A história da Bíblia é a história do desvelamento de Deus e da sua Palavra aos homens: “Havendo Deus outrora falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho...” (Hb 1.1-2). O Antigo e o Novo Testamento não fizeram outra coisa senão descrever-nos o itinerário da Palavra de Deus, a qual: cria o mundo (Gn 1), chama Abraão (Gn 12.1 ss) e Moisés (Ex 3.7ss), leva a termo a promessa da terra (Js 1.1ss; 21.43-45), assume em definitivo o rosto de homem em Jesus de Nazaré, que é o rosto do Deus invisível (Jo 1.1-14; Cl 1,15), tem na Igreja o seu real crescimento (At 6.7; 12.24; 19.20). Definitivamente é ela quem controla o fim deste universo e aponta efetivamente para o início do novo mundo (Ap 19.11-16; 21.1ss).
Em toda parte ela nos é dada segundo a maneira e a linguagem humana e o relato do diálogo de Deus com os seus interlocutores escolhidos. O antigo Israel confessava a sua fé, porque tinha “ouvido a voz de Deus no meio do fogo e do alto céu” (Dt 4.32-36). O novo Israel é chamado a experimenta-la de uma forma especial e único. Trata-se da inaudita aproximação entre “a Palavra de Deus que era no princípio, estava junto de Deus, era Deus” (Jo 1.1) e “a Palavra de Deus que se fez carne” (Jo 1.14); entre “o que era no princípio”, “a vida eterna que estava junto ao Pai”, e “a Palavra da vida que ouvimos, que vimos com os nossos olhos, que contemplamos, que as nossas mãos tocaram” (1 Jo 1.1-4).
Deus ama os homens. Falando na sua linguagem, Deus se comunica com eles, se faz compreender e, ao mesmo tempo, restitui à linguagem humana a sua verdade mais profunda. A Palavra de Deus é “viva e eficaz ...” (Hb 4.12), é “poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16), é “palavra de vida” (Fl 2.16), é “palavra da reconciliação” (2 Co5.19). A Igreja, edificada pela Palavra proclamada nos cultos, é também o lugar privilegiado em que o cristão entra em contato com a Palavra de Deus. A Igreja entrega a todo homem essa Palavra de Deus expressa em palavras humanas, como norma de verdade e de vida. Palavra de Deus para ser lida, estudada, meditada e compreendida.
Eliezer A. de Assis
Retirado do blog do Pr. Eliezer de Assis
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