quinta-feira, 16 de julho de 2009

Quando parece que não há mais solução. - Pr. Douglas de Freitas

Domingo, 12 de Julho de 2009
Preletor: Pr. Douglas de Freitas
Referência Bíblica: Gn 21.1-21
Tema: Quando parece que não há mais solução.

Abraão estava com 75 anos e Sara com 65 anos de idade quando Deus lhes prometeu um filho. O tempo passou e a promessa demorava a se cumprir. Então Sara teve a idéia de dar sua escrava Agar para que Abraão se deitasse com ela e tivesse um filho, para ter um herdeiro. O filho nascido da escrava se chamou Ismael e, conforme ele ia crescendo Agar desprezava Sara. Mais tarde, quando Abraão estava com 100 anos e Sara com 90, nasceu-lhes o filho da promessa, Isaque. No dia em que Isaque foi desmamado houve uma grande festa e Ismael, que já era um adolescente, começou a zombar de Isaque. Vendo isso, Sara pediu que Abraão despedisse Agar e seu filho. Ele não concordou no início, mas na madrugada do dia seguinte realizou o desejo de Sara, despedindo Agar e Ismael, seu filho, para o deserto, com um odre de água e um pouco de pão.

Em pleno deserto, sem saber o que fazer, nem ter para onde ir. Já sem água e sem pão, Agar achou que era o fim. Achando que não havia mais solução ela colocou Ismael debaixo de uma árvore e se afastou para chorar. Naquele momento ela achava que era o fim e que a situação não podia ser revertida e que os dois iam morrer. Mas neste momento o Deus Todo-Poderoso apareceu trazendo a vitória e a solução.

Quem sabe você esteja vivenciando um drama em sua vida que parece não ter mais solução. Saiba que Deus agirá poderosamente sobre a tua vida trazendo a solução e revertendo toda situação contrária.

Temos que entender algumas coisas:

Todo o dano traz dentro de si um presente e toda a perda traz dentro de si uma semente de vitória. Agar era escrava e foi despedida. Isso parece um dano, uma perda, mas com isso ela deixou de ser escrava e passou a ser livre.

Há momentos em que tudo parece conspirar contra nós, tudo dá errado. Agar foi despedida, foi para o deserto, andou errante, seu pão acabou e depois a água. Os problemas vão surgindo e se avolumando e parece não haver mais solução. Mas tudo acontece sob a permissão de Deus. Deus está vendo e ainda há solução. Não é o fim. Ele vai reverter esta situação e usá-la para Sua glória.

Quando parece que não há mais solução:

Creia na soberania de Deus (V.12, 13)
Deus está no controle para reverter toda a situação. Ele tem planos na vida dos seus escolhidos e está te contemplando. Deus sabe da tua dor e tem a solução para a tua vida, (Sl 24.1; Jd 5)

Ele tinha um plano na vida de Ismael e Agar. O pão e a água tinham acabado, mas Ele continuava no controle, soberano e reinando. (Jó 42.2) Podem te invejar e até maquinar contra você que, o que Deus tem para a tua vida não será frustrado.

Ismael significa 'Deus ouve e Deus vê'. Deus ouviu e viu o choro do rapaz no deserto e está ouvindo e vendo o teu clamor. Você não vai perecer. Há solução. Deus vai agir em teu favor.

Conte a divina providência (v.17, 18, 19)
Quando Agar chorava vendo seu filho chorar no deserto e achando que é o fim, de repente o Anjo de Deus bradou. Anjo com letra maiúscula significa uma Teofania, uma aparição de Jesus no Antigo Testamento. Jesus contemplou o sofrimento de Ismael e Agar e disse: O que tens Agar? Não tema!

Então Agar abre os olhos e vê o poço de água. Há teólogos que acreditam na teoria de que o poço já estava lá, mas Agar estava tão desesperada que não o viu. Mas como a Bíblia diz que o nosso Deus traz a existência o que não existe. Como um bom pentecostal, eu prefiro crer que Ele criou aquele poço de água, trazendo a providência e a solução para Agar e seu filho.

Deus não perde o controle. Ele já preparou a provisão e vai te direcionar e fazer para ti um poço de água, uma solução para o teu problema. O Senhor tem a divina providência para nós. Conte com Ele.

Jesus pagou o imposto com uma moeda que estava na barriga de um peixe que Ele mandou Pedro pescar. Ele trouxe a pesca abundante em águas rasas para seus discípulos e com cinco pães e dois peixinhos alimentou uma multidão de cerca de 15 mil pessoas e ainda sobraram 12 cestos cheios.

Não duvide, Deus traz a providência. Ele manda o pão dos céus e a água no deserto. Deus tem a solução, conte com Ele.

Não tenha medo. (v.17)
(II Tm 1.7) Não podemos ter medo, porque ele paralisa e faz o problema ficar maior do que ele é. O medo é o mal uso da imaginação. Não temas! Assim como Deus não se esqueceu de Agar, Ele não se esqueceu de você. Deus ouve a sua voz onde você está. Ele ouve o teu choro e vê o teu gemido quando ninguém te vê.

Muitas vezes o que precisamos é de uma nova visão. Mesmo Agar e Ismael continuando no deserto, Deus abriu sua visão e mandou a bênção. Hoje Deus vai abrir os teus olhos para que você veja a água que você tem que beber para se fortificar e continuar a caminhada. Porque Deus é contigo.

Levante e lute. (v.18, 19)

Deus deu-lhes o poço, mas eles é que tiveram que ir buscar a água no poço. Ergue-te, levanta-te e vai à luta. Deus vai abrir uma nova visão, vai fazer milagres, mas agora ergue-te, o milagre está disponível. Vai em frente, bebe desta água e viva para a glória de Deus. Vai à luta pelo que Deus te deu. Beba desta água.

Eles beberam da água e Deus continuou abençoando até os dias de hoje. Os árabes são os descendentes de Ismael. Quando Deus tem um plano, pode parecer que não há solução, mas a vitória é nossa para a glória do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário