sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pesquisa revela que renascimento da religião está mais presente no Brasil que na maioria dos países







Com mais de 20 tatuagens estampadas no corpo, dois piercings no nariz e um alargador de orelha, a paulistana Fernanda Soares Mariana, de 19 anos, parece estar montada para um show de rock. Apenas a Bíblia que ela carrega nos braços sugere outro destino.

Fernanda, a despeito do visual, está pronta mesmo é para encontrar Jesus. “A igreja não pode julgar. Ela tem de estar lá para transformar sua vida, e não sua aparência”, afirma. A igreja que Fernanda escolheu não a julga pelo figurino. Numa noite de domingo, no templo da Bola de Neve Church do Rio de Janeiro, o que se vê são fiéis vestindo bermudas e camisetas com estampas de surfe. Boa parte exibe tatuagens como as de Fernanda.

No altar, uma banda toca música gospel, enquanto a vocalista grita o refrão “Jesus é meu Senhor, sem Ele nada sou”. Na plateia, cerca de 300 pessoas acompanham o show em catarse, balançando fervorosamente ao som da música. A diaconisa Julia Braz, de 18 anos, sobe ao palco de cabelo escovado e roupa fashion. Põe a Bíblia sobre uma prancha de surfe no púlpito e anuncia: “O evangelismo tá bombando!”. Amém.

Cultos voltados para os jovens, como a igreja da Bola de Neve, revelam um fenômeno: mostram que o jovem brasileiro busca formas inovadoras de expressar sua religiosidade. Em 1882, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche assinou a certidão de óbito divina com a célebre afirmativa: “Deus está morto”. Para ele, os homens não precisariam mais viver a ilusão do sobrenatural. Nietzsche não foi o único.

O anacronismo da fé religiosa era uma premissa do socialismo. “A religião é o ópio do povo” está entre as frases mais conhecidas de Karl Marx. Para Sigmund Freud, a necessidade que o homem tem de religião decorreria de incapacidade de conceber um mundo sem pais – daí a invenção de um Deus.

A influência de Marx e de Freud no pensamento do século XX afastou gerações de jovens da fé. Mas a derrocada do socialismo e as críticas à psicanálise freudiana parecem ter deixado espaço para a religiosidade se manifestar, sobretudo entre os jovens. “Aquilo que muitos acreditavam que destruiria a religião – a tecnologia, a ciência, a democracia, a razão e os mercados –, tudo isso está se combinando para fazê-la ficar mais forte”, escreveram John Micklethwait e Adrian Wooldridge, ambos jornalistas da revista britânica The Economist, no livro God is back. Para os jovens, como diz o título do livro, Deus está de volta.

Ou, nas palavras da diaconisa Julia, “está bombando”.
Uma pesquisa feita por um instituto alemão mostra
que 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem
religiosos e 65% afirmam ser “profundamente religiosos”

Uma pesquisa inédita do instituto alemão Bertelsmann Stifung, realizada em 21 países, revela que esse renascimento da religião está mais presente no Brasil que na maioria dos países. O estudo mostra que o jovem brasileiro é o terceiro mais religioso do mundo, atrás apenas dos nigerianos e dos guatemaltecos.

Segundo a pesquisa, 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam que são “profundamente religiosos”. Noventa por cento afirmam acreditar em Deus. Milhões de jovens recorrem à internet para resolver seus problemas espirituais. Na rede de computadores, a diversidade de crenças se propaga como vírus. “Na minha geração só sabia o que era budismo quem viajava para o exterior”, diz a antropóloga Regina Novaes, da Universidade de São Paulo e ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude. “Hoje, com a internet, o jovem conversa com todo o mundo e conhece novas religiões.

A internet virou um templo.” Mais talvez do que isso, ela se converteu no veículo ideal de uma religião contemporânea e desregulada, que pode ser exercida coletivamente sem sair de casa e sem submeter-se a qualquer disciplina.

Trecho da matéria Deus é Pop.

Fonte: Revista Época

Recuperando os Valores Perdidos - Pr. Douglas Freitas

Domingo, 18 de Janeiro de 2009
Preletor: Pr. Douglas Freitas
Referência bíblica: Lc 15.8-10
Tema: Recuperando os Valores Perdidos.

Estamos no terceiro domingo de 2009 e, mesmo ainda sendo o início do ano, muitos começam a se deparar com as primeiras adversidades em suas vidas. Alguns já se preocupam se este será mais um ano de tribulações. E talvez questionem o porquê de tantas lutas e provações.

Não percebemos que, talvez estejamos perdendo valores espirituais em nossa vida cristã. Temos deixado de orar e de ler a Palavra de Deus. Não nos santificamos, ou somos assíduos aos cultos como antes. Estamos perdendo valores, aderindo à onda do "tô nem aí". Nos tornando indiferentes até mesmo ao sofrimento alheio.

Não entendemos por que as coisas começam a se estagnar, retroceder e não avançam em nossas vidas. Isso acontece quando perdemos valores. Se você deseja ter um ano vitorioso, faça uma auto-análise para ver se perdeu algum valor e recupere-o para que o Senhor possa te abençoar.

A parábola lida, fala de uma mulher que havia perdido uma de suas dez drácmas. A Bíblia relata que, mesmo ela ainda tendo nove drácmas, ela fez de tudo para encontrar a drácma perdida. Acendeu a luz, varreu a casa, arrastou os móveis. Na Grécia antiga a drácma era um valor monetário. Ou seja, ao perde-la, aquela mulher estava perdendo um valor. Mas ela não se conformou em ficar com apenas nove, ela quis recuperar o valor perdido.

Em nossa sociedade, as pessoas estão perdendo valores e estão em crise. Não há mais o temor a Deus. As orações e a Palavra de Deus são desprezadas. Valores morais, familiares e profissionais estão sendo perdidos e as pessoas "não estão nem aí".

Muitos crentes estão tão envolvidos com as coisas do mundo que, não conseguem mais ler a Bíblia, nem tem tempo para orar. Perderam os valores morais, praticam a fornicação, falam palavras torpes, freqüentam lugares mundanos, adulteram. Deixaram de lado a prática do jejum e da adoração a Deus. Trocaram os louvores do Rei, pela música do mundo.

A sociedade tem se corrompido com pornografia, adultério, homossexualismo, lesbianismo, com leis de descriminização do aborto. Aumenta-se o número de divórcios, de corrupção no governo. Há falta de amor, respeito, amizade e companheirismo. Temos visto a sociedade se degradando e se autodestruindo pela falta de valores.

Aquela mulher perdeu uma drácma, um valor. Ela não se acomodou. No entanto, existem muitos crentes que têm se acomodado e estão enlaçados pelo pecado. E o pecado faz separação entre Deus e o homem.

Hoje o Senhor te diz que tem um plano para você, mas é necessário você despertar e recuperar o valor perdido para que o Senhor possa operar em sua vida. Se você quer ser bem-sucedido, deve estar em sintonia e compromisso com Deus e com Sua Palavra. As coisas deste mundo vão passar, mas a comunhão com Deus nos levará à vida eterna, pois aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.

Aquela mulher queria suas dez drácmas. Ela não sossegou enquanto não recuperou o seu valor. Observando sua procura, podemos aprender algumas lições para que também possamos recuperar o valor perdido:

1ª) Decida você mesmo recuperar este valor e seja um vencedor para a glória de Deus.

Ela não transferiu para ninguém a responsabilidade de recuperar o valor que ela havia perdido. Muitos crentes têm transferido a responsabilidade pela perda de um valor que é de sua responsabilidade. Se você perdeu um valor, não coloque a culpa nos outros. Lute você, para recuperar o valor perdido e Deus te dará vitória. Seja responsável, decida que você vai lutar e, com a ajuda de Deus, vai recuperar o seu valor.

Deus quer te dar um ano vitorioso, se arrependa, peça perdão e vá a luta para a glória de Deus.

2ª) Valorize as pequenas coisas.

Ela havia perdido uma drácma, mas ainda possuía nove. Mas o valor perdido era importante para ela. Também devemos dar valor aos detalhes, eles são importantes. "Seja fiel no pouco e sobre o muito te colocarei". Os outros podem não te valorizar, mas o Senhor te honrará.

3ª) Não temos que aceitar perder como algo rotineiro.

Nem sempre as coisas acontecem conforme os nossos planos, pequenas perdas fazem parte da vida e nos levam a lugares maiores. Mas o crente não deve aceitar a perda como algo comum. Somos mais do que vencedores e se algo não saiu como desejávamos, Deus irá nos surpreender, fazendo algo além do que pedimos ou pensamos.

Assim como aquela mulher não aceitou a perda, não devemos aceitar. Ela procurou, varreu a casa, mexeu no tapete, arrastou os móveis. Tem muita gente se conformando e aceitando as perdas como algo normal. Não aceite perder, Deus é contigo.

4ª) Seja humilde para você recuperar o valor.

O orgulho, muitas vezes nos impede de recuperar o valor perdido. Aquela mulher se humilhou, se abaixou, varreu, trabalhou com esforço para encontrar seu valor perdido. Ore mais, se humilhe. "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;" (I Pe 5.6) Busque a dependência, a graça e a ajuda de Deus. Seja humilde para reconhecer seus erros e pedir perdão.

5ª) Seja determinado, perseverante e persistente.

Se não encontrou na primeira, segunda ou terceira vez, não desista, continue tentando, buscando e procurando até encontrar. "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á." (Mt 7.7,8) Insista, bata, peça, busque. Deus é contigo e você irá encontrar o seu valor. Acenda a luz, não achou? Se abaixe, varre a casa, mova os móveis. Seja determinado e você achará o seu valor perdido.

6ª) Acenda a candeia. Faça com que em sua casa haja luz.

Hoje, Deus está te alertando. Saia das trevas, acende a luz da tua vida espiritual e você vai recuperar este valor perdido para a glória de Deus. A luz é fundamental. "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Sl 119.105) Acenda a luz da Palavra de Deus em sua vida e o valor retornará para a glória do Senhor. Através dela, podemos discernir entre o certo e o errado e os valores são facilmente encontrados e recuperados. A Palavra de Deus irá te direcionar e te levar à vitória.

Recupere os valores perdidos antes que você caia na apatia. Quando aquela mulher recuperou seu valor, ela chamou as vizinhas para celebrar. Quando você recuperar o seu valor perdido, haverá alegria e todos verão a glória de Deus em sua vida.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Estudos de teologia e filosofia em seminários poderão ser convalidados em cursos de graduação



O Senado Federal aprovou, em turno suplementar, na noite desta terça-feira (16), substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 118/2005, que dispõe sobre o aproveitamento de estudos teológicos e filosóficos realizados em seminários nos cursos de graduação correspondentes.

De acordo com a proposta aprovada, os formandos em cursos de filosofia e teologia, com duração mínima de dois anos, realizados em seminários, podem ter seus estudos aproveitados, total ou parcialmente, em cursos de graduação correspondentes. Os pedidos deverão ser avaliados por uma banca examinadora especial encarregada de identificar as correspondências entre os cursos.

Flavio de Mattos / Agência Senado

Evangélicos barram projeto pró-gays no Congresso


A bancada evangélica no Congresso Nacional venceu uma batalha contra os LGBT na semana passada. De acordo com o jornal "Folha de São Paulo" o projeto que cria o Ministério da Pesca e que também criaria um Conselho LGBT de âmbito federal deixou a questão homossexual de lado.

Quando fala das atribuições da Secretaria Especial de Direitos Humanos, o texto não cita homossexuais, mas refere-se à "minorias" de maneira geral. Já a parte que tratava do Conselho LGBT não foi aprovada. Enquanto os evangélicos comemoravam a alteração no projeto, grupos LGBT acusavam o governo de ter usado a questão gay como moeda de troca para aprovar o restante do texto.

Para o estilista e militante Carlos Tufvesson, membro do Conselho LGBT do Rio de Janeiro, a questão LGBT não é prioridade do governo. "Entram milhões de barganhas nas negociações", afirmou.

DEFINIÇÃO DE CRISTO

Nós, perfeitamente unânimes, confessamos um só e mesmo filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito quanto a divindade e perfeito quanto a humanidade, verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, constando de alma racional e corpo consubstancial ao Pai segundo a divindade, e consubstancial a nós segundo a humanidade, em todas as coisas semelhante a nós com excessão do pecado, existente antes dos séculos pelo Pai e gerado segundo a humanidade para nós e para nossa salvação, da virgem Maria.
Um só e mesmo Cristo, Filho, Senhor, unigênito que deve consubstanciar em duas naturezas, inconfundíveis e imutáveis, consubstanciáveis e imutáveis. A distinção das duas naturezas de modo algum é anulada pela união, mas as propriedades de cada natureza permanecem intactas concorrendo para formar uma só pessoa e existência, não dividindo e nem separando mas um só Filho enquanto Deus verbo, Jesus Cristo nos ensinou e o credo dos pais da igreja nos transmitem

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE - Pr. Eliezer Alves de Assis

Domingo: 06/07/2008
Preletor: Pr. Eliezer Alves de Assis
Referência: Fl 4, 10-13
Tema: Tudo Posso Naquele que me Fortalece

Será que realmente tudo posso naquele que me fortalece? Tem-se 4 pontos importantes nessa questão:

Nem tudo que eu quero, eu posso.
Nem tudo que eu posso, eu faço.
Nem tudo que eu posso, eu devo.
Mas tudo que eu preciso, eu posso.

O apóstolo Paulo trata de uma situação específica antes e depois do versículo 13, que não tem nada a ver com obras, nem realizações; ele está falando de sobrevivência. Ele está dizendo como aprendeu a viver, a ficar alegre em situações diversas e adversas. Paulo não está relatando grandes conquistas e realizações. A maior conquista que Deus deu a Paulo, não foi algo que Deus fez por meio de Paulo e sim algo que Deus fez por dentro dele. A maior conquista que Deus pode fazer por nós, é mudar nossa vida, mudar a pessoa internamente. Nós podemos ser pessoas santas, abençoadas por Deus na transformação de nosso caráter. Paulo fala em suas cartas, do velho homem. Quando Deus nos atrai para Ele, quando cedemos Deus começa a fazer um milagre tremendo em nossas vidas e passamos a ser filhos de Deus, há a marca de Jesus em nossas vidas, foi derramado o sangue precioso na cruz do Calvário que nos lavou por dentro e por fora.

O que chamou atenção de Paulo não foi como Deus moveu montanhas por meio de suas orações, mas como Deus mudou o seu coração por meio de Cristo habitando dentro dele.
Será que tudo podemos? O foco de Paulo não é nas realizações, nem habilidades como se ele fosse superior aos homens comuns, o seu foco é mais sob Cristo que lhe dará, para ser fiel à vontade dEle. É aquele que me fortalece que merece o crédito, a glória.

Paulo tinha dom de curar e curou muitas pessoas. Conforme AT 28, 7-9 Paulo cura a ilha inteira. Mas houve situações que ele não pode curar nem o discípulo que estava perto dele, segundo 2 Tm. 4,20. Houve assim situações que Paulo ficou totalmente limitado.

Posso tudo naquele que me fortalece? Sim, dentro dos limites que Deus estabeleceu, estabelece e permite.

Paulo, por exemplo, queria pregar o evangelho na Ásia, mas não foi, pois foi impedido. Indo pregar assim na Macedônia. Assim vemos, que não é o que você quer, e sim o que Deus quer em nossas vidas. Qual seria o problema de Paulo pregar na Ásia? Só Deus sabe essa resposta. Talvez Deus esteja fechando algumas portas na sua vida, ficamos muitas vezes sem entender, surgem vários porquês, mas creia, descanse no Senhor, Ele tem o melhor para nós. Ele sabe de todas as coisas, e conseqüentemente sabe o melhor para nossas vidas.

Tudo posso naquele que me fortalece? Sim, mas quando, como, aonde e com quem Deus quer. Não é porque algo é bom, espiritual e para servir os outros, não quer dizer que Deus vai abençoar. A grande questão é, não é se realmente posso tudo e sim para que Deus está me fortalecendo.

Nós muitas vezes não entendemos certos acontecimentos ou fatos, mas Ele sabe de tudo, de todas as coisas, Ele em qualquer circunstância está no controle e sempre tem o melhor para as nossas vidas.

Deus está sempre conosco, seja qual for a situação; sendo assim não se justifica estarmos angustiados. Pode vir a tribulação, mas nunca se angustie, porque Deus está contigo, vemos isso em 2 CO 4, 8. Temos que olhar somente para Deus, para que possamos avançar, porque se olharmos para homens, podemos ficar perplexos com certas atitudes, afinal homens são falhos. Lembrem-se: o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. Por mais difícil que esteja uma situação, seja ela qual for, fique tranqüilo, mantenha a calma porque é só uma questão de tempo para que você saia dessa situação. Satanás não pode tocar na sua vida.

Mesmo que a situação seja muito complicada e difícil, temos que estar em Cristo. Nem sempre as circunstâncias acabam como queríamos; muitas vezes muitos sonhos que tínhamos, sequer acontecem, muitos relacionamentos terminam, muitas pessoas nos decepcionam, dentre outras coisas, mas mesmo "aparentemente" tudo dando errado, nós temos que nos manter confiantes e ficarmos a mercê de Deus, pois só assim saberemos como é bom ser de Cristo. Mesmo com todas as situações adversas que a vida pode trazer, temos sempre que viver em Cristo Jesus, porque só assim o melhor acontecerá em nossas vidas. Lembre-se sempre: nós já somos vitoriosos em Cristo Jesus.

Não viva emoções mortas e vazias. Saiba que Deus está em sua vida! Repense seus valores. Seja qual for a situação, Deus está em sua vida, então você já é um vitorioso. Ame então a sua vida, pois ela é cheia da graça de Deus. Deus amou você mesmo antes de você existir, como vemos em JO 3, 16: "Porque Deus amou o mundo de tal, maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Reflita nisso, e nunca se esqueça: VOCÊ JÁ É VITORIOSO!

terça-feira, 16 de junho de 2009

O QUE CANSA A ALMA DO HOMEM

Domingo, 19 de Abril de 2009
Preletor: Pr. Eliezer de Assis
Referência Bíblica: Mt. 11.25-30
Tema: O que cansa a alma do homem.

Neste pequeno texto lemos sobre uma das mais importantes verdades bíblicas. Lemos sobre o jugo de Jesus.

No mundo moderno somos bombardeados por todos os lados. Até o ar está difícil de se respirar. De um lado o edonismo, a vontade de fazer algo que agrada o homem, de outro, a desilusão de sonhos não concretizados.

O judaísmo era uma religião que depositava uma carga sobre as pessoas. E Jesus fala de jugo, fardo e troca. Fala de negociar com Ele. Muito estão precisando negociar com Cristo. São tantas preocupações e nos perguntamos: Até quando Senhor? Hoje o Senhor te propõe uma troca.

Não só os animais, mas também os homens carregavam jugo como exercício de escravidão. Os homens carregavam cargas como os animais, pois era sua tarefa como escravos.

O jugo era curvo com almofadas nas pontas, para aliviar a dor do animal ou do homem. Tinha dois cestos, um de cada lado, que faziam com que o homem ou o animal que o carregassem, andassem curvados. Muitos hoje ainda andam curvados carregando o jugo das preocupações e dos problemas. A verdade é que a nossa alma só pode descansar em Jesus Cristo. Eis alguns fardos que o ser humano carrega:

1) O fardo do pecado. (Rm. 6.23)
O pecado trabalha em nós e tem até salário. O salário do pecado é a morte. O pecador está cansado do pecado, mas não consegue parar de se destruir. Mas Jesus Cristo deu a vida pelos teus pecados e Seu sangue tem poder para te purificar. O sangue de Jesus te purifica e o pecado não tem mais vez na tua vida.
Nossos pecados nos afastam de Deus. O pecador não herdará o Reino dos Céus. Mas Jesus morreu para te redimir. O fardo carregado pelo homem pode ser o pecado, mas hoje o Senhor Jesus Cristo te chama. Abra o teu coração para Ele. Arrependa-se e o sangue de Jesus te purificará de todo o pecado.

2) O fardo do "EU"
"EU" cuida bem de "EU", mas "EU" continua preocupado com "EU". Vive ansioso e angustiado. Os cuidados com o "EU" cansam o homem. São um fardo cada vez mais difícil de se carregar.

Deixe hoje o teu fardo ao pé da cruz e o Senhor te aliviará. A preocupação com o "EU" é algo daqueles que não servem a Deus. Pois quando o Senhor entra em nossas vidas, a primeira coisa que Ele começa a tratar é o "EU".

Ao invés de enxergar apenas o problema no próximo, comece a olhar e examinar a si mesmo. Deixa Deus trabalhar no teu interior. Porque quando Ele está em nossas vidas, nós olhamos para o próximo com amor. Não o idealizamos, mas o vemos como uma completude de nós mesmos. Pare de cuidar do "EU" de maneira excessiva.

A família e o trabalho não podem ser um fardo. Fardo é desgraça. Pare de ficar amaldiçoando aquilo que Deus te deu para ser bênção. Fardo é o que o diabo deseja colocar sobre a tua vida. Mas troque hoje o teu fardo com Jesus!

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."(Mt.11.28-30)
Muitas almas estão cansadas. A troca de fardo com Jesus (O pecado por Sua libertação, o "EU" pela vida de Cristo em nós) pressupõe algumas coisas:

1) (Fl. 2.5) Eu devo ter o mesmo sentimento que existia em Jesus. Ele se esvaziou tomando a forma de servo. Devemos nos livrar do orgulho e da soberba e reconhecer Deus como o Senhor de nossas vidas.

2) (I Pe. 2.21) Você foi chamado para uma vida diferente, não para ficar debaixo de um fardo, ou oprimido por demônios. Fomos libertos, creia nesta palavra. O Senhor Jesus te libertou!

Você não foi chamado para ficar sobrecarregado de problemas, mas para ser exemplo de Jesus Cristo para esta geração. A marca de Jesus na tua vida, substituiu o fardo do pecado pela liberdade do Senhor. Você não precisa ser escravo do pecado. Você é livre para dizer não. Você é um exemplo de Cristo.

Se sou exemplo, tenho que seguir as suas pisadas. É difícil, mas não impossível, pois Ele enviou o Consolador, o Espírito Santo de Deus para nos capacitar a resistir às tentações e vencer o pecado. Confia no teu Deus.

Mas se você pecar, prostre-se diante do teu Deus e troque o fardo, pois sobre você não pode mais haver carga, pois o sangue de Cristo já te purificou de todo o pecado. (I Jo. 2.6) Este é o princípio da imitação como norma de vida espiritual. Andar como Jesus andou. Olhe para dentro de você e peça socorro a Jesus Cristo. Disse Jesus: Tomai o meu jugo.

Talvez você esteja cansado, preocupado, angustiado, perplexo. Saiba que o jugo de Jesus é suave e o seu fardo é leve. Ele hoje te convida a receber um jugo diferente. Deixe seu fardo no altar, pois hoje é dia de descansar a nossa alma em Jesus Cristo.

Convite Especial





Mães Orando por seus Filhos

Desperta Débora é um movimento de oração cujo alvo é despertar milhares de mães comprometidas em orar 15 minutos por dia para que Deus opere um despertamento espiritual sem precedentes na história da juventude.

As Déboras são mães intercessoras, biológicas, adotivas ou espirituais de qualquer denominação, comprometidas em orar intensamente ao Deus vivo pelos seus filhos, por 15 minutos diariamente e que devem se inscrever através de uma ficha.

O nome Desperta Débora veio de uma leitura de Juizes 5. No texto bíblico, Débora afirma que as aldeias estavam desertas, outros deuses surgiram na nação, até que "Eu, Débora, me levantei por mãe de Israel". E no versículo 7 ela faz uma auto-ministração dizendo: "Desperta, Débora, desperta, acorda".


O movimento reúne hoje mais de 35.000 mães cadastradas, espalhadas por aproximadamente 734 cidades em todo o país. O Desperta Débora é liderado por 1075 coordenadoras locais e regionais, que são Déboras dispostas ao trabalho voluntário de intercessão.

Alvos de oração das Déboras:

- Conversão de seus filhos;
- Restauração dos que estão desviados, dentro e fora das igrejas evangélicas;
- Despertamento missionário de, inicialmente, 50.000 jovens. Um compromisso na sua escola, em outra cultura, como pastor, como mantenedor de missões etc;
- Consagração da Geração Compromisso;
- Avivamento das escolas e universidades; local onde os filhos passam a maior parte do dia e onde há grande influência de vícios, materialismo e mensagens anti-cristãs em geral.

No CEI acontecem reuniões todas as segundas-feiras às 18h
Para saber mais sobre o movimento, visite o site www.despertadebora.com.br


AGENDA 2009

23 de Maio - Encontro no Sítio Jardim de Oração

6 de Julho - Culto das Déboras

14 de Novembro - Coquetel das Déboras

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Depois de entregar diploma “assinado” por Jesus Cristo, Igreja Universal é condenada a pagar mais de R$50 mil


A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada a devolver ao fiel Edson Luiz de Melo todos os dízimos e doações feitas por ele. De acordo com o processo movido por sua mãe, Edson, que é portador de enfermidade mental permanente, passou a freqüentar a igreja em 1996 e desde então era induzido a participar de reuniões sempre precedidas e/ou sucedidas de contribuição financeira.

Segundo o advogado que representou o fiel, Walter Soares Oliveira, a quantia total a ser restituída será apurada com base nas provas, mas certamente ultrapassará os R$ 50 mil. Além de devolver as doações, a Igreja Universal ainda terá de indenizar o fiel em R$ 5 mil por danos morais.

No processo consta que “promessas extraordinárias” eram feitas na igreja, em troca de doações financeiras e dízimo. Teria sido vendida a Edson Luiz, por exemplo, a “chave do céu”. A vítima também recebeu um “diploma de dizimista” assinado por Jesus Cristo. Com isso, as colaborações doadas mensalmente chegaram a tomar todo o salário do fiel, que trabalhava como zelador.

Edson chegou a receber até um diploma de dizimista assinado por Jesus Cristo

Em virtude do agravamento de sua doença, Edson foi afastado do trabalho, quando então passou a emitir cheques pré-datados para fins de doação à igreja. Ele ainda fez empréstimos em um banco e vendeu um lote por um valor irrisório, para conseguir manter as doações à instituição religiosa.

Processo

Em 1ª Instância o juiz havia ponderado que a incapacidade permanente do fiel só se deu a partir de 2001, quando houve sua interdição. Dessa forma, ele entendeu que a igreja não poderia restituir valores de doação anteriores àquele ano, motivo pelo qual estipulou em R$ 5 mil o valor que deveria ser devolvido.

Já em 2ª Instância, o desembargador Fernando Botelho, relator do recurso, considerou que o fiel não tinha “condições de manifestar, à época dos fatos, livremente a sua vontade, já que dava sinais (quando da emissão dos cheques de doação à igreja) de ter o discernimento reduzido” sendo “os negócios jurídicos ali realizados nulos”, e por isso determinou, juntamente com os outros dois desembargadores, a devolução do valor integral das doações.

A decisão ainda cabe recurso judicial.

Fonte: UAI

Acordo com Santa Sé cria polêmica entre católicos e evangélicos no Congresso



Evangélicos e católicos estão em embate, dentro e fora do Congresso. Como mostra reportagem de Evandro Éboli publicada na edição deste domingo no GLOBO, no centro da discussão está o acordo assinado entre o governo brasileiro e a Santa Sé, em novembro de 2008.

O documento, que tem 18 artigos, é tido por seus opositores como uma concessão de privilégios para a Igreja Católica e uma ameaça à condição de Estado laico do Brasil. Para os defensores do texto, trata-se de um acordo entre dois Estados e a ratificação de princípios seculares. O acordo precisa ser ratificado por Câmara e Senado.

O acordo prevê a criação do Estatuto Jurídico da Igreja Católica e tramita, neste momento, na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, onde estão sendo travadas disputas ásperas. Os deputados evangélicos dificultam a aprovação e querem discussão ampla com líderes de outras religiões.

O acordo Brasil-Santa Sé prevê a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural da Igreja Católica; estabelece que nenhum edifício, dependência ou objeto de culto católico pode ser demolido; trata do ensino religioso, do casamento, da destinação de espaço para celebrações da Igreja e da imunidade tributária.

Para os evangélicos, pesquisadores e algumas entidades não governamentais, como o CFemea - ONG feminista tradicional opositora dos católicos -, o estatuto amplia privilégios da Igreja Católica.

Fonte: O Globo online

Quando um cristão age com paixão - Pr. Eliezer Alves de Assis

Domingo, 25 de Janeiro de 2009
Preletor: Pr. Eliezer Alves de Assis
Referência bíblica: Mc 1.21-28

Tema: Quando um cristão age com paixão

O inicio da missão de Cristo, conforme o texto de Mc 1.21-28, tem indicações precisas da grande transformação social-espiritual que ocorrerá na região da Galiléia. Mas, a grande marca que Cristo manifestará no seu ministério é a paixão. Desde já, o texto é explícito em mostrar a admiração de todos: "Que é isto?" "Que nova doutrina é esta?". Resultado: a fama de Jesus por toda província da Galiléia.

O que caracteriza perfeitamente a atividade de Jesus, no início como no fim, é de fato, sua paixão pelo que fazia. Se você observar a vida de algumas renomadas pessoas, perceberá o exemplo de paixão pelo que elas faziam. Segundo a revista Fortune, 500 grandes empresários tiveram uma média relativamente baixa nas universidades por onde passaram. E o que movia esses homens era justamente a paixão. Um outro dado interessante, mostra que em torno de 75% dos presidentes dos EUA estavam, pasmem vocês, entre os mais medíocres alunos da classe. Mas, o que tornaram eles presidentes da maior nação do mundo, foi sem dúvida a paixão.

Pessoas, que na grande maioria, são simples, comuns, no entanto o que ocasionou alcançarem grande sucesso? A resposta é paixão. O vencedor tem em sua jornada a marca da paixão.


O que a paixão contribuirá para o seu sucesso?


A paixão é o pressuposto para a concretização dos nossos projetos – I Co 9.22

A nossa força de vontade tem na paixão sua força propulsora. Fp 1.27

O fogo interior, a motivação, a paixão transformam você I Co 3.21

O impossível torna-se possível impulsionado por um coração apaixonado.