Referência Bíblica: Mc 1.9-13
Tema: O Batismo de Jesus e as contradições da vida cristã
A palavra `batismo` no original grego significa mergulhar, imergir. O batismo é uma das ordenanças de Jesus à igreja."Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mt 28.19) O batismo é o simbolismo da nossa união com Cristo. É a confissão pública do que ocorreu em nosso interior. Simboliza a nossa morte para o mundo e a ressurreição para Cristo. É no batismo que nos tornamos membros da igreja local. No texto lido Jesus é batizado. João Batista pregava o batismo do arrependimento, mas Jesus não tinha pecados para serem perdoados. Mesmo assim, Ele foi batizado para ser um exemplo para nós cristãos.
Os eventos vividos por Jesus em seu batismo e depois em seu período no deserto simbolizam as contradições da vida humana e da vida cristã. Jesus nos ensina como passar por essas situações e tirar proveito das contradições da vida.
Primeira lição: Existem dias de céus abertos, mas também existem dias de portas fechadas.
Passar por dias de céus abertos, não isenta ninguém de passar por dias de portas fechadas. Dias de tristeza, doença, escassez e dificuldades. "No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele." (Ec 7.14)
Todos gostamos de viver apenas dias de felicidade, mas a vida humana é regida por contradições. O mesmo Deus que abre as portas para abençoar, é o mesmo Deus que fecha as portas, porque Ele é soberano. Isso não significa que Deus nos abandona, porque Ele está no controle de todas as situações. O mesmo Deus que exaltou Jesus no batismo, o impeliu para o deserto para ser tentado por satanás por 40 dias.
Se você está vivendo dias de céus abertos, aproveite. Nos dias em que as portas se fecharem, continue glorificando ao Deus que está no controle. Porque Ele faz tudo perfeito, para a glória do Seu santo nome. Se as portas estiverem fechadas, saiba que os céus também se abrirão para você. Ele te unge para vencer a tentação do diabo no deserto. E pelo poder da Sua Palavra te garante a vitória.
Na teologia há o que chamamos de "bênção comum", Deus manda sol e chuva sobre justos e ímpios. O mesmo Deus que abre os céus, também fecha as portas. Ele é soberano e nunca vai te decepcionar, pois Ele faz tudo formoso no seu devido tempo.
Segunda lição: O mesmo Espírito que nos unge, é o mesmo espírito que nos leva para a batalha espiritual.
A unção de Deus em nossas vidas é a capacitação para a prova e para as batalhas espirituais. O batismo com o Espírito Santo é um revestimento de poder, uma unção para nos preparar para grandes batalhas espirituais e para sofrermos pela causa de Cristo. A vida cristã também é feita de lutas, mas maior é o que está em nós do que o que está no mundo.
No texto lido observamos que o batismo e a batalha espiritual andam juntos. Ao nos ungir, o Senhor está nos destinando à guerra, ao campo de batalha espiritual. Ele nos unge para a batalha, não para sermos derrotados, mas para termos vitória em Seu santo nome. Davi não foi ungido apenas para tocar harpa, mas para vencer gigantes, ursos e leões. Paulo não foi ungido apenas para ter visões, mas para lutas e açoites. Daniel não foi ungido apenas para ter visões escatológicas, mas para enfrentar a cova dos leões. Nós não fomos ungidos apenas para dias de céus abertos, mas para enfrentarmos lutas e sairmos vitoriosos para a glória do Senhor. Porque Ele está conosco em qualquer situação. Diante dos desafios da vida, vença por Cristo que te ungiu para vencer.
"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." (Sl 23.4)
Terceira lição: A nossa vida é entre feras e anjos.
Na vida cristã há anjos a nosso redor, mas o diabo anda ao derredor, buscando a quem possa tragar e os demônios tentam nos fazer pecar. Há até mesmo irmãos querendo nos prejudicar. A vida cristã não é só alegrias e vitórias, mas também lutas, tristezas, doenças e adversidades. Feridas e dor em meio à beleza.
"Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta?" (Ec 2.2)
Nós passamos por lutas para crescer e amadurecer espiritualmente. Apesar dos ataques do inimigo, somos protegidos pelo Senhor. Mesmo que sejamos invejados e humilhados, Ele nos exaltará. Como Daniel podemos dizer que vivemos entre feras e anjos, mas Deus está conosco. Ele nos fortalece, sustenta e ajuda. Nos guarda e tem propósitos para nós, pois a nossa vida é para a glória do Senhor.
Se até Jesus foi tentado e perseguido, muito mais nós também seremos. Mas Ele também foi ungido para pregar, curar e fazer milagres e assim também nós seremos. O importante é que Jesus foi obediente até cumprir todo o propósito de Deus para nós. E importa que nós também o cumpramos, glorificando o nome do Senhor em todas as situações.
Deus não nos ungiu para sermos derrotados, mas para vencermos todas as lutas e tribulações. Então, cumpramos o propósito do Senhor. Com céus abertos, ou com portas fechadas, glorifique ao Senhor, porque Ele é soberano e te garante a vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário