quarta-feira, 10 de junho de 2009

Superando a dor da perda - Pr Douglas de Freitas

Domingo: 31/05/09
Preletor: Pr. Douglas de Freitas
Referência: Sl 30.
Tema: Superando a dor da perda

Todos nós já tivemos perdas. Quem de nós nunca lamentou a perda de algo ou alguém precioso para nós?! A dor aparece na nossa alma e provoca consequências em nossas vidas. Na Revista Época de 30 de maio, o poeta Ferreira Gullar, pai de dois esquizofrênicos, relatou em entrevista: “Dói internar um filho”.

Quem sabe você perdeu seu(sua) filho(a) para as drogas, prostituição ou homossexualismo? Quem sabe você foi abandonada(o) por seu(sua) esposo(a)? Quem sabe você perdeu seu emprego em uma grande multinacional? Quem sabe você perdeu seu imóvel ou automóvel? Quem sabe você perdeu uma grande amizade por causa de uma fofoca? Ainda que você esteja com dor interior, Jesus vai te trazer cura nesta noite. O diferencial não está naqueles que perdem menos ou mais. O que faz a diferença é como nós reagimos ou nos portamos diante da dor da perda. Nós cristãos temos uma grande vantagem, pois o Espírito Santo nos dá força para suportar qualquer tipo de dor.

A dor da perda revela cinco coisas:

1. Nossa fragilidade/impotência/insignificância. Temos convicção de que somos frágeis diante da dor. Paulo pregava, curava enfermos e, de repente, surgiu um espinho em sua carne. Ele clamou a Deus, que lhe respondeu: “A minha graça te basta. Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (II Co 12:9). Paulo disse: “Então me gloriarei nas minhas fraquezas, porque quando sou fraco, aí que sou forte.” (II Co 12:10).

2. Nossa verdadeira identidade. Às vezes queremos passar para as pessoas algo que não somos. A dor joga por terra nossas máscaras.

3. Nossas angústias e medos. Ficamos angustiados quando as máscaras caem.

4. Nossas limitações. Quando estamos cientes de tudo isso, tornamo-nos mais dependentes de Deus. O único ilimitado e perfeito é Deus. Por isso é que na fraqueza, devemos nos fazer fortes.

5. O desaparecimento dos nossos sonhos. Muitas das vezes, os sonhos são substituídos pela amargura e decepção. A vida parece que não tem mais sentido.

Quem sabe você se encontra qualificado no que estou dizendo? Deus é Deus que cura todo tipo de dor. Ele tem um plano na sua vida. E quando você sair desta situação, você estará moldado.

Como superar a dor da perda?

1. Crendo que com Deus é possível recomeçar (v.1). Por pior que tenha sido sua perda, é possível recomeçar. Os teus inimigos serão confundidos e Deus será glorificado na sua vida.

2. Crendo que Deus reergue e levanta o caído. Deus te concede a graça e o favor de aprender com a perda. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30:5).

3. Crendo que Deus cura todo tipo de dor (v.2). Jeová Rafá é o Deus que sara. O perigo dessa dor na alma é a amargura, o rancor, a decepção e a frustração tomarem conta de tal forma o seu coração a ponto de causarem a morte espiritual. O texto diz que ele clamou ao Senhor e Deus o curou. Existem passagens na Bíblia que nos incentivam a orar, tais como: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jr 33:3).

4. Crendo que Deus nos devolve a esperança (v.5). Traga à sua mente o que te dá esperança. Não fique abatido. Nesta noite Ele te traz a esperança de volta.

5. Crendo no favor e na graça de Deus (v.7). “Com teu favor, deste-me firmeza e estabilidade” (NVI). Não somos merecedores da graça de Deus, mas Ele é compassivo, longânimo e misericordioso para derramar sua graça sobre nós porque Ele nos ama. Você será abençoado e curado não porque merece, mas porque a graça DELE repousa sobre sua vida.

6. Crendo que Deus transforma a tristeza em alegria (v.11). Deus te trouxe aqui para colocar um ponto final na sua tristeza. Deus não te criou para isso. Ele te criou para vencer. Nesta noite, Deus reescreve a sua história. Não encare a perda como o fim de todas as coisas. Permita que Deus use teu sofrimento para te trazer a vitória.

Primeiro post

O Interessante desse primeiro post é que eu sei que ninguém vai ler...

Mesmo assim, tentarei escrever algo que você que esta lendo agora se interesse por alguma coisa!

Pois bem...no blog tem sites relacionados que eu creio ser de interesse de todos, tem links que levam a assuntos relevantes e informações para todos os Irmãos interessados. Cada dia tento encontrar novas páginas que possam entrar nos nossos links e novos textos para digitalizar!

Se algum irmão achar que devemos acrescentar eu retirar algo, por favor, nos escreva um e-mail para bnmachado7@gmail.com

Que a paz do Senhor Jesus reine em nossas vidas!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Teste

Nesta data fio criado o blog do instituto bíblico do Centro Evangelístico Internacional de Icaraí. Como no tópico j'adiz, a intenção é diminuir a distância entre todos os envolvidos no seminário, desde os alunos aos professores e funcionários!

Bem vindos e que Deus nos ajude a melhorar cada vez mais!