segunda-feira, 29 de junho de 2009

Profetiza a vitória sobre as promessas de Deus na sua vida. - Pr. Sandro de Lima Gonçalves

Preletor: Pr. Sandro de Lima Gonçalves
Data: 20/01/2008
Referência: Hebreus 10.23 e I Reis 18.1; 41.
Tema: Profetiza a vitória sobre as promessas de Deus na sua vida. ContatoComo ChegarInstituto Bíblico do CEI Sítio Jardim de OraçãoCentro de RecuperaçãoPágina Inicial

A palavra do Senhor em Hebreus 10.23 diz que devemos guardar firme a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu, ou seja, devemos guardar aquilo que Deus tem nos prometido, sempre confiando no Senhor. É muito fácil nós lembrarmos de uma palavra contrária a palavra do Senhor. A bíblia diz que a única coisa que traz fé em nossas vidas é a Palavra de Deus e de Gênesis à Apocalipse Deus vem fazendo promessas ao homem.


No mundo se conversarmos com alguém percebemos que não há mais esperança, que o mundo está cada vez mais se deteriorando. A própria Palavra de Deus diz em I João 5.19 que o mundo jaz no maligno. As pessoas não têm a paz e a esperança que aqueles que conhecem o Senhor Jesus tem. Mas, nós estamos debaixo da Palavra do Senhor, debaixo da promessa desde quando o reconhecemos como Senhor e salvador das nossas vidas. Ali, a palavra de Deus instantaneamente como promessa começou a se cumprir na nossa vida.


Promessa: é o ato de alguém obrigar-se a fazer ou dar alguma coisa.

Profetizar: anunciar a mensagem de Deus.


Podemos tirar alguns aprendizados da história narrada em I Reis. A bíblia fala do reinado de Acabe que governou Israel por aproximadamente 20 anos. Acabe se casou com Jezabel, uma mulher ímpia que adorava outros deuses e Acabe se contaminou com eles. Mas, no meio daquele reinado havia um homem chamado Elias. Nessa passagem podemos observar alguns personagens: Acabe, Jezabel, Elias e o maior deles o Senhor Jeová. A bíblia nos conta que Acabe influenciado por Jezabel começa a perseguir os homens de Deus daquele lugar para matá-los. E, Obadias, grande homem de Deus , pega 100 homens – profetas de Deus- e os esconde, os alimentando sempre com pão e água. A bíblia diz que naquele momento os profetas estavam com medo. Elias, então, é levado até Acabe e diz pra ele que nem orvalho, nem chuva cairá naquele local até a segunda palavra dele. A porta que Deus fecha não adianta vir com trator, com carro forte, com milhares de homens. Porque não há palavra mais poderosa do que a Palavra de Deus. E ali começou uma grande sequidão. E Deus ordenou que Elias morasse junto ao ribeiro e que mandaria corvos para o alimentar de dia e de noite levando carne e pão. E faltou água até no ribeiro. Assim, Elias saiu dali e começou a andar e encontrou com uma viúva. E, no capítulo 17, quando Elias se aproxima dela ele pede água e pão, mas a mulher lhe diz que na sua casa não havia nada a não ser um punhado de farinha e uma botija com um pouco de azeite. Dos personagens que aparecem nesse texto Acabe representa o líder, Jezabel representa satanás, Obadias representa o servo de Deus e Elias representa a igreja. A bíblia diz que Elias era um profeta e nós somos profetas nesse mundo.


1. Podemos aprender que, independente da luta que o mundo esteja passando, independente das circunstâncias, nós somos profetas de Deus e quando abrimos a boca é o próprio Deus que fala através da sua palavra. Podemos aprender também que, ainda que haja sequidão na terra, se você tem um pouquinho Deus faz a prosperidade crescer na despensa por sua causa, assim como fez através de Elias na vida daquela mulher. Independente de como esteja a sua despensa Deus manda te dizer que ela vai encher e tu terás pra repartir.


2. Deus traz vida aonde há morte. A bíblia diz que depois deste milagre esta mulher vai até Elias e diz que seu filho está morto. Elias pega a criança e leva ao quarto e clama a Deus para que a alma da criança entre nela de novo. Quando estamos numa situação difícil parece que a nossa oração não vai subir e que a nossa promessa não vai acontecer. Se o diabo está dizendo que a sua terra é morta e que você está morto espiritualmente não acredite. Se Deus te prometeu algo Ele vai cumprir porque as suas promessas não estão nas mãos de homens, mas sim, nas mãos de Deus e é Ele que vai cumprir. Então, Elias desceu com a criança nos braços e a mulher lhe disse: " Agora vejo que tu és homem de Deus". Quando pensamos que a nossa promessa está nas mãos do homem já estamos derrotados. O Deus a quem servimos conhece todas as coisas e sabe do que precisamos e jamais dividirá a sua glória com homem algum. Vemos que o profeta foi pra ser abençoado e quem foi realmente abençoado foi a mulher e seu filho. A bíblia diz que não havia nada que alguém pudesse fazer para livrar Israel daquela sequidão. A sequidão tem início e fim. O mesmo Deus que falou através do profeta da sequidão é o mesmo que fala que virá alguma coisa boa naquele lugar. Elias se encontra com Obadias e este vai falar com Acabe que Elias quer falar com ele. E a história de Israel começa a mudar porque Deus começou a intervir em favor de Israel.


3. Deus quer nos levar ao monte. A palavra de Deus nos fala que quando Elias se apresenta pela 2ª vez a Acabe ele lhe diz que Deus manda dizer que virá chuva na terra e que, portanto, ele iria subir no monte. Deus quer te levar ao monte para que você veja seu problema lá de cima e veja quão pequeno ele é mediante a grandeza de Deus. Basta que você tenha uma promessa de Deus na sua vida para que a história dela comece a mudar. Aquele que prometeu é fiel para cumprir! Elias reuniu os profetas e os levou ao monte. Os profetas de Baal clamaram para que ele fizesse algo, pois, aquele que enviasse fogo ao altar seria o Deus verdadeiro, conforme disse Elias. E nada foi feito por Baal. Então, Elias toma autoridade naquele lugar. E, Deus está dizendo: Tome autoridade na sua vida. Quem está conduzindo a sua vida? É o seu patrão? São as dívidas? Não pertencemos a homens. Somos lavados e remidos pelo sangue de Jesus. Ele nos comprou por um alto preço na cruz do calvário. Quem te chamou foi Deus, quem te conduz é Deus. E ai do homem que colocar as mãos em um dos seus pequeninos. Elias, então, pega 12 pedras, que representam as 12 tribos de Israel e concerta o altar. Deus está te dizendo : Repare o altar, comece a pegar as pedras que estão longe e o torne santo que você verá uma grande chuva sobre a sua vida. Ele reparou o altar e começou a clamar a Deus para que Ele derramasse fogo para que vissem que Ele era Deus. Peça pra que o Senhor derrame fogo sobre a sua vida, sobre a sua casa, seus bens, seus filhos, sua família. E o fogo de Deus veio e queimou todo aquele local. E viram que Ele era Deus.


Elias se ajoelha e manda que o moço vá na beira do mar e veja o que ele verá. A circunstância pode estar te dizendo que não tem jeito, que não terá solução. A sua resposta, porém, não está nas mãos dos homens. Quando o moço volta na 7 ª vez ele responde a Elias que ele vê uma pequena nuvem do tamanho da mão do homem . E Elias diz pra Acabe correr que vem grande chuva. Quando a promessa de Deus começar a se cumprir vai ser tanta benção que você verá prosperidade de um lado e de outro, na frente e atrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário