quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A Síndrome de Judas - Pr. Eliezer de Assis

Domingo, 20 de Setembro de 2009
Preletor: Pr. Eliezer de Assis
Ref.: Mt 26.14-16
Tema: A Síndrome de Judas


Um dos primeiros atos de Jesus foi escolher doze homens simples, mas de dignidade para fazer parte deste importante grupo do qual seria originada a igreja do Senhor na terra. Entre estes homens estava Judas. Ele cometeu um ato que marcou a história. Judas é um personagem conhecido por todos. Crentes e não crentes.

Jesus Cristo tinha 3 anos e meio de missão e tudo estava pronto. Era chegado o tempo de se cumprir o plano de Deus para a humanidade. Judas traiu Jesus e o preço da traição foram 30 moedas de prata. O preço de um escravo foi o valor que Judas negociou Jesus.

Perguntamos-nos como Judas foi capaz de trair Jesus dessa forma. Em um tribunal, o condenaríamos à morte. Somos assim precisos em encontrar os erros dos outros e somos míopes para enxergar os nossos próprios erros.

Mas assim como Judas, nós também muitas vezes negociamos a nossa fé e Jesus Cristo na nossa vida. Quantas moedas recebemos quando inocentemente negociamos Jesus Cristo em nossas vidas? Negociamos Jesus por delírios espirituais, euforias ilusórias e passageiras ou pela atrofia espiritual. Há muitas formas de negociar e trocar Jesus com o mundo. Por desejos, vontades e ilusões. Até mesmo deixar Jesus de lado é uma traição.

Judas andou com Jesus e deveria ter adquirido o caráter de Cristo, mas na primeira oportunidade ele negociou Jesus. O caráter define quem você é. Ás vezes nos falta caráter para dizermos quem somos e que pertencemos a Cristo. O seu caráter cristão determina que você é de Cristo. A presença de Jesus Cristo na tua vida te dá um novo caráter.

Judas negociou Jesus por 30 moedas de prata. Mudaram as moedas, mudaram os Judas. A atitude de Judas foi ruim e negativa e assim também é em nossas vidas. Atitude é uma escolha. Chamo-te hoje a ter um caráter e uma atitude de homem e mulher de Deus. Faça o que é certo, para a glória do Senhor. "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mt. 6.33) Nosso maior problema é não percebemos as moedas e não vermos por quanto temos negociado Jesus. Eis algumas moedas de nossos dias:

1) Nós trocamos Jesus pelas moedas das prioridades profissionais.

Jesus só é lembrado na hora da necessidade. Seja qual for a circunstância, Jesus tem que estar na sua mente 24 horas por dia.

2) Nós trocamos Jesus pelos nossos desejos.

É preciso ter atitude. A atitude é o espelho do nosso caráter. E quem você é, define quem você atrai. Se você investe no pecado, o pecado investirá em você e você sofrerá as conseqüências disso. Para toda a ação há uma reação.

No Antigo Testamento, quando Israel respeitava a justiça e direito divinos, havia Shalon (paz e prosperidade). Mas quando Israel vivia uma vida de injustiça e infidelidade a Deus, eles sofriam as conseqüências. Este é o princípio de colher o que se planta.
Deus te escolheu e quer que você tenha uma vida digna com o caráter cristão. Quando agimos de forma errada, o erro volta-se para nós. Mas quando nos voltamos para o Senhor, suas bênçãos nos acompanham.
Talvez não estejamos traindo Jesus por moedas, mas por deixá-lo de lado, ou por não corresponder à Sua santidade. Por isso sua atitude é um espelho que mostra quem você é. Volte para o Senhor em primeiro lugar e não negocie Jesus com ninguém e nem por nada neste mundo. Lute a cada dia para ter Jesus em sua vida e em seu coração. Ele é o Senhor das nossas vidas.
Não basta apenas ter atitude, é preciso ter coragem. A coragem começa em nosso interior. Quando Jesus Cristo está no trono do seu coração você será bem resolvido e vencerá toda a guerra interior. Quando você entender quem é Jesus Cristo na tua vida, você vai parar de se justificar e de culpar os outros por seus desvios de caráter.
Deixa Jesus entrar na tua vida e seja bem resolvido por dentro, com o caráter de Cristo e não negocie Jesus por nada, pois quem tem Deus tem tudo.
Coragem é fazer o que se tem medo de fazer. Tem que ter coragem para se dizer não ao pecado e ao mundo e sim para Deus. Sua vida se expande na proporção da sua coragem. O fundamental para que isso aconteça é voltar-se radicalmente para Jesus.
3) Trocamos Jesus pela moeda do orgulho próprio.

Deixamos de trabalhar na igreja quando nos magoamos com alguém. Pare de lamúrias e diga para Deus: Eis-me aqui. Pare de negociar Jesus pelo orgulho próprio.

4) Nós trocamos o servir a Jesus em detrimento de outras coisas.

Não temos mais tempo para servir a Deus. O Senhor é o nosso pastor, mas, e nós como servos, o que estamos dispostos a fazer para Ele?

Devemos ser honestos para admitirmos que, como Judas temos barateado aquilo que não tem preço. Antigamente as moedas eram de prata, hoje são inúmeras e imperceptíveis. E devemos estar atentos para não negociarmos a Jesus por nada.
Se passamos pelo fogo, é para amadurecermos e nos tornarmos mais puros. Há fogo que vem de fora e de dentro. O fogo nos tenta a deixarmos Jesus. As circunstâncias difíceis da vida são necessárias para o nosso crescimento. Quem se recusa a crescer e amadurecer, troca Jesus por qualquer coisa. Mas quando passamos pelo fogo e não negamos Jesus, saímos do outro lado mais fortes e com o caráter renovado. Vale a pena ser fiel a Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário