sexta-feira, 17 de julho de 2009

A ressurreição de Jesus Cristo e os personagens nela envolvidos. - Pr. Douglas Freitas

Domingo, 12 de abril de 2009
Preletor: Pr. Douglas Freitas
Referência Bíblica: Mt. 28. 1-10
Tema: A ressurreição de Jesus Cristo e os personagens nela envolvidos.

Todo o mundo cristão ocidental está celebrando a Semana Santa, data comemorativa da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. No texto lido podemos identificar os personagens que participaram da ressurreição do Senhor.

O Primeiro é o anjo.
O anjo removeu a pedra e se assentou sobre ela. (Hb 1.14) Ele é um mensageiro, um ministro do Senhor. Nos evangelhos, vemos que os anjos sempre estiveram ligados a Jesus Cristo. Eles participaram desde Seu nascimento até sua ressurreição e ascensão aos céus. Os anjos sempre tiveram uma participação especial, não só no ministério de Jesus, mas desde Gênesis até o Apocalipse onde atuam em favor da igreja do Senhor Jesus Cristo.

Como naquela manhã, o anjo removeu a pedra e o Senhor Jesus ressuscitou, o Senhor enviará seus anjos para removerem todas as pedras que aparecerem em nossos caminhos. Como disse o salmista: o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. (Sl 34.7) Somos participantes do serviço dos anjos do Senhor em nosso favor todos os dias, pois somos parte da igreja de Cristo. Como aquele anjo foi participante na ressurreição de Cristo, os anjos do Senhor são personagens agindo em favor da igreja.

Em segundo lugar vemos a participação das mulheres. (Maria Madalena e a outra Maria)
Elas foram ao sepulcro bem cedo e constataram a ressurreição de Jesus. Então correram para anunciar o que havia acontecido. Através desta atitude elas nos ensinam sobre a urgência que há em anunciar a salvação em Cristo.

O terceiro e principal personagem é o próprio Senhor Jesus Cristo.
O Senhor Jesus veio ao encontro das mulheres e elas o adoraram. Então Ele lhes disse algo profundo: "Não temais."

Talvez você esteja vivendo um sentimento de temor, apesar de adorar ao Senhor. As mesmas palavras, o Senhor que está vivo, te diz hoje: Não temais. Todo o poder foi-me dado nos céus e na terra. Ainda hoje o Cristo vivo continua indo ao encontro das pessoas e proclamando: Não temais. Tomai o meu jugo que é suave e o meu fardo que é leve. Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Nesta noite, não temais! O Cristo ressurreto sai ao teu encontro. Ele quer te dar uma vida em abundância, uma vida eterna! A morte não pode deter o autor da vida.

Fonte: Site do Centro Evangelístico Internacional

Polícia prende 26 em confrontos com judeus ultraortodoxos em Jerusalém

Judeus ultraortodoxos em Jerusalém entraram em confronto com a polícia israelense pelo terceiro dia consecutivo nesta quinta-feira por causa do que chamam de interferência do governo em sua comunidade.

Pelo menos 26 pessoas foram presas depois que os ortodoxos incendiaram latas de lixo e jogaram pedras na polícia. Os protestos começaram depois da prisão de uma ortodoxa de 30 anos acusada pelas autoridades de impedir que seu filho de 3 anos se alimentasse. De acordo com o jornal israelense Haaretz, a criança, hospitalizada atualmente, pesa apenas sete quilos. A publicação diz que a mãe foi filmada secretamente retirando várias vezes a sonda que alimentava o filho no hospital.

Os manifestantes ultraortodoxos alegam que a mulher sofre de distúrbios mentais e não deve ser presa e sim ser submetida a um tratamento.

Violência: Os protestos aconteceram nos bairros ultraortodoxos de Mea Shearim e Bar-Ilan. A polícia usou cavalos e canhões d'água para dispersar os manifestantes. Entre os manifestantes estão estudantes religiosos em férias escolares. Recentemente, a decisão da Justiça de ordenar o funcionamento de um estacionamento nas proximidades da Cidade Velha de Jerusalém durante os sábados (dia sagrado do judaísmo), para evitar congestionamentos, também gerou violentos protestos de ortodoxos e ultraortodoxos.

Na quarta-feira o prefeito da cidade proibiu funcionários da prefeitura de realizarem trabalhos em Mea Sharim e Geula (outro bairro conservador de Jerusalém) por questões de segurança.

A Companhia de Eletricidade Israelense disse que, se algum de seus empregados for ferido enquanto atua nestes bairros, vai suspender o fornecimento de eletricidade às regiões. Os judeus ultraortodoxos são reconhecidos por suas vestimentas negras e muitos enxergam o moderno Estado israelense com desconfiança, por não acreditar que deveria existir um Estado judaico soberano antes da chegada do Messias. Além disso, o fato de eles seguirem um rígido código de conduta relacionado à sua religião faz com que muitas vezes surja tensão entre membros dessa comunidade e os judeus não-ortodoxos.

Fonte: BBC Brasi

Líderes evangélicos conclamam população a se manifestar contra o golpe

Pastores e pastoras evangélicos de diferentes igrejas e denominações de Honduras, defensores da justiça e da ordem institucional, manifestaram-se contra o golpe de estado aplicado no dia 28 de junho, incentivando a sociedade a se posicionar contra esse ato de força.

No manifesto, os evangélicos deploram a expulsão do presidente eleito, José Manuel Zelaya Rosales, a suspensão das garantias cidadãs, a militarização do país, o fechamento e a censura a meios de comunicação, a perseguição a servidores públicos, jornalistas e dirigentes populares.

Também condenam a postura de alguns líderes evangélicos que, "usando e abusando de sua influência e autoridade nominal" se atribuíram o direito de falar em nome de toda a comunidade cristã evangélica.

No manifesto, o grupo de pastores e pastoras aponta para a "aberta contradição dos grupos no poder, que pregam paz e democracia, mas na realidade conduzem à perseguição política e à instabilidade social".

Os líderes religiosos chamam à reflexão os empresários, políticos, militares e a população para que se inteirem da posição da comunidade internacional com as conseqüências sociais, econômicas, diplomáticas, que afetam os setores mais vulneráveis do país.

Fonte: ALC

Mulher de Kaká abrirá igreja evangélica na Espanha

Caroline Celico, mulher do jogador Kaká, da seleção brasileira e do Real Madrid, vai abrir uma igreja evangélica na capital espanhola. Ela e o marido são membros da igreja Renascer em Cristo.

Durante um culto na Flórida, Caroline foi apresentada aos fiéis pela bispa Sônia, que fundou a igreja ao lado do marido, o bispo Estevam Hernandes. Ela então, contou sobre seus planos de abrir uma igreja na Espanha. Os vídeos com o testemunho de Caroline já circulam no YouTube.

Para Caroline, foi Deus quem fez com que o Real Madrid tivesse dinheiro para contratar seu marido. "Como pode alguém no meio da crise ter dinheiro? Deus colocou esse dinheiro na mão do Real Madrid para contratar o Kaká. Nós vamos poder abrir uma igreja lá. Existem vidas que têm que ouvir essa palavra", disse.

A mulher de Kaká ainda falou sobre sua opção de ter casado virgem. "Eu fiz uma aliança com o Senhor: quem ama espera. Quando eu conheci o Kaká eu não era convertida e acabei me apaixonando pela Renascer. Ele tinha colocado no meu espírito casar virgem. Eu não tinha dividido com o Kaká e pensei que quando eu falasse, ele iria me largar. Quando eu contei, teve aquele silêncio. Eu pensei que iria acabar. Mas ele disse: 'Esse foi o sinal que eu tinha pedido para o Senhor'", contou.

Fonte: Abril

FIFA quer proibir manifestações religiosas na Copa de 2010

O responsável pela Fundação João Paulo II para o Desporto lamenta as “afirmações infelizes” de Blatter, que quer proibir as manifestações religiosas por parte de jogadores de futebol para o mundial de 2010.


Depois de o Brasil ter vencido recentemente a Taça das Confederações, derrotando os EUA por 3-2 na final, Blatter condenou a manifestação dos jogadores brasileiros, que se abraçaram e rezaram dentro do campo. "A expressão de fervor religioso dos brasileiros durou tempo demais" – disse Blatter, afirmando que esse tipo de gesto cria "confusão entre a religião e o esporte".

Quem não gostou da reação brasileira foi a Federação Dinamarquesa de Futebol, que se queixou à FIFA. Na resposta, Blatter prometeu proibir esse tipo de manifestações para a Copa de 2010, que será realizada na África do Sul. Já em 2002, Blatter havia se queixado da manifestação religiosa do time brasileiro, ao conquistar sua quinta Copa do Mundo.

Constantini criticou a posição de Blatter: "É um erro depurar o esporte dos valores éticos que a fé cristã defende há séculos", acrescentando que esses valores são essenciais para "restituir ao desporto o significado autêntico que a violência, o doping, o racismo e o dinheiro ameaçam destruir".

Fonte: Rádio Vaticano

Pesquisa mostra perfis de jovens sul-americanos

Jovens brasileiros são os mais otimistas quanto ao futuro, os uruguaios os que menos estão ligados a uma religião, e a maioria dos chilenos ouvidos se declarou a favor da pena de morte. A maioria dos jovens da América do Sul professa a fé católica, diz pesquisa do Ibase.

Esses recortes aparecem na pesquisa “Juventude e integração sul-americana: diálogos para construir a democracia regional”, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pelo Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Polis).

A pesquisa, agora divulgada, ouviu sete mil jovens, de 18 a 29 anos, entre agosto a outubro de 2008, em seis países da região: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Um quarto da população desses países é de jovens. No Brasil, pessoas da faixa etária pesquisada somam 40 milhões de pessoas.

A pesquisa também ouviu o mesmo número de adultos (30 a 60 anos) da região com o intuito de levantar diferenças geracionais sobre questões como religião, problemas e demandas dos jovens, políticas de governo, opiniões e valores sobre temas correntes.

A maioria dos jovens da América do Sul professa a fé católica. Dentre os jovens pesquisados, 87% se declararam católicos no Paraguai, 77% na Bolívia, 73% na Argentina, 62% no Brasil, 59% no Chile e 38% no Uruguai.

No Uruguai encontra-se o maior percentual de jovens que se declararam sem religião: 49%. Esse percentual cai para 20% no Chile, 16% na Argentina, 14% no Brasil, 5% na Bolívia e apenas 2% no Paraguai.

Relacionado, talvez, ao fator religioso, 56% dos jovens uruguaios posicionaram-se a favor do aborto. Foram 36% no Chile e na Argentina, 23,5% no Brasil, 16% na Bolívia e 15% no Paraguai.

Mas foi a maioria dos jovens chilenos (56%) que se declarou a favor da pena de morte. No Brasil esse percentual é de 46%, 45% na Argentina, 44% no Uruguai, 43% na Bolívia e 30% no Paraguai. Com exceção do Chile, jovens dos países pesquisados pensam de modo semelhante quanto à pena de morte.

À pergunta “o que é mais importante para os jovens?”, nos seis países pesquisados houve unanimidade: ter mais oportunidades de trabalho, aparecendo em segundo lugar “estudar e ter um diploma universitário”.

No Chile, 54% dos jovens e adultos entrevistados concordaram com a afirmativa de que “os jovens devem apenas estudar e não trabalhar”. Esse percentual cai para 43% no Uruguai, 41% na Argentina, 31% na Bolívia, 26% no Paraguai e 24% no Brasil.

Jovens brasileiros, paraguaios e uruguaios apontaram como seu problema número um a violência, enquanto a educação de baixa qualidade foi apontada como o maior problema para os jovens chilenos, argentinos e bolivianos.

A grande maioria dos entrevistados, jovens e adultos, entende que o governo conhece as necessidades dos jovens, mas nada faz a respeito. Essa percepção foi apontada por 79% dos paraguaios, 74% dos argentinos, 69% dos brasileiros, 64% dos chilenos, 46% dos bolivianos e 45% dos uruguaios.

Nos seis países os jovens entrevistados apontaram que educação, trabalho e saúde são as áreas de ação governamental mais importante que devem ser atacados.

A participação em movimentos que buscam a transformação política mal é considerada por jovens e adultos pesquisados. Apenas 5% dos jovens chilenos e bolivianos, 4% dos brasileiros e argentinos, 3% dos uruguaios e 2,5% dos paraguaios apontaram essa participação como sendo o mais importante para eles.

Os jovens argentinos (30%), chilenos (39%) e paraguaios (54%) entrevistados apontaram como motivo de dificuldade para estudar a “falta de dinheiro para transporte e outros gastos”.

Já no Uruguai, a “dificuldade de conciliar estudo e trabalho” aparece em primeiro lugar (29%), à frente da falta de dinheiro para gastos (28%). No Brasil, aparece em primeiro lugar, com 36%, o fator “desinteresse do próprio jovem” para estudar, seguida da falta de recursos financeiros (27%).

Fonte: ALC

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Belas Imagens e boas mensagens!


Quando parece que não há mais solução. - Pr. Douglas de Freitas

Domingo, 12 de Julho de 2009
Preletor: Pr. Douglas de Freitas
Referência Bíblica: Gn 21.1-21
Tema: Quando parece que não há mais solução.

Abraão estava com 75 anos e Sara com 65 anos de idade quando Deus lhes prometeu um filho. O tempo passou e a promessa demorava a se cumprir. Então Sara teve a idéia de dar sua escrava Agar para que Abraão se deitasse com ela e tivesse um filho, para ter um herdeiro. O filho nascido da escrava se chamou Ismael e, conforme ele ia crescendo Agar desprezava Sara. Mais tarde, quando Abraão estava com 100 anos e Sara com 90, nasceu-lhes o filho da promessa, Isaque. No dia em que Isaque foi desmamado houve uma grande festa e Ismael, que já era um adolescente, começou a zombar de Isaque. Vendo isso, Sara pediu que Abraão despedisse Agar e seu filho. Ele não concordou no início, mas na madrugada do dia seguinte realizou o desejo de Sara, despedindo Agar e Ismael, seu filho, para o deserto, com um odre de água e um pouco de pão.

Em pleno deserto, sem saber o que fazer, nem ter para onde ir. Já sem água e sem pão, Agar achou que era o fim. Achando que não havia mais solução ela colocou Ismael debaixo de uma árvore e se afastou para chorar. Naquele momento ela achava que era o fim e que a situação não podia ser revertida e que os dois iam morrer. Mas neste momento o Deus Todo-Poderoso apareceu trazendo a vitória e a solução.

Quem sabe você esteja vivenciando um drama em sua vida que parece não ter mais solução. Saiba que Deus agirá poderosamente sobre a tua vida trazendo a solução e revertendo toda situação contrária.

Temos que entender algumas coisas:

Todo o dano traz dentro de si um presente e toda a perda traz dentro de si uma semente de vitória. Agar era escrava e foi despedida. Isso parece um dano, uma perda, mas com isso ela deixou de ser escrava e passou a ser livre.

Há momentos em que tudo parece conspirar contra nós, tudo dá errado. Agar foi despedida, foi para o deserto, andou errante, seu pão acabou e depois a água. Os problemas vão surgindo e se avolumando e parece não haver mais solução. Mas tudo acontece sob a permissão de Deus. Deus está vendo e ainda há solução. Não é o fim. Ele vai reverter esta situação e usá-la para Sua glória.

Quando parece que não há mais solução:

Creia na soberania de Deus (V.12, 13)
Deus está no controle para reverter toda a situação. Ele tem planos na vida dos seus escolhidos e está te contemplando. Deus sabe da tua dor e tem a solução para a tua vida, (Sl 24.1; Jd 5)

Ele tinha um plano na vida de Ismael e Agar. O pão e a água tinham acabado, mas Ele continuava no controle, soberano e reinando. (Jó 42.2) Podem te invejar e até maquinar contra você que, o que Deus tem para a tua vida não será frustrado.

Ismael significa 'Deus ouve e Deus vê'. Deus ouviu e viu o choro do rapaz no deserto e está ouvindo e vendo o teu clamor. Você não vai perecer. Há solução. Deus vai agir em teu favor.

Conte a divina providência (v.17, 18, 19)
Quando Agar chorava vendo seu filho chorar no deserto e achando que é o fim, de repente o Anjo de Deus bradou. Anjo com letra maiúscula significa uma Teofania, uma aparição de Jesus no Antigo Testamento. Jesus contemplou o sofrimento de Ismael e Agar e disse: O que tens Agar? Não tema!

Então Agar abre os olhos e vê o poço de água. Há teólogos que acreditam na teoria de que o poço já estava lá, mas Agar estava tão desesperada que não o viu. Mas como a Bíblia diz que o nosso Deus traz a existência o que não existe. Como um bom pentecostal, eu prefiro crer que Ele criou aquele poço de água, trazendo a providência e a solução para Agar e seu filho.

Deus não perde o controle. Ele já preparou a provisão e vai te direcionar e fazer para ti um poço de água, uma solução para o teu problema. O Senhor tem a divina providência para nós. Conte com Ele.

Jesus pagou o imposto com uma moeda que estava na barriga de um peixe que Ele mandou Pedro pescar. Ele trouxe a pesca abundante em águas rasas para seus discípulos e com cinco pães e dois peixinhos alimentou uma multidão de cerca de 15 mil pessoas e ainda sobraram 12 cestos cheios.

Não duvide, Deus traz a providência. Ele manda o pão dos céus e a água no deserto. Deus tem a solução, conte com Ele.

Não tenha medo. (v.17)
(II Tm 1.7) Não podemos ter medo, porque ele paralisa e faz o problema ficar maior do que ele é. O medo é o mal uso da imaginação. Não temas! Assim como Deus não se esqueceu de Agar, Ele não se esqueceu de você. Deus ouve a sua voz onde você está. Ele ouve o teu choro e vê o teu gemido quando ninguém te vê.

Muitas vezes o que precisamos é de uma nova visão. Mesmo Agar e Ismael continuando no deserto, Deus abriu sua visão e mandou a bênção. Hoje Deus vai abrir os teus olhos para que você veja a água que você tem que beber para se fortificar e continuar a caminhada. Porque Deus é contigo.

Levante e lute. (v.18, 19)

Deus deu-lhes o poço, mas eles é que tiveram que ir buscar a água no poço. Ergue-te, levanta-te e vai à luta. Deus vai abrir uma nova visão, vai fazer milagres, mas agora ergue-te, o milagre está disponível. Vai em frente, bebe desta água e viva para a glória de Deus. Vai à luta pelo que Deus te deu. Beba desta água.

Eles beberam da água e Deus continuou abençoando até os dias de hoje. Os árabes são os descendentes de Ismael. Quando Deus tem um plano, pode parecer que não há solução, mas a vitória é nossa para a glória do Senhor.

Mulher se infiltra em igreja e aplica golpe em fiéis na Grande Vitória

A obreira de uma igreja evangélica de Cariacica, na Grande Vitória, foi presa em flagrante na terça-feira por estelionato. Cléria de Sousa Mota, de 51 anos, é suspeita de ter roubado, há três semanas, o cartão de crédito e débito de uma integrante da igreja, de 55 anos, e de ter gasto mais de R$ 8 mil em compras em lojas de um shopping da capital.

A acusada se infiltrou na igreja há dois meses para aplicar golpes nos fiéis.

A farsa foi descoberta depois que a vítima sentiu falta do cartão, na manhã de terça-feira. Ela avisou os filhos, que foram até as lojas checar quem tinha feito as compras. Em uma das lojas, que possui sistema de videomonitoramento, eles conseguiram ver imagens de Cléria comprando vários produtos. A polícia foi até a casa da acusada e encontrou sapatos, roupas, toalhas, entre outras mercadorias, compradas com o dinheiro da vítima. Parte dos produtos estava escondido em uma caixa de madeira. Cléria foi presa em flagrante, mas, segundo o delegado Marcelo Liberato, da delegacia de Campo Grande, a acusada não assume o crime.

- Ela disse apenas que falaria na presença do advogado - ressaltou Liberato.

A acusada frequentava a igreja evangélica há pelo menos dois meses. Como é uma pessoa muito extrovertida, acabou conquistando a confiança de uma das líderes da congregação. Segundo o delegado, Cléria conseguiu a senha do cartão da vítima em uma farmácia.

- Ela já tinha tentado descobrir antes, mas conseguiu anotar a senha quando acompanhou a vítima em uma compra na farmácia - explicou Marcelo Liberato.

O delegado também não descarta a hipótese de Cléria já ter aplicado golpes em outras igrejas da Grande Vitória. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181.

Fonte: O Globo online

Sequestros e ameaças amedrontam líderes religiosos

Pastores, familiares e fiéis mexicanos sofreram privação ilegal da liberdade, roubos, seqüestros relâmpagos, agressões e outros delitos graves, que não entram nas estatísticas, uma vez que a maior parte de tais atos ilícitos não é denunciada.

O assassinato de dois membros da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, que encabeçavam movimento comunitário contra pagamento de resgate exigido por seqüestradores, ocorrido recentemente na comunidade de Chihuahua, deixa uma lição para as demais comunidades de fé.

A Igreja Mórmon não foi a única que teve fiéis seqüestrados e embora não existam estatísticas voltadas ao segmento evangélico, nele circulam muitas histórias de dor e impunidade.

É comum ler nos boletins internos das igrejas evangélicas petições de oração por família “que está passando por momento difícil”, como seqüestros e agressões, que ficam subentendidos pois tratam-nos como “segredo familiar”. Familiares das vítimas não apresentam denúncia porque não confiam nas autoridades policiais e judiciais. Estima-se que somente 10% das famílias apresentam denúncia ao Ministério Público.

O narcotráfico tem uma forte incidência nesses assuntos. Incontáveis e secretas histórias, sobretudo no norte e centro do país, modelam outra aresta do problema. Bandos de marginais nos Estados de Chihuahua, Novo León, Tamaulipas, Sinaloa, Guerrero, Michoacán e Oaxaca chegaram a ameaçar quem se atravessa no seu caminho.

Em dezembro do ano passado, a Associação Bolsa do Samaritano entregava presentes a crianças de famílias de baixa renda em povoado localizado na fronteira do Estado de Michoacán com Guerrero, quando indivíduos não identificados, a bordo de possantes caminhonetas, advertiram os organizadores da distribuição de brinquedos que deviam pagar “uma quota”, se queriam prosseguir com a atividade.

“Esses eventos estão suspensos na área, alertaram”, segundo comentário de pastor da localidade que preferiu o anonimato por temer represálias. “Era gente armada que nos pediu que não regressássemos porque íamos ter problemas. Inclusive, perdoaram-nos a quota que eles mesmos tinham fixado em 15 mil pesos mexicanos (cerca de 500 dólares)”, relatou.

Também em Sinaloa, pastores de vários municípios sabem que falar em seus sermões a respeito do narcotráfico ou apenas mencioná-lo nas pregações podem lhes custar a vida. Denunciar as ameaças de narcotraficantes para autoridades locais ou federais pode representar um “desaparecimento forçado” do denunciante ou de seus familiares.

“Essa gente tem pessoas infiltradas em nossas igrejas e se alguém prega sobre o tema são capazes de matar quem quer que seja”, disse líder da Igreja Apostólica.

No dia 13 de setembro de 2005, Naomi Ost, filha do diretor do Centro de Fé, Esperança e Amor, foi sequestrada quando se dirigia à Universidade. O caso repercutiu internacionalmente.

No dia 17 de maio de 2008, Adriana Cortés Ramos, 21 anos, filha de ministro adventista, foi seqüestrada em Povoa. Pastor e o empresário Noé Villegas Trejo, de Tamaulipas, sofreu a mesma sorte. Cristian Carbajal, filho menor de outro evangelista, depois de ter sido interceptado por vários sujeitos numa caminhonete em 24 de setembro do ano passado, ficou refém dos seqüestradores por 75 dias em Guerrero.

Em outubro do ano passado, o pastor Manuel Tec Domínguez foi seqüestrado em Tijuana, enquanto o reverendo Jesús Areia teve que pagar um resgate de 300 mil pesos mexicanos, segundo contam versões extra-oficiais, depois de sofrer a mesma sorte no município de Cárdenas.

Líderes de diferentes igrejas querem se pronunciar a respeito e pedir medidas protetoras das autoridades mexicanas.

Fonte: ALC

Aline Barros grava participação em programa do SBT

A música gospel não para! E chegou a vez do Show do Netinho, exibido pelo SBT, dar espaço ao louvor e a adoração. A cantora e pastora Aline Barros gravou participação na última sexta-feira (10), que vai ao ar neste sábado (18).

“Foi uma experiência muito legal. Conversamos bastante entre uma música e outra e pude ver como ele recebia cada mensagem. Esse tipo de espaço é muito importante, pois sabemos que estamos alcançando os não evangélicos e levando até eles a mensagem linda de Jesus”, compartilha a cantora.

Aline também adiantou as novidades, como o lançamento do tão esperado DVD Aline Barros & Cia 2 para outubro deste ano. E, claro, a cantora não perdeu a oportunidade de presentear Netinho com o CD e DVD Caminho de Milagres, lançados pela MK Music. “Fique feliz por ter estado com ele. E acredito que ele também ficou. Tanto que me convidou para participar do programa de final de ano”, adiantou.

Fonte: MK Music

Lei obrigará deputados da Paraíba a 'refletir' sobre a Bíblia antes das sessões

Um projeto aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba fará com que antes de cada sessão os parlamentares tenham cinco minutos para "refletir sobre a Bíblia".

Autor da proposta, o deputado Nivaldo Manoel (PPS) acredita que “a palavra de Deus ajudará a melhorar os ânimos” dos colegas para enfrentar os problemas no plenário.

“Às vezes são sessões acirradas, muito violentas, com muitas discussões pesadas. Então, acredito que a palavra de Deus possa melhorar um pouco os problemas que existem aqui no plenário”, diz o deputado, que já havia aprovado antes um projeto para que todas as sessões fossem abertas em nome de Deus e iniciadas com a leitura de um versículo bíblico.

O deputado calcula que serão usados sete minutos de cada sessão para leitura e reflexão sobre a Bíblia - feitos por ele mesmo - assim que o projeto, aprovado por unanimidade, for publicado no “Diário Oficial” da Casa. Neste tempo, afirma, os deputados “permanecerão da forma que eles quiserem”, mas pedirá silêncio.

“Sou evangélico de uma igreja como a Assembleia de Deus, muito rígida, de mais titularidade à obediência da Bíblia. [...] Tenho essa vantagem e a coragem de fazer isso. E vou fazer em nome de Jesus essa reflexão pregando a palavra sem nenhum constrangimento, como se estivesse no púlpito de uma igreja”, afirma o deputado, que disse não ser pastor.

Manoel acredita que a reflexão poderia ser adotada também no Senado, como forma de melhorar “a atitude dos parlamentares”.

“Se tem um evangélico lá, deveria ter um seguimento bíblico para que haja maior tranquilidade e equilíbrio no plenário.”

Fonte: G1

Pressão parlamentar adia votação do polêmico Estatuto da Igreja Católica

A votação do acordo entre Brasil e Vaticano, relativo ao Estatuto da Igreja Católica no Brasil, foi adiada para o dia 5 de agosto, devido à pressão de parlamentares contrários à proposta. Ao longo desta quarta-feira, a Comissão de Relações Exteriores (foto) debateu o parecer do relator, deputado Bonifácio de Andrada, favorável ao texto.

Causa polêmica especialmente a previsão de ensino religioso em escolas públicas, mas a constitucionalidade do documento também foi questionada. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi um dos que argumentaram que o acordo fere a Constituição, principalmente no que se refere ao ensino religioso.

O deputado ressaltou que o tratado foi assinado pelo Estado brasileiro e a Santa Sé, e não há nenhuma outra igreja que seja representada por um estado. Sendo assim, argumentou que o Brasil não poderá assinar acordo com nenhuma outra confissão religiosa. "Indago se isso é justo e se de fato é legal. A Constituição diz que não pode haver distinção entre os brasileiros".

Privilégio

Também na opinião do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), esse tratado internacional contraria o texto constitucional, além de representar privilégio à Igreja Católica frente às demais confissões religiosas. Para ele, o texto opõe-se ao artigo 19 da Constituição Federal, que veda relações de dependência ou aliança com confissões religiosas por parte do Estado brasileiro.

"O próprio relator chama atenção para essa aliança, ao dizer que o acordo é um tipo de aliança jurídico-religiosa de caráter internacional, exatamente o que é vedado pela Constituição", ponderou.

Na opinião do deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB), no entanto, não há atentado contra o princípio da laicidade do Estado. "O texto subordina cada artigo, cada parágrafo, cada linha à legislação civil brasileira, não havendo nenhum risco de subordinação do Estado à qualquer religião", sustentou.

Estado laico

O relator do acordo, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) não vê no texto nenhum atentado contra a Carta política. Para ele, "a Constituição em vigência enfatiza a necessidade de relações internacionais com todos os povos e admite a aproximação com todos os credos religiosos". Em sua opinião, o conceito de Estado laico "convive plenamente com as igrejas através de acordos, concordatas e convênios".

Já o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) disse que o acordo se justifica pela contribuição do catolicismo à formação do povo brasileiro. "Ao lado do Estado português, foi a Igreja Católica que criou a primeira escola do Brasil, o Pátio do Colégio, em São Paulo, para educar indígenas", lembrou. O deputado destacou ainda que os jesuítas alfabetizam também os escravos africanos.

Pontos polêmicos

Diante do impasse, os deputados contrários ao acordo propuseram ao relator alterar o texto nos pontos polêmicos. O deputado Pastor Pedro Ribeiro (PMDB-CE) afirmou que, ao contrário do que às vezes se argumenta, textos de acordos podem ser alterados por parlamentares. Segundo ele, o que não pode sofre mudanças é o texto da mensagem. Uma vez que é transformada em projeto, a proposta pode sofrer interferência dos deputados. "No plenário, os deputados podem apresentar até três tipos de emendas", sustentou.

Pastor Pedro Ribeiro disse, inclusive, já ter aconselhado o presidente a retirar essa mensagem, "para evitar constrangimento". "Aconselho a retirada porque, mesmo que aprovada, a proposta não o será integralmente. No plenário, vamos emendar e tenho convicção de que emendas serão aceitas", asseverou.

O parlamentar argumentou ainda que hoje o País conta com 70 milhões de não católicos. E acrescentou: "esse povo todo está acordado e estão se manifestando. Pode haver para ele um grande prejuízo político com essa concordata".

Bonifácio de Andrada respondeu não se sentir com força suficiente para alterar o texto, por ser de autoria do Executivo e construído por diversos órgãos do governo. Diante do argumento, Dr. Rosinha se comprometeu a negociar com o governo as possíveis alterações.

Também manifestaram-se contrariamente ao acordo os deputado Takayama (PSC-PR) e Bispo Gê Tenuta (DEM-SP).

Fonte: Agência Câmara

terça-feira, 14 de julho de 2009

René Simões faz palestra em igreja evangélica

Não é só no Alto da Glória que o técnico René Simões faz preleções com histórias de sucesso e fracasso no comando de grandes equipes no Brasil e exterior. Cristão, o treinador do Coritiba também conta um pouco do que viveu na Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular através de palestras aos fiéis da congregação.

“Sou evangélico e fiz uma pregação. Eles tinham me pedido para falar sobre benção, as bênçãos que tenho recebido na minha vida. Disse que preferia falar sobre os sofrimentos porque não conheço nenhuma benção que não venha precedida de um sofrimento”, informou o treinador.

E o comandante alviverde citou como exemplo o próprio nascimento. “Até a benção da vida é precedida pelo sofrimento do parto e se o parto é tranquilo como foi o de minha mãe, minha mãe teve 11 partos e todos foram muito normais e tranquilos, algumas gestações não foram tranquilas. A minha vida tem sido isso, muitas bênçãos, mas elas são difíceis”, destacou.

Para ele, no meio de um sofrimento a pergunta a ser feita não é “por que eu?” e sim “por que não eu?” “Deus é o dono do plano, ele sabe o que é melhor para nós assim como um pai. Não dou tudo o que minha filhas pedem, o que querem. Tenho que dar tudo o que elas necessitam e estar presente”, aponta René.

O treinador avisa que Deus dá o que as pessoas merecem. “Às vezes, você recebe algumas coisas e pensa “comigo?”, mas pode ter certeza que mais na frente ele mostrará a você como tendo sido uma coisa boa”, garante. E na palestra, teve futebol?

“A minha vida é o futebol e a gente faz essa interação do que acontece aqui (clube) e foi ótimo. Sou membro da Igreja do Rio e quando posso vou à Igreja Batista aqui, vou a essa, tem a Presbiteriana também no Batel e vou rodando, me convidam e eu vou lá e gosto muito”, afirma o treinador.

De acordo com o coordenador de comunicação da Primeira IEQ, Fernando Klinger, René foi convidado para participar de um programa de tevê da congregação onde pessoas conhecidas dão testemunho de fé.

“Para a gente conseguir a entrevista foi complicado”, destaca. Mas, de acordo com ele, valeu a pena. “Uma das passagens na Arábia, ele contou que numa preleção dele pediu a ajuda de Deus para ganhar e mesmo ganhando foi demitido. Então ele diz que todo vitorioso é um derrotado experiente”, finalizou Klinger. Mais informações sobre René na igreja podem ser conseguidas no site www.primeiraieq.com.br. Mais do Coxa na página 18.

Fonte: Paraná online

Comissão continua discussão do Estatuto da Igreja Católica

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional continua nesta terça-feira (14) a discussão do acordo assinado em 2008 pelo Brasil e pelo Vaticano que cria o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. O acordo foi submetido à Câmara sob a forma da Mensagem (MSC) 134/09.

Foram convidadas para debater o acordo a diretora do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, Maria Edileuza Fontenele Reis; e a professora de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) Roseli Fischmann.

O acordo trata de temas como imunidade tributária de entidades eclesiásticas; funcionamento de seminários e de instituições católicas de ensino; prestação de assistência espiritual em presídios e hospitais; garantia do sigilo de ofício dos sacerdotes; e visto para estrangeiros que venham ao Brasil realizar atividade pastoral.

A reunião está marcada para as 14 horas. O local ainda não foi definido.

Fonte: Portal da Câmara

Católicos lançam bombas contra a polícia em Belfast


Militantes católicos lançaram ontem coquetéis molotov, fogos de artifício e outros artefatos explosivos contra a polícia da Irlanda do Norte, num fracassado esforço para evitar que uma marcha protestante passasse pelo dividido lado norte de Belfast.

Jovens mascarados nos telhados de lojas lançaram vários objetos contra a linhas policiais. Mais de cem policiais avançaram pela multidão com escudos e cacetetes e três canhões de água expulsaram os manifestantes para ruas laterais, abrindo caminho para a marcha de cerca de mil protestantes da Ordem Laranja. Vários manifestantes e pelo menos um policial ficaram feridos.

As marchas, durante as quais se apresentam bandas de flautas e tambores que tocam uma mistura de música gospel e sectária, são odiadas pela minoria católica, que vê a tradição como ofensiva e intimidatória. As marchas protestantes e a hostilidade católica a elas inspiraram os derramamentos de sangue na Irlanda do Norte entre o final da década de 1960 até meados dos anos 1990, quando um cessar-fogo paramilitar foi decretado após mais de 3.600 mortes.

Embora os homens da Ordem Laranja estejam tentando modernizar sua imagem como menos anticatólicos, as marchas deste ano em 18 cidades apresentaram um ressurgimento das paixões sectárias nas últimas semanas, com extremistas dos dois lados promovendo atos de vandalismo contra as casas, igrejas e locais comunitários do lado oposto. Várias das marchas incluem animadores de circo e carros alegóricos com temas históricos, e os integrantes da Ordem Laranja designaram funcionários para receber turistas nos locais das marchas.

Fonte: Paraná online

Aposentado enfrenta ladrões com o ‘Nome de Jesus’


O aposentado Sandoval de Paula, 66 anos, do Jardim Carpas, retornava de uma igreja evangélica, com a esposa Isabel. Quando chegaram em casa, foram rendidos por uma quadrilha formada por cerca de cinco homens armados . Para se ‘livrar’ dos marginais, o aposentado disse que usou o "nome de Jesus" e o bando fugiu.

"Não sei o que aconteceu. Eu estava sozinho com a minha esposa e sou fraco, para enfrentar aqueles marginais com dois homens armados. Um apontava o revólver para mim e o outro para a minha mulher", relata. "Eu voltei da igreja e tive fé de que nada aconteceria", lembra.

"Eu disse para mim mesmo que Jesus era poderoso e tinha de me ajudar. Quando falei para eles que Jesus não faria mal para a gente, um dos homens encostou o revólver em mim e falou que não gostava de Jesus".

Diante da ameaça, Sandoval gritou "Eu gosto de Jesus e o sangue de Jesus tem poder. Senti uma espécie de blindagem. Não sei explicar, mas os ladrões que estavam armados fugiram correndo”.

A PM orienta as vítimas a não reagir e na primeira oportunidade chamar o 190. Um oficial, porém, comentou que "todos sabem que Jesus tem poder, mas ninguém deve arriscar a vida".

Fonte: Jornal de Itupeva

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Evangélicos do DF comemoram regularização de terrenos de igrejas

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] - Mais de 900 igrejas evangélicas serão beneficiadas com a lei que atende 1.191 instituições em todo Distrito Federal. Fiéis celebram conquista com show gospel no ginásio Nilson Nelson

Milhares de evangélicos aproveitaram este domingo (12) para celebrar a lei que regulariza terrenos ocupados por igrejas e entidades de assistência social no Distrito Federal. A medida atende 1.191 instituições no DF – sendo mais de 900 igrejas evangélicas. A Celebração da Vitória foi realizada no ginásio Nilson Nelson e contou com a participação de pastores, bispos e membros do Governo do Distrito Federal.

Durante o evento, o governador José Roberto Arruda entregou dez certificados de regularização para igrejas. Os documentos das demais entidades serão entregues pelo Conselho dos Pastores. “Foram muitos anos de igrejas irregulares e pastores temendo por seus templos. Porém, depois de idas e vindas, chegamos a este momento. Isto está dentro do conceito de trazer toda cidade para legalidade”, afirmou Arruda.

De acordo com a lei, as áreas da Terracap passarão por licitação pública. A igreja, templo ou entidade ocupante do terreno terá assegurado o direito de preferência na compra. Os preços de venda serão calculados com base em valores de terra nua em dezembro de 2006 e os compradores poderão parcelar em até 240 meses.

O governador também assinou um decreto que deverá assegurar a realização de cultos em hospitais e presídios. Segundo Arruda, muitos religiosos são impedidos de entrarem nestes locais para fazerem orações. “A ideia é fazer um pré-cadastro para facilitar o trabalho destas pessoas. Tudo, é claro, respeitando todas as normas de segurança existentes”, explicou Arruda.


Uma indicação e uma letra - PG

Fantástico! Merece ser ouvido até o final!
Download click aqui

Letra:

Te vejo
Autores: JESUS A. ROMERO / VERSÃO: PG

TE VEJO NOS MOMENTOS DE DOR
TE VEJO NA NOITE
QUANDO NA VIDA O SOL SE PÕEM
TU ÉS A LUZ

TE VEJO NUM SORRISO E NO AMOR
TE VEJO EM MEUS SONHOS
VEJOS TUAS MÃOS GUIANDO-ME
POR ONDE EU VOU

SINTO TEU ABRAÇO E TEU CARINHO
TU ÉS FIEL E NÃO HÁ RAZÃO
PRA DUVIDAR DO TEU CORAÇÃO
SINTO TUAS MÃOS SOBRE MIM
SINTO O AMOR E POSSO OUVIR
TUAS PALAVRAS E TUA VOZ
TU ÉS FIEL

TE VEJO NO DESERTO
E NA AFLIÇÃO
TE VEJO NO VALE
VEJO TUAS MÃOS COBRINDO O SOL
GUARDANDO-ME

TE VEJO EM CADA PASSO QUE DOU
TE VEJO EM MEUS PLANOS
VEJO TUAS MÃOS GUIANDO-ME
SEMPRE ÉS FIEL

A história de João Batista - Pr. Jean Porto

Domingo: 10/05/09
Preletor: Pr. Jean Porto
Referência: Mt 3:1-4.
Tema: A história de João Batista

João Batista batizava homens e mulheres no Rio Jordão a partir do arrependimento para remissão de pecados. A história de João Batista é curta em comparação com a biografia de outros personagens bíblicos como Abraão, Isaque, José, Davi, etc. Ele não tem um capítulo completo no Evangelho, mas sua história é impactante.

Em Isaías 40:1-9, vimos que foi Deus quem deu o nome a este profeta. Seus pais ou parentes não tiveram este privilégio. Deus disse que ele prepararia o caminho para a vinda de Jesus. João seria um impacto. Deus disse: “Gabriel, desça, encontre o sacerdote Zacarias e diga-lhe para não temer, porque, apesar de ele e sua esposa Isabel já serem idosos, eles serão pais de uma criança. A notícia foi tão impactante, que Zacarias ficou completamente mudo do primeiro ao último dia de gestação de João Batista, o qual anunciaria a vinda do Salvador.

Maria, ao receber a notícia que ficara grávida do Espírito Santo, sentiu-se feliz, mas ao mesmo tempo, preocupada por ainda não estar casada com José e precisava de conversar com alguém. Ela se lembrou de sua prima Isabel e, quando chegou à sua casa, João Batista, com apenas seis meses de vida intra-uterina, pulou de alegria e Isabel ficou cheia do espírito Santo.

João Batista falava sem medo da reação das pessoas. Ele pregava a Palavra como ela é. Suas palavras eram impactantes. João estava acostumado a impactar a vida das pessoas. Elas ficavam impactadas com a vida antiurbana, anticivilizada e antipática que levava. Mas chegou a vez de ele ser impactado. Jesus estava na fila do batismo e João percebeu que ele era um judeu diferente. “Eis aí o Cordeiro Santo de Deus que tem o poder de tirar o pecado do mundo!” – exclamou João. Este batizava pecadores e Jesus lhe pediu que o batizasse. João não queria batizá-lo por Jesus ser santo e puro, mas Jesus disse que era necessário para que a profecia fosse cumprida. O céu se abriu e de lá veio uma voz dizendo: “Este é o meu Filho amado em quem me comprazo.”

A morte de João também foi impactante. Nunca mudou o discurso não importasse quem o estivesse escutando. O rei Herodes apareceu no Rio Jordão e João chamou sua atenção no meio de todo o povo: “Arrependa-te, seu infiel. Você está tendo caso com sua cunhada Herodias, esposa de seu irmão.”

Certo dia, uma moça dançou maravilhosamente para o rei. Ele tanto a contemplou que lhe disse: “Peça-me o que quiseres que eu te darei.” A menina foi perguntar à sua mãe o que pediria. Sua mãe era Herodias e ela pediu a cabeça de João Batista.

“Acabou a história?” – perguntei a Deus. “Não se atreva a colocar um ponto final se Eu tenho o poder de colocar uma vírgula e continuar a história” – respondeu o Senhor. Note como o cardápio de João Batista era impactante: gafanhoto com mel silvestre. Preste atenção no que podemos aprender com esta lição:

1. Quando a Bíblia fala da junção do salgado e amargo com o extremamente doce, ela revela que a vida humana será cheia de contradições. A vida humana será paradoxal, cheia de vitórias e fracassos, tristezas e alegrias. Você nunca verá um miserável comendo apenas gafanhotos ou outro se deliciando apenas com mel. Não há um personagem bíblico que não tenha passado por problemas e experimentado gafanhotos.

2. Gafanhoto e mel são produtos específicos da terra e do céu. Pare de ficar esperando mel desta terra, onde só há corrupção, violência, desigualdade social, injustiça, seqüestro, assalto, assassinato. Se você espremer o jornal, sairá suco de gafanhoto. Olhe para o céu que será derramado mel sobre sua vida. Está chegando o tempo de Deus para sua vida. Está chegando o tempo de mel para sua família que adoçará sua boca. Hoje Deus te dará uma noite de paz. Segunda-feira pode ser um dia de ressaca para o mundo, mas para você será um dia de mel.

3. Nessa vida você encontra alguns garçons do inferno e “office boys” do diabo que terão prazer de lhe oferecer pratos de gafanhotos para comer. Lá fora você está esperando gafanhotos de qualquer lugar. Na igreja, você baixa a guarda, porque você pensa que só há santos aqui. Ledo engano! Existem lobos no meio de ovelhas. Na igreja, não há perfeitos. Há imperfeitos que tentam se parecer com Cristo e que, quando se parecerem, estarão no céu juntamente com Ele. A igreja é um hospital onde só há doentes. Tudo de ruim que você vê na vida, começou nos céus: divisão, ciúme, inveja. Estes são pratos de gafanhoto que, se alguém te oferecer, retribua-lhe com pratos de mel. Amontoe brasas vivas nas cabeças deles. Pague o MAL com o MEL. Faça como Estevão. Ele dava mel ao povo e recebia pedrada. Os céus se abriram para Estevão. Imagino Deus dizendo a ele assim: “Estevão, se não tem mel aí pra você, vem pra cá que aqui tem.” É dando mel que se chega ao céu.

4. O mundo dá voltas. Todos que se humilham, caminham para a exaltação. A soberba, Deus abate. Aprenda a repartir o mel com quem está comendo gafanhoto, porque o dia que você estiver comendo gafanhoto, ele poderá te ajudar.

5. Existem duas naturezas dentro de nós e elas não podem nos controlar ao mesmo tempo. Qual natureza está controlando você? A do mel ou a do gafanhoto? Eu tenho a natureza dos céus e sou livre para adorar ao Senhor, não importa a circunstância. Não deixe o gafanhoto do formalismo te pegar e te silenciar. Você é verdadeiro adorador. Precisamos aprender a extrair doces de situações amargas. Ainda na situação de gafanhotos, vou exultar e adorar a Deus. Não abra sua boca para murmurar. O pecado da murmuração é como o pecado de feitiçaria. Pense que é só um momento e que vai passar. Deus está te levando para dobrar o joelho e orar de madrugada. O momento do mel vai chegar. Se você serve ao mesmo Deus que João Batista servia, sua vida pode até ter começado comendo gafanhoto, mas vai terminar comendo mel. Vai chover doces sobre sua vida.

Comercial que defende taxação de maconha causa polêmica nos EUA


Um anúncio encomendado por uma organização que defende a legalização e taxação da maconha está causando polêmica nos Estados Unidos.

O comercial, protagonizado por uma usuária de meia-idade, defende a solução da taxação de impostos sobre maconha como forma de ajudar a combalida economia do Estado da Califórnia.

Algumas das principais emissoras do país aceitaram veicular o comercial, outras recusaram.

No anúncio, a funcionária pública Nadene Herndon, de 58 anos, que vive em Fair Oaks, na Califórnia, afirma que as autoridades locais “estão ignorando milhões de californianos que querem pagar impostos”.

“Somos usuários de maconha. Em vez de sermos tratados como criminosos por consumir uma substância mais segura do que o álcool, nós queremos pagar nossa quantia justa”, afirma Herndon.

Produzida pelo grupo Marijuana Policy Project (MPP), a propaganda tem 30 segundos e começou a ser transmitida na quarta-feira.

O objetivo da campanha é reforçar o lobby pela aprovação de um projeto-lei apresentado em fevereiro por um deputado estadual da Califórnia, que prevê a legalização da maconha e cobra impostos sobre sua venda, em uma tentativa de ajudar a reduzir o alto déficit do Estado americano.

O projeto do representante democrata de San Francisco, Tom Ammiano, legalizaria o cultivo, a posse e a venda de maconha para maiores de 21 anos. A utilização medicinal da maconha já é legal na Califórnia, mas a nova legislação iria além disto, permitindo o uso da substância para consumidores comuns.

Cultivadores da erva e atacadistas pagariam uma taxa inicial de franquia de US$ 5 mil, além de um imposto anual de US$ 2,5 mil. Já os revendedores pagariam US$ 50 por cada onça (28 gramas) do produto.

De acordo com o MPP, estimativas baseadas em estatísticas do governo federal indicam que a erva é o produto agrícola mais rentável da Califórnia, gerando rendimentos de cerca de US$ 14 bilhões em 2006, praticamente o dobro do valor dos produtos que estão em segundo e terceiro lugar na lista (verduras e uvas, respectivamente).

Papa e Obama discutem ética no capitalismo, aborto e

O encontro entre duas das maiores figuras deste início de século, o papa Bento 16 e Barack Obama, foi, como tinha de ser, uma oportunidade para salientar as diversas concordâncias entre ambos, especialmente na vontade de um mundo mais justo e pacífico, deixando de lado outras diferenças importantes em termos de doutrina moral.

Esta não era uma visita qualquer para Obama. A prova é que pela primeira vez desde que se tornou presidente chegou a um encontro na hora exata, nem um minuto depois. Sabia que teria pela frente talvez o único homem que pode lhe fazer sombra hoje quanto à universalidade, influência e número de seguidores.

O papa e o presidente dos EUA conversaram sozinhos durante cerca de meia hora na biblioteca do Vaticano, onde no final uniu-se a eles a primeira-dama americana, Michelle Obama. O papa perguntou a seu convidado sobre os resultados da reunião do G8 (a cúpula dos países mais ricos do mundo), ao que Obama respondeu que foi "muito produtiva". Diante do ruído incessante das câmeras fotográficas, o papa comentou ao presidente que ainda não se acostumou a ser fotografado.

Apesar de protestante, Obama sabe da importância da Igreja Católica, que o subvencionou e ajudou consideravelmente durante sua fase de ativista social em Chicago. Também conhece suas normas de fé, que aprendeu quando menino em uma escola católica na Indonésia.

E agora também conhece o poder de convicção de Bento 16, com quem havia falado antes por telefone, mas ao qual vê pela primeira vez. A agenda da reunião incluía muitos dos temas que Obama tinha tratado pouco antes em L'Aquila: a luta contra a fome, a deterioração do meio ambiente, o perigo da proliferação nuclear e outras ameaças para a paz mundial, especialmente no Oriente Médio.

"Há assuntos nos quais estão de acordo, outros em que discordam e outros em que concordam em continuar trabalhando", explicou o vice-assessor nacional de Segurança da Casa Branca, Denis McDonough.

Se na verdade houve desacordos, ficaram muito bem dissimulados por um ambiente de grande cordialidade. Embora se pudesse crer que o papa, um conservador em matéria de doutrina, se sentisse mais à vontade com George Bush, a verdade é que possivelmente se criou uma relação muito mais cálida e produtiva com Obama, tão famoso dentro dos muros do Vaticano quanto fora.

A mensagem de Obama frequentemente tem um tom de espiritualidade e transcendência que coincide bastante com a dessa instituição. Embora não seja um fanático religioso, na biografia do presidente americano se sente a influência de sua fé, que ele viveu tanto da perspectiva social como pessoal. É um homem que se liga à tradição religiosa de sua sociedade, mas também defende o caráter laico de sua legislação, e que pronunciou discursos memoráveis sobre o fato religioso, incluindo um na Universidade de Notre-Dame, um símbolo do poder católico nos EUA. Para decepção da esquerda de seu partido, Obama não eliminou, por exemplo, as ajudas oficiais que Bush aprovou para organizações religiosas com fins sociais.

Obama também está promovendo alguns dos projetos que melhor cabem na agenda do Vaticano: a paz entre israelenses e palestinos, o desarmamento, a multilateralidade das relações internacionais e, em prazo mais curto, a reforma do sistema financeiro.

Precisamente à humanização do capitalismo se referiu a última encíclica de Bento 16, que na sexta-feira a deu de presente a Obama. Um texto sobre a necessidade, compartilhada pelo presidente, de impor maiores controles à atividade financeira para evitar a ganância e desastres como o que ainda afeta a economia internacional.

Mas há obviamente outros assuntos em que a relação entre esses homens inteligentes e pragmáticos será mais difícil, o que tem a ver com as responsabilidades dos governos nas questões que a Igreja considera de moral pessoal, como o aborto ou a pesquisa com células-tronco embrionárias.

Obama é partidário de proteger legalmente ambos os direitos. O papa, pelo contrário, os considera um atentado à dignidade do ser humano. Mas também nisto fizeram ontem uma aproximação.

"O presidente se refere frequentemente à crença fundamental de que cada pessoa é dotada de dignidade, que a dignidade das pessoas é uma força condutora para cumprir, por exemplo, uma política de desenvolvimento ou uma política externa", comentou McDonough.

Fonte: El Pais

Paleontólogos e criacionistas reúnem-se em evento nos EUA

Dr. Tamaki Sato ficou confusa com a exibição de dinossauros. As placas descreveram os diversos dinossauros como originados de períodos geológicos distintos - os stegossauros do Alto Jurássico, os heterodontossauros do Baixo Jurássico, o velociraptor do Alto Cretáceo - ainda assim, em cada caso, as datas de desaparecimento eram as mesmas: cerca de 2.348 a.C.

"Fiquei querendo saber o motivo", disse Sato, professora de geologia da Tokyo Gakugei University, no Japão.

Para paleontólogos como Sato, camadas de rochas representam um acúmulo de centenas de milhões de anos, e o Baixo Jurássico é muito mais antigo que o Alto Cretáceo.

No entanto, aqui no Museu da Criação, no norte do estado de Kentucky, a Terra e o universo têm somente seis mil anos de idade, e foram criados em seis dias por Deus. O museu alega: "Mesmos fatos, diferentes conclusões". Ele é inequívoco em ver dados paleontológicos e geológicos sob a luz da leitura da Bíblia.

Na interpretação criacionista, as camadas foram depositadas num único evento - a inundação do mundo, quando Deus varreu a terra, com exceção das criaturas da Arca de Noé - e os dinossauros morreram no ano de 2.348 a.C, ano da inundação.

"Essa é uma coisa nova que aprendi", disse Sato.

Os mundos da paleontologia acadêmica e do criacionismo raramente colidem, mas o primeiro visitou o último na quarta-feira passada. Na Universidade de Cincinnati, ocorria a Convenção Paleontológica Norte-Americana, onde cientistas apresentavam suas últimas pesquisas sobre as fronteiras do passado antigo. Numa pausa entre as palestras, cerca de 70 participantes embarcaram em ônibus escolares para uma visita de campo ao Museu da Criação, do outro lado do Rio Ohio.

"Estou muito curioso e fascinado", disse Dr. Stefan Bengtson, professor de paleozoologia do Museu de História Natural da Suécia, antes da visita, "porque temos poucas coisas assim no meu país".

Dr. Arnold I. Miller, professor de geologia da Universidade de Cincinnati e chefe do comitê de organização do encontro, sugeriu a viagem. "Muitas vezes, os acadêmicos tendem a ignorar o que acontece ao redor deles", disse Miller. "Sinto que, pelo menos, seria valioso para meus colegas saberem não somente como os criacionistas estão mostrando suas próprias mensagens, mas também como eles estão mostrando a mensagem paleontológica e a evolucionária".

Desde a abertura do museu, há dois anos, 750 mil pessoas já o visitaram, mas esse foi o primeiro grande grupo de paleontólogos a passar por suas portas. O museu recebeu os visitantes atípicos com a típica hospitalidade. "Glória a Deus, estamos empolgados de tê-los aqui", disse Bonnie Mills, responsável pelo atendimento ao visitante.

Os cientistas pagaram a taxa de entrada para grupos, que incluía o almoço.

Dr. Terry Mortenson, palestrante e pesquisador da Answers in Genesis, a missão religiosa que construiu e administra o Museu da Criação, disse não esperar que a visita mudasse a mente de muitas pessoas. "Tenho certeza que, em grande parte, eles têm uma visão diferente do que é apresentado aqui", disse Mortenson. "Só vamos dar a liberdade de ver o que eles querem ver".

Perto da entrada para as exibições, existe um display animatrônico que mostra uma garota alimentando um esquilo com uma cenoura, enquanto dois dinossauros estão por perto. A imagem revela uma distância enorme entre a instituição e os museus de história natural, que afirmam que os primeiros humanos viveram 65 milhões de anos depois dos últimos dinossauros.

"Estou pasmo", disse Dr. Derek E.G. Briggs, diretor do Museu Peabody de História Natural, em Yale, que caminhava pelo museu de braços cruzados e expressões faciais de reprovação. "É até assustador".

Mortenson e outros do museu disseram analisar as mesmas rochas e fósseis que os cientistas visitantes analisam, mas, devido a diferentes pontos de partida, eles chegam a conclusões diferentes. Por exemplo, eles dizem que a inundação bíblica deflagrou uma grande agitação no interior da Terra. Isso separou os continentes e os levou a seus locais atuais - ou seja, para eles, os continentes não têm se movido ao longo dos últimos bilhões de anos.

"Todo mundo tem pressuposições do que eles irão considerar, que perguntas eles irão fazer", disse Mortenson, doutor em história da geologia pela Coventry University, Inglaterra. "Os primeiros dois recintos do nosso museu falam sobre essa questão, de pontos de partidas e pressuposições. Nós contestamos fortemente uma posição evolucionista de que eles estão deixando os fatos falarem por si próprios".

A apresentação do museu tem apelo para visitantes como Steven Leinberger e sua mulher, Deborah, visitantes de um grupo da Igreja da Confissão Luterana, em Eau Claire, estado do Wiscosin. "Isso é o que deveria ser ensinado, até mesmo nas ciências", disse Leinberger.

Os fundadores do museu optaram pela área de Cincinnati porque ela está a um dia de viagem de carro de dois terços da população dos Estados Unidos. A área também atrai, há muito tempo, paleontólogos, devido à proximidade com algumas das rochas mais carregadas de fósseis da América do Norte. No local, é fácil, na beira de algumas estradas, coletar fósseis datados de centenas de milhões de anos. As rochas também são tão conhecidas que são chamadas de Série Cincinnati, representando o período de tempo de 451 milhões a 443 milhões de anos atrás.

Muitos dos paleontólogos acharam que o museu representa mal e ridiculariza os próprios cientistas e seu trabalho, e os culpa, de forma injusta, pelos males da sociedade.

"Acho que eles deveriam dar um novo nome ao museu - não Museu da Criação, mas Museu da Confusão", disse Dr. Lisa E. Park, professora de paleontologia da Universidade de Akron.

"Infelizmente, eles fazem isso sem saber", disse Park. "Fiquei decepcionada. Como cristã, fiquei decepcionada".

Bengtson observou que, para explicar como as poucas espécies a bordo da arca poderiam ter se diversificado e se transformado na multidão de animais vivos hoje, em apenas alguns milhares de anos, o museu simplesmente disse: "Deus forneceu aos organismos ferramentas especiais para mudar rapidamente".

"Assim, em uma frase, eles admitem que a evolução é real", disse Bengtson, "e que eles têm de evocar a mágica para explicar como as coisas funcionam".

No entanto, até alguns que discordam da informação e da mensagem, admitem que o museu tem um apelo óbvio. "Odeio que isso exista", disse Jason D. Rosenhouse, matemático da James Madison University, na Virgínia, e blogueiro de assuntos relacionados à evolução. "Mas, já que isso existe, você pode se divertir aqui. Eles fazem um ótimo show, se você consegue segurar sua descrença".

Ao final da visita, entre os dinossauros, Briggs parecia ter se divertido. "Gosto da ideia de que os dinossauros estavam na arca", disse ele. Cerca de 50 tipos de dinossauros foram embarcados com Noé, explica o museu, mas depois eles foram extintos, por razões ainda desconhecidas.

Briggs se deu conta de que o museu provavelmente muda poucas mentes. "Mas me preocupo com os pequenos", disse ele.

Sato comparou o local a um parque de diversões. "Gostei tanto quanto a Disneylândia", disse ela.

Ela gostou da Disneylândia?

"Não muito", disse ela.

Fonte: UOL Ciência

Ataques a bomba atingem seis igrejas cristãs no Iraque

Uma série de ataques a bomba, aparentemente coordenados, atingiu seis igrejas cristãs em Bagdá, no Iraque, neste domingo. Pelo menos quatro pessoas morreram e 30 ficaram feridas.

As mortes ocorreram na maior das explosões, em que um carro-bomba foi usado para atingir uma igreja na zona leste da capital iraquiana.

Segundo a polícia, outros cinco ataques realizados nas últimas 24 horas deixaram cerca de dez feridos.

A comunidade cristã do Iraque é composta por cerca de 750 mil pessoas.

Alvos cristãos já foram atingidos no passado, mas em geral são poupados da maior parte dos incidentes violentos no país.

Ainda neste domingo, um alto funcionário do Exército iraquiano afirmou que os ataques insurgentes ainda devem ocorrer por vários anos.

O nível de violência caiu nos últimos anos, mas as declarações do funcionário sugerem que os líderes iraquianos esperam que os ataques esporádicos continuem, depois que as forças americanas forem retiradas do Iraque, até o fim de 2011.

Fonte: BBC Brasil

Prova do Enem terá horário especial para religiosos

O Inep (órgão do MEC responsável pelo Enem) dará aos estudantes religiosos que guardam o sábado a oportunidade de fazer o Enem só depois do pôr do sol. A medida deve envolver principalmente vestibulandos adventistas e judeus.

Neste ano, o Enem terá, pela primeira vez, uma parte realizada no sábado e outra no domingo (3 e 4 de outubro).

No dia do exame, todos os inscritos entrarão no local de prova juntos, até as 12h55. Os candidatos que solicitarem o horário especial esperarão em uma sala separada. Eles não terão acesso a livros ou meios eletrônicos durante a espera.

Com horário provável de início às 18h, a prova, de até quatro horas e meia, poderá terminar, nesses casos, às 22h30.

Os candidatos que ainda não se inscreveram devem pedir o atendimento especial na ficha de inscrição (http://enem.inep.gov.br). Quem já se inscreveu pode inserir a solicitação no sistema de acompanhamento até o dia 17, quando se encerram as inscrições.

Ronaldo Alberto de Oliveira, pastor da Igreja Adventista do 7º Dia de Moema (zona sul de SP), considerou a notícia positiva: "Mesmo sendo cansativo para o aluno, isso é excelente. É a forma que se encontrou para viabilizar a prova para os jovens adventistas".

O pastor lembra que a medida não é nova. "Algumas universidades já adotam esse procedimento", afirma.

Já na comunidade judaica, foram apontados problemas. De acordo com as normas da religião, os judeus não podem andar de carro, pegar ônibus ou metrô, carregar objetos ou escrever --entre outras proibições-- do pôr do sol de sexta ao pôr do sol de sábado.

A médica judia Mônica Katz, mãe de uma vestibulanda do Rio, diz que, para que a medida desse certo, seria preciso uma boa infraestrutura.

"Minha filha não poderia carregar nada, nenhum documento, nenhuma comida para esperar esse tempo todo. Numa situação em que ela tivesse tudo isso e pudesse ir a pé, tudo bem. Ela ficaria esperando até o começo da prova. Mas seria preciso uma logística muito grande para poucas pessoas."

O Inep diz que só definirá a logística após saber a demanda pelo atendimento especial.

Os judeus enfrentam ainda outro problema. A comunidade comemora, dos dias 2 a 8 de outubro, um feriado religioso (Sucot) que também impõe restrições às atividades, o que inviabiliza a prova tanto no sábado quanto no domingo.

"É uma pena, porque a minha filha se preparou a vida escolar inteira dela e agora só vai poder fazer a prova da Uerj [que, diferentemente das federais do Rio, não usará o Enem como forma de seleção]."

Fonte: Olhar Direto