sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A decisão de querer ouvir a voz de Deus. - Pra. Luciene Soares

Domingo, 13 de Setembro
Preletora: Pra. Luciene Soares
Referência Bíblica: Nm 10.29-36
Tema: A decisão de querer ouvir a voz de Deus.




 Lendo este texto, vemos que Hobabe percebeu rapidamente a escolha que deveria fazer. Ele conhecia bem seu cunhado Moisés. Hobabe nada questionou, nem seguiu seu coração, mas fez a escolha que apontava para o coração e a vontade de Deus.

Assim como a União feminina do CEI, Israel também era um povo que desejava acertar e dedicava ao Senhor todos os seus passos no deserto. Moisés precisava da ajuda do Senhor para não se perder na caminhada e assim também somos nós. Estamos em um deserto e devemos aprender a identificar a voz do Senhor para usarmos nossa liberdade com sabedoria.

A vida nos leva a momentos de decisão e há dias em que não podemos errar. Por isso, devemos fazer como Moisés, parar e perguntar ao Senhor o que devemos fazer.

Muitas vezes tomamos decisões erradas das quais nos arrependemos depois. Falamos algo errado na hora certa, ou mesmo algo certo na hora errada. Usar a palavra certa é uma arte. A nossa maior decisão deve ser a de querer ouvir a voz do Senhor. Porque quando a ouvimos, sabemos exatamente que decisão tomar.

"chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me." (Gn 3.9,10)

Assim como o Senhor procurou e chamou Adão pelo nome, Ele continua a nos procurar e nos chamar pelo nome. A voz do Senhor é mansa e suave e devemos decidir ouvi-la para que não a confundamos com as muitas vozes que nos cercam.

"Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." (Jo 15.15)

Jesus nos chama de amigos. Isso porque o que Ele ouve do Pai, Ele conversa conosco. Não há explicação porque Ele deseja conversar conosco, mas assim foi desde o Gênesis. Jesus deixa bem claro que Ele quer compartilhar coisas conosco e conversar. Então faça a escolha de ouvir a voz do Senhor. Ele quer conversar com você.

Mas por que Ele deseja conversar conosco? Quando oramos, nos colocamos em uma posição de servo e Senhor. Mas Ele quer nos levar a um grau mais profundo, a um grau de amigos.

O que um amigo faz quando encontra o outro? Ele coloca o papo em dia. Ele fala da sua vida e o outro tem prazer em ouvir e falar da sua vida também. Feliz é aquele que tem um amigo. Pois pode compartilhar de coisas grandes e de coisas pequenas também. Há prazer em compartilhar as coisas e é esta relação que Jesus quer ter conosco. Ele disse: Tudo o que o Pai fala comigo, eu falo com vocês, porque são meus amigos. Mas o pecado tem nos impedido de ouvir a voz de Deus. O Senhor quer que façamos as escolhas certas e a escolha número um é abrir os ouvidos para ouvir a Sua voz.

É impossível que alguém que ouve a voz do Senhor não seja guiado para um caminho de bênção. Mesmo em meio à tribulação, não nos sentimos abandonados, pois sabemos que estamos caminhando rumo à bênção.

O Senhor quer conversar e falar diretamente conosco. Deus não manda recados. Ele quer que desenvolvamos um relacionamento com Ele para que Sua voz seja ouvida diretamente nos nossos ouvidos.

Em Gênesis, Adão ouviu a voz do Senhor e teve medo. Muitas vezes ouvimos a voz de Deus e tememos. Quando Ele quer nos avisar que haverá espinhos no caminho, nós fingimos que não ouvimos.

"Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo." (At. 7.56,57)

Neste texto, para não ouvir, eles gritavam e tampavam os ouvidos para abafar a voz do inocente.

Ou, como Samuel, muitas vezes ouvimos a voz de Deus, mas não entendemos, não conseguimos identificar a voz do Senhor nos chamando.

O Senhor quer te chamar e está te chamando, muitos estão ouvindo, mas não entendem. Outros erraram, e precisam de conserto, assim como Adão e Eva, para não precisar mais ter medo da voz do Senhor.

O Senhor nos diz para amar nosso próximo. Amar mesmo aqueles que não nos agradam. Para conseguirmos isso, precisamos do amor de Deus que já está em nós. Muitas vezes preferimos não entender a abrir mão de nós mesmos para que o amor de Deus possa aparecer.

O Senhor quer que paremos de pensar na nossa vontade e comecemos a pensar na vontade dEle e nos assuntos dEle. Mas para isso, precisamos estar em comunhão com Deus, ou o assunto não nos agradará.

Mas que tipo de assunto eu tenho, para que o Senhor venha conversar comigo? Que grau de amizade eu tenho com Deus? Qual o assunto que Deus vai falar comigo? Será que Ele pode confiar assuntos sérios a mim?

O Senhor busca a mim e a você para conversar. Escolha hoje ouvir a Sua voz e não perca a oportunidade de viver esta grande amizade com o Senhor. Ele quer conversar. Ele está caçando um amigo. Abra o seu ouvido e não permita que o erro venha a te impedir de viver essa amizade com o Senhor. Se você errou, o Senhor é misericordioso. Peça perdão e Ele irá restaurar a tua comunhão com Ele. Não tente ignorar a voz do Senhor gritando por causa dos teus problemas. Não permita que nenhum grito te impeça de ouvir a voz do Senhor, ou como Samuel, não fique sem entender que é o Senhor quem está te chamando. Samuel estava na casa de Eli, um profeta que não tinha mais o privilégio de ouvir a voz do Senhor. E não há nada pior do que, alguém que já tenha ouvido a voz do Senhor, não poder mais ouvi-la. Misericórdia é o que devemos pedir ao Senhor. Pois só ouvindo a Sua voz é que sabemos o que escolher e como viver.

Uma igreja que ouve a voz do Senhor obedece ao seu pastor e não se rebela. O braço do Senhor é mais forte que todos e é Ele quem decide as coisas. Façamos como o cunhado de Moisés. Tomemos a posição de fazer as escolhas certas, porque certamente, das nossas escolhas colheremos as nossas bênçãos mais tarde.

Escolha hoje ouvir a voz do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário