segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Quando Deus esconde a Sua Face - Pr. Douglas de Freitas

Preletor: Pr. Douglas de Freitas
Referência Bíblica: Sl 13.1
Tema: Quando Deus esconde a Sua Face


Na vida cristã há fases e momentos de paz, alegria, felicidade, saúde e prosperidade, em que tudo vai bem, você ora e Deus logo responde. Parece um céu na terra. Mas também há períodos de lutas, problemas e dificuldades. Momentos em que nada parece dar certo. Clamamos e nada acontece. Isso acontece na vida de qualquer cristão.

É a esse momento de aflição que refere à expressão bíblica "Deus esconde a Sua face". Esta expressão fala de um sentimento, algo subjetivo. A sensação de não sentir a presença do Senhor. Mas isto é só um sentimento, não é um fato. Porque a realidade é que Deus sempre está conosco, quer nós sintamos as presença ou não. Ou seja, a ocultação da face de Deus, é quando temos a impressão de que Deus sumiu.

Grandes homens de Deus tiveram este sentimento:

Davi: "Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?" (Sl 13.1)
O Salmista: "Por que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?" (Sl 10.1)
Os filhos de Coré: "Por que escondes a tua face, e te esqueces da nossa miséria e da nossa opressão?" (Sl 44.24)
Isaías: "Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador."(Is 45.15)
Jó: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra." (Jó 19.25)

Há momentos em que nos sentimos abandonados por Deus. Este momento chega repentinamente. Os teólogos chamam este momento de "A meia noite da alma". A presença do Senhor, que antes parecia tão real se torna algo distante.

Em Atos 2 a presença de Deus encheu a casa e todos foram cheios do Espírito Santo. A percepção da presença de Deus era algo tão real naqueles dias que mandaram e o cocho levantou.

"E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça." (At 4.31, 33)

Quando sentimos a presença de Deus é algo muito glorioso, mas o difícil é quando há a ocultação da face de Deus. Quando oramos, louvamos, lemos a bíblia e nada acontece, não sentimos nada.

Existe alguma razão para Deus ocultar a Sua face, para que não sintamos a Sua presença? Não e sim. Muitas vezes não há uma razão, Deus é soberano e faz o que lhe apraz. Mas ás vezes a razão pode ser um pecado não tratado.

"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Is 59.2)

O pecado impede que sintamos a presença de Deus. Talvez não seja algo considerado grave como adultério, roubo ou assassinato, mas até mesmo pequenas práticas que vão se tornando toleradas por nós e que vão nos afastando da presença de Deus.

Eis algumas razões porque Deus oculta Sua face de nós:
1) Para mostrar como nós somos. E nós somos falhos.
2) Para revelar se nós estamos progredindo espiritualmente ou não. Se glorificamos a Deus nas provas, estamos progredindo, mas se murmuramos, é porque estamos estagnados, ou retrocedendo.
3) Para fazer um teste surpresa para nós. Deus não avisa quando irá ocultar a Sua face ou reter a Sua presença. Somos pegos inadvertidamente.

Se você já experimentou momentos e milagres na presença de Deus, onde a glória do Senhor era uma realidade na Sua vida. Mas hoje está vivendo dias de ocultação da face de Deus e parece que Ele está se escondendo de você. Se por isso você tem se sentido triste e desanimado, saiba que isso é só um sentimento. Grandes homens de Deus também sentiram isso, em momentos que parecia que nada dava certo.Você se sente sozinho, mas a realidade é que Deus está contigo e nunca vai te deixar.

O que fazer quando Deus oculta a Sua face? Como superar esta fase:

1) Você só vai superar esta fase de não sentir a presença de Deus, não recuando e não desistindo.

Creia que esta fase vai passar, porque Deus é contigo. "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." (Is 41.10) ; "Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti."(Is 43.1,2) Mesmo que você não esteja sentindo a presença de Deus saiba que Ele é contigo, não te deixará nem te desamparará, por isso, não desista da vida cristã.

Grandes homens de Deus vivenciaram este momento e sentimento. Quando Daniel foi lançado na cova dos leões e quando Sadraque, Mesaque e Abedenego foram lançados na fornalha. Pois nos momento difíceis é assim que nos sentimos. Mas na cova dos leões Deus deu livramento a Daniel e na fornalha, o fogo não os queimou, porque o quarto homem já estava lá para trazer livramento e dar vitória. Ele era Jesus! Quando você passa pela luta, Jesus já está lá para te dar o livramento.

2) Jejue, ore, se humilhe, descubra se há algum pecado que precise ser tratado.

Pode ser que você esteja fazendo algo, que ache normal, mas esteja desagradando a Deus. "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar." (Is 55.6,7) Busque ao Senhor para saber se há algo que precise ser tratado. Se humilhe e Deus vai revelar a Sua presença e glória na Sua vida. Não se conforme de viver sem a Sua presença. Assim como Moisés, não abra mão da presença de Deus na tua vida.

3) Busque a Deus mais do que nunca.

Se você já buscava a Deus antes de Ele ocultar a Sua face. Busque a Ele mais e mais até encontrar. "Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei. Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação." (Sl 27.8,9) Aqueles que buscam ao Senhor encontrarão.

4) Creia que a ocultação da face de Deus é passageira.

Isso é só uma fase na tua vida. Deus vai se revelar e operar novamente na tua vida. "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." (I Co 10.13) Deus vai reverter esta situação e revelar Sua glória a você. Este momento é passageiro. Você vai voltar a sentir a presença de Deus.

5) Espere porque em breve Deus vai se revelar novamente a você.

"Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor." (Is 54.8)

Deus escondeu Sua face por um momento, mas irá te renovar, restaurar e curar. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Continue na presença de Deus. Espera mais um pouquinho e Ele vai se revelar a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário