundo, como nos prometeu?
R. Cristo é verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Segundo sua natureza humana não está agora na terra, mas segundo sua divindade, majestade, graça e Espirito jamais se afasta de nós.
48. Mas se a natureza humana não está em todo lugar onde a natureza divina está, as duas naturezas de Cristo não são separadas uma da outra?
R. De maneira nenhuma; a natureza divina de Cristo não pode ser limitada e está presente em todo lugar. Por isso, podemos concluir que a natureza divina dEle está na sua natureza humana e permanece pessoalmente unida a ela, embora também esteja fora dela.
49. Que importância tem, para nós, a ascensão de Cristo?
R. Primeiro: Ele é, no céu, nosso Advogado junto a seu Pai. Segundo: em Cristo temos nossa carne no céu, como garantia segura de que Ele, como nosso Cabeça, também nos levará para si, como seus membros. Terceiro: Ele nos envia seu Espírito, como garantia, pelo poder do Espírito buscamos as coisas que são do alto, onde Cristo está sentado a direita de Deus, e não as coisas que são da terra. 
50. Por que se acrescenta: "e está sentado à direita de Deus"?
R. Porque Cristo subiu ao céu para mani festar-se, lá mesmo, como o Cabeça de sua igreja cristã e para governar tudo em nome de seu Pai.
51. Que importância tem, para nós, essa glória de Cristo, nosso Cabeça?
R. Primeiro: por seu Espírito Santo, Ele derrama sobre nós, seus membros, os dons celestiais. Segundo: Ele nos defende e protege, por seu poder, contra todos os inimigos.
52. Que consolo traz a você a volta de Cristo "para julgar os vivos e os mortos"?
R. Que, em toda miséria e perseguição, espero, de cabeça erguida, o Juiz que vem do céu, a saber: o Cristo que antes se apresentou em meu lugar ao tribunal de Deus e tirou de mim toda a maldição.
Ele lançará, na condenação eterna, todos os seus e meus inimigos , mas Ele me levará para si mesmo, com todos os eleitos na alegria e glória celestiais.


Continua: click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário