terça-feira, 16 de junho de 2009

O QUE CANSA A ALMA DO HOMEM

Domingo, 19 de Abril de 2009
Preletor: Pr. Eliezer de Assis
Referência Bíblica: Mt. 11.25-30
Tema: O que cansa a alma do homem.

Neste pequeno texto lemos sobre uma das mais importantes verdades bíblicas. Lemos sobre o jugo de Jesus.

No mundo moderno somos bombardeados por todos os lados. Até o ar está difícil de se respirar. De um lado o edonismo, a vontade de fazer algo que agrada o homem, de outro, a desilusão de sonhos não concretizados.

O judaísmo era uma religião que depositava uma carga sobre as pessoas. E Jesus fala de jugo, fardo e troca. Fala de negociar com Ele. Muito estão precisando negociar com Cristo. São tantas preocupações e nos perguntamos: Até quando Senhor? Hoje o Senhor te propõe uma troca.

Não só os animais, mas também os homens carregavam jugo como exercício de escravidão. Os homens carregavam cargas como os animais, pois era sua tarefa como escravos.

O jugo era curvo com almofadas nas pontas, para aliviar a dor do animal ou do homem. Tinha dois cestos, um de cada lado, que faziam com que o homem ou o animal que o carregassem, andassem curvados. Muitos hoje ainda andam curvados carregando o jugo das preocupações e dos problemas. A verdade é que a nossa alma só pode descansar em Jesus Cristo. Eis alguns fardos que o ser humano carrega:

1) O fardo do pecado. (Rm. 6.23)
O pecado trabalha em nós e tem até salário. O salário do pecado é a morte. O pecador está cansado do pecado, mas não consegue parar de se destruir. Mas Jesus Cristo deu a vida pelos teus pecados e Seu sangue tem poder para te purificar. O sangue de Jesus te purifica e o pecado não tem mais vez na tua vida.
Nossos pecados nos afastam de Deus. O pecador não herdará o Reino dos Céus. Mas Jesus morreu para te redimir. O fardo carregado pelo homem pode ser o pecado, mas hoje o Senhor Jesus Cristo te chama. Abra o teu coração para Ele. Arrependa-se e o sangue de Jesus te purificará de todo o pecado.

2) O fardo do "EU"
"EU" cuida bem de "EU", mas "EU" continua preocupado com "EU". Vive ansioso e angustiado. Os cuidados com o "EU" cansam o homem. São um fardo cada vez mais difícil de se carregar.

Deixe hoje o teu fardo ao pé da cruz e o Senhor te aliviará. A preocupação com o "EU" é algo daqueles que não servem a Deus. Pois quando o Senhor entra em nossas vidas, a primeira coisa que Ele começa a tratar é o "EU".

Ao invés de enxergar apenas o problema no próximo, comece a olhar e examinar a si mesmo. Deixa Deus trabalhar no teu interior. Porque quando Ele está em nossas vidas, nós olhamos para o próximo com amor. Não o idealizamos, mas o vemos como uma completude de nós mesmos. Pare de cuidar do "EU" de maneira excessiva.

A família e o trabalho não podem ser um fardo. Fardo é desgraça. Pare de ficar amaldiçoando aquilo que Deus te deu para ser bênção. Fardo é o que o diabo deseja colocar sobre a tua vida. Mas troque hoje o teu fardo com Jesus!

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."(Mt.11.28-30)
Muitas almas estão cansadas. A troca de fardo com Jesus (O pecado por Sua libertação, o "EU" pela vida de Cristo em nós) pressupõe algumas coisas:

1) (Fl. 2.5) Eu devo ter o mesmo sentimento que existia em Jesus. Ele se esvaziou tomando a forma de servo. Devemos nos livrar do orgulho e da soberba e reconhecer Deus como o Senhor de nossas vidas.

2) (I Pe. 2.21) Você foi chamado para uma vida diferente, não para ficar debaixo de um fardo, ou oprimido por demônios. Fomos libertos, creia nesta palavra. O Senhor Jesus te libertou!

Você não foi chamado para ficar sobrecarregado de problemas, mas para ser exemplo de Jesus Cristo para esta geração. A marca de Jesus na tua vida, substituiu o fardo do pecado pela liberdade do Senhor. Você não precisa ser escravo do pecado. Você é livre para dizer não. Você é um exemplo de Cristo.

Se sou exemplo, tenho que seguir as suas pisadas. É difícil, mas não impossível, pois Ele enviou o Consolador, o Espírito Santo de Deus para nos capacitar a resistir às tentações e vencer o pecado. Confia no teu Deus.

Mas se você pecar, prostre-se diante do teu Deus e troque o fardo, pois sobre você não pode mais haver carga, pois o sangue de Cristo já te purificou de todo o pecado. (I Jo. 2.6) Este é o princípio da imitação como norma de vida espiritual. Andar como Jesus andou. Olhe para dentro de você e peça socorro a Jesus Cristo. Disse Jesus: Tomai o meu jugo.

Talvez você esteja cansado, preocupado, angustiado, perplexo. Saiba que o jugo de Jesus é suave e o seu fardo é leve. Ele hoje te convida a receber um jugo diferente. Deixe seu fardo no altar, pois hoje é dia de descansar a nossa alma em Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário