quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Especialistas em Escritura analisam em Burgos “a primeira herança” de Paulo

XXI Jornada da Associação Bíblica Espanhola

BURGOS, terça-feira, 8 de setembro de 2009 (ZENIT.org).- De 8 a 10 de setembro, acontecem na cidade de Burgos, Espanha, as XXI Jornadas da Associação Bíblica Espanhola. O tema do encontro é "Paulo depois de Paulo. A primeira herança de Paulo: Colossenses e Efésios". Por esta ocasião encontram-se na Faculdade de Teologia os maiores especialistas de Sagrada Escritura, um total de oitenta estudiosos.
As atividades previstas para o encontro - informa a ZENIT José Luis Barriocanal, da Faculdade de Teologia de Burgos - consistirão em um ciclo de três conferências, uma por cada dia, e seminários sobre a Bíblia.

A importância do evento fica destacada pela inauguração, nesta terça-feira, da exposição artística do "Apocalipse de Pancorbo", do pintor e sacerdote de Burgos, Delfín Gómez Grisaleña.

A exposição consta de um total de quarenta e três quadros, ricamente coloridos, localizados no claustro da Faculdade de Teologia. A inauguração oficial acontecerá em 28 de setembro por ocasião da abertura do novo curso acadêmico da Faculdade. Desde esta data estará aberta ao público em geral.

A Associação Bíblica Espanhola (ABE) está formada por homens e mulheres, de diferentes confissões cristãs, especialistas em Sagrada Escritura que, em resposta à necessidade proposta pelo Concílio Vaticano II de um estudo constante e cada vez mais profundo da Bíblia, se unem para fomentar a investigação e a difusão da Bíblia.
É uma Associação não lucrativa alentada e respaldada pela Conferência Episcopal Espanhola, através da Comissão Episcopal de Seminários e Universidades.

Os objetivos desta Associação são: fomentar a investigação bíblica; proporcionar oportunidades aos escrituristas espanhóis para sua especialização; estimular e manter, respeitando a competência de outras instituições análogas, o contato entre os escrituristas espanhóis; ser ponto de encontro para todos aqueles que fazem da palavra de Deus objeto predominante de seu estudo religioso e sua atividade apostólica; relacionar-se, com espírito ecumênico, com escrituristas não católicos.

Para atingir tais objetivos, a Associação se propõe: procurar ajuda técnica e econômica para a investigação bíblica; organizar sessões de estudo especializado ou de divulgação em torno a questões bíblicas (congressos, cursos, semanas, etc); fomentar a publicação de fontes e outros instrumentos de trabalho científico, assim como aquelas publicações periódicas e obras que a Associação considere necessárias para seus fins; facilitar a publicação de teses doutorais e monografias bíblicas; estabelecer um serviço de livraria e orientação bibliográfica a disposição de quem se interesse especialmente pelos estudos bíblicos; manter contato com instituições similares da Espanha e do exterior e procurar a presença de nossos especialistas nos congressos e reuniões bíblicas de estudo que estas instituições organizem.

Para mais informação: www.abe.org.es

Fonte: ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário