segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Permaneça na terra em que Deus te disser. - Pr. Sandro de Lima

Preletor: Pr. Sandro de Lima
Referência: Gn 26:1-4.
Tema: Permaneça na terra em que Deus te disser.

Atualmente o mundo está para entrar numa grande recessão econômica. Ficamos preocupados em meio à crise. O que fazer? Abraão e Isaque também passaram por isso. Houve fome na terra (v.1). Fome representa necessidade financeira, cura, divisão familiar, o desejo da salvação de parentes, dentre outros. Isaque temeu, mas Deus lhe disse para não descer ao Egito. Se ele permanecesse naquela terra, Deus abençoaria a ele e a toda sua descendência, confirmando o juramento que tinha feito a seu pai Abraão. Deus sabia a intenção de Isaque naquele momento ao lhe dar a resposta para não descer ao Egito. Todos nós tememos novas circunstâncias e com Isaque não foi diferente. Ele pensou em descer ao Egito.

O mesmo Deus que disse a Isaque para permanecer nesta terra que Ele multiplicaria sua descendência, está lhe dizendo hoje: “Continua na posição, confia NELE, pois Ele é a solução do seu problema.”

“Gerar” em hebraico significa cântaro. Este era um lugar de prosperidade. Deus é que te guia e te direciona. Ele te dará um sinal e você tomará atitude mediante este sinal.

Características para enfrentar qualquer situação adversa:

1. Isaque escutou e obedeceu a Palavra do Senhor.

Obedecer é se submeter à vontade de outrem e executá-la. Por mais que queiramos ler a Bíblia, a circunstância adversa vai querer falar mais alto para desviar sua fé. Mas Deus quer te ver feliz. Suas lágrimas podem durar uma noite, mas a alegria do Senhor vem pela manhã. O amor de Deus nos enche de alegria.

Na circunstância, Deus nos lembrará da aliança e renovará Sua aliança conosco. “E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos, e obedeceremos.” (Ex 24:7) Ouviremos e obedeceremos ao Senhor (Js 24:24). Moisés e Josué foram homens usados por Deus para restaurar a aliança de Deus com o povo de Israel. Se há alguém que pode te curar, restaurar suas finanças e salvar sua família é Deus. “Obedecer é melhor que sacrificar” (I Sm 15:22b).

Só Deus tem poder para abençoar (v.12). Talvez você esteja aqui nesta noite com expectativas em homens, mas você pode se frustrar. Coloque suas expectativas em Deus, pois “feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”.

Abimeleque expulsou Isaque porque Deus o havia prosperado mais que todos (v.16). Ainda que estivessem o expulsando, ele continuou obedecendo ao Senhor, não saindo da terra que lhe ordenara ficar. Isaque foi para o Vale de Gerar. Ele e Rebeca não saíram debaixo da promessa do Senhor.

Ainda que queiram lhe “abafar” para que deixe de ler a Palavra de Deus, continue perseverando. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10:17)

2. Mesmo no vale, Isaque foi fiel a Deus (v.17)

Vale é o mesmo que depressão, angústia, solidão, problema, derrota, escuridão. Você não nasceu para ficar chorando e sofrendo, sendo escravo de Satanás. Você tem um Deus poderoso que te faz mais que vencedor. “Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.” (Lc 16:10) Isaque não tinha nem o que comer e Deus o fez prosperar. Deus te diz: “Seja fiel no mínimo que no muito te colocarei.”

Isaque estava dentro de um vale, mas seu coração estava cheio da presença de Deus. Deus olha o seu coração. O nosso final está nas mãos do Deus Jeová. O nosso final é a vitória do Senhor.

Isaque começa a desentulhar poços que seu pai Abraão tinha cavado. Prospere para a glória de Deus. Quando você começa a crescer, você torna a ser uma bandeira na sociedade. Saiba que você não está crescendo pelas suas próprias forças, mas é pelo braço forte do Senhor.

3. Isaque perseverou.

Crente não tem que se envolver em contendas. À medida que Isaque cavava, inimigos entulhavam seus poços. Isaque saía daquele lugar, ia para outro e continuava cavando. Você tem que dizer ao inimigo: “Eu já venci sobre você, pois é Deus quem sustenta a minha vida.” Ao primeiro poço, Isaque chamou de “Eseque”, porque contenderam com ele. O segundo poço foi chamado de “Sitna” que significa inveja. O terceiro poço que ele abriu, ele o chamou de “Reobote” que quer dizer alargamento. Isaque perseverou até o fim e não desistiu. Você não veio aqui nesta noite por acaso. Deus lhe mandou aqui para renovar Sua aliança. Não é um vale que vai te parar. Você será bem-sucedido.

Isaque ainda foi para Berseba e o poço que lá abriu jorrava água que não acabava mais. Deus é Deus de abundância para nossas vidas. Cadê o seu adversário? Abimeleque quis fazer uma aliança porque viu claramente que Deus era com Isaque (v.28). O Egito quer fazer aliança com você porque não pode ter o que você tem: a marca do Cordeiro cravada no seu coração. Esse poço não poderá ser fechado porque ele foi aberto para a glória de Deus.

O Nome Jesus - Rev. Ronald Hanko

O Nome Jesus

Rev. Ronald Hanko



O nome Jesus é especial entre todos os nomes de nosso Salvador. É o seu nome pessoal. Muitos de seus outros nomes são na verdade títulos, não nomes pessoais. Isso é especialmente verdadeiro de nomes como Cristo e Senhor. Jesus, contudo, é o nome que foi dado a ele por seu próprio Pai e o nome pelo qual é conhecido e amado na família de Deus. É o nome acima de todos os outros nomes, pelo qual falamos com e sobre ele.

Quando lembramos o significado do nome Jesus, percebemos quão maravilhoso é esse nome. Seu nome pessoal na família de Deus é um que significa "Salvador" ou "Jeová salva." Pense nisso! Todas as vezes que falamos com ou sobre ele pessoalmente, estamos dizendo que ele e ele somente é o Salvador, o Salvador de Deus.

O significado do nome Jesus foi revelado pelo anjo Gabriel quando anunciou o nascimento de Jesus a José: "E lhe porás o nome de JESUS," disse o anjo, "porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mt. 1:21). Que riqueza de significado nesse único nome!

Porque o nome pessoal de Jesus refere-se a Jeová (o Je—é uma forma abreviada do nome Jeová), a mensagem do anjo com respeito ao nome de Jesus significa que é Jeová quem salva. Ninguém mais pode fazê-lo! Jesus é o Salvador de Deus, não somente porque ele veio de Deus, ma também porque é Deus somente quem salva por meio dele.

O nome de Jesus fala também da certeza da salvação para todos aqueles que crêem nele. Ele salvará o seu povo! Ele é um Salvador certo e seguro, e isso porque ele veio de Deus e trouxe a grande salvação de Deus.

Seu nome fala ainda do fato que ele salva aqueles, e somente aqueles, a quem o Pai lhe deu, a saber, o seu povo. Ele não é o Salvador de todos os homens sem exceção. Essa parece uma verdade terrível para alguns, mas para aqueles que a entendem, é uma verdade bendita e maravilhosa. Que ele salva somente alguns significa que ele não é aquele que tenta ser um Salvador e falha com muitos, mas sim um Salvador que salva certa e infalivelmente todos aqueles que são seus pelo decreto de Deus.

O nome de Jesus nos lembra também que ele é um Salvador do pecado. Muitos não querem tal Salvador. Querem somente alguém que encherá seus estômagos, curará seus corpos e resolverá seus problemas atuais. Mas aqueles que pela graça conhecem a si mesmos como pecadores diante de Deus, e que oram, "Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" como o publicado no templo, não ousando levantar seus olhos (Lucas 18:13), acham em Cristo o desejo de seus corações e a certeza que existe um caminho de escape, perdão e paz com Deus.

Que bênção conhecê-lo como Jesus! Verdadeiramente "em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12). Que muitos possam conhecer esse nome, não como o nome de um mero homem que viveu alguns milhares de anos atrás, mas como o nome do Filho de Deus, o Salvador deles.

Fonte (original): Doctrine according to Godliness, Ronald Hanko, Reformed Free Publishing Association, pp. 120-121.


Taça da época de Jesus com inscrição misteriosa é descoberta em Jerusalém

Uma inscrição misteriosa gravada uma taça de pedra que remonta ao primeiro século do cristianismo foi descoberta em Jerusalém, indicou nesta sexta-feira um dos arqueólogos que participam nas escavações realizadas nas proximidades do palácio de Herodes, o Grande, e do Templo de Jerusalém, destruído no ano 70 pelos romanos.

"Descobrimos uma inscrição de dez linhas em hebreu antigo ou em aramaico em uma taça que aparentemente servia para um ritual de purificação", indicou à AFP o arqueólogo britânico Shimon Gibson.

"As letras são legíveis, mas o significado é muito difícil de decifrar", afirma o pesquisador da Universidade da Carolina do Norte, autor do recente livro "Os últimos dias de Jesus: as provas arqueológicas".

"É possível que este tipo de taça tenha servido a Jesus para lavar-se ritualmente antes de sua última ceia", aventou, enfatizando a raridade da inscrição que consta do objeto.

As escavações dirigidas pelos professores Gibson e James Tabor, também da Universidade da Carolina do Norte, são realizadas no Monte Sion, fora das muralhas da Cidade Velha, no limite entre Jerusalém Oriental e a parte oriental da cidade anexada depois de sua conquista por Israel em junho de 1967.

Fonte: AFP

Cristãos morrem queimados em onda de violência no Paquistão

Sete cristãos morreram queimados e outras 18 pessoas ficaram feridas durante o incêndio de 50 casas causado por uma multidão de muçulmanos que protestavam pela suposta profanação de um Corão na região de Punjab (nordeste do Paquistão), informam diferentes meios de imprensa.

O fato ocorreu este sábado na cidade de Gojra, que sofre com a violência religiosa desde quinta-feira, dia no qual, segundo os muçulmanos, vários cristãos profanaram um Corão, segundo o canal televisivo Dawn.

"Alguns muçulmanos locais acusaram Talib Masih, Mukhtar Masih e Imran Masih de queimar o Corão. Os acusados o negaram veementemente, mas uma multidão de muçulmanos zangados queimou várias casas de cristãos", denunciou em comunicado a Comissão de Direitos Humanos do Paquistão.

Segundo fontes citadas pelo canal, a maior parte dos atos violentos foram cometidos por jovens que tinham os rostos cobertos com lenços e começaram a lançar gasolina e atirar contra as casas.

A maioria dos moradores da colônia conseguiu escapar e colocar-se a salvo, mas pelo menos sete pessoas ficaram presas em suas casas devido às chamas e morreram queimadas, segundo fontes oficiais.

A Polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, e vários funcionários acudiram pouco depois ao local para convencer os líderes religiosos que pusessem fim a seus protestos.

Os cristãos compõem menos de 2% da população do Paquistão, um país majoritariamente muçulmano onde a profanação do Corão pode acarretar a pena de morte.

Fonte: EFE

Pai é condenado por rezar em vez de levar filha doente ao médico

Um júri no Estado americano de Wisconsin condenou neste sábado um homem pela morte da filha doente de 11 anos, por ter rezado por sua cura em vez de buscar ajuda médica.

A menina, Madelaine, morreu em março do ano passado, vítima de diabetes, em sua casa na zona rural de Wisconsin, cercada de pessoas que rezavam por sua recuperação.

No julgamento, o pai, Dale Neumann, 47 anos, disse que acreditava que Deus poderia curar sua filha.

Neumann, que chegou a estudar para ser ministro pentecostal, disse ao júri que, caso chamasse ajuda médica para a filha, "estaria colocando o médico à frente de Deus".

Ele disse ainda que pensava que sua filha tivesse uma gripe ou febre e não sabia da gravidade da doença.

Tratamento

Madelaine não conseguia caminhar, falar, comer ou beber. Somente quando a menina parou de respirar a família chamou uma ambulância.

Especialistas médicos presentes ao julgamento disseram que a menina poderia ter sobrevivido se tivesse recebido tratamento adequado.

A mulher de Neumann, Leilani, já foi condenada pelo mesmo crime.

Segundo o correspondente da BBC em Washington, Jon Donnison, o casal poderá pegar pena de até 25 anos de prisão quando sua sentença for divulgada, em outubro.

A advogada de Neumann disse que irá apelar da decisão.

Fonte: BBC Brasil

Banco católico pede desculpas por investir em armas, cigarros e pílulas

Um banco católico alemão pediu desculpas por comprar ações de indústrias de armamentos, cigarro e pílulas anticoncepcionais.

Uma reportagem da revista alemã Der Spiegel revelou que o Pax Bank havia investido 580 mil euros (cerca de 1,5 milhões) em ações da BAE Systems, empresa britânica de armamentos.

O banco também investiu 160 mil euros (cerca de R$ 425 mil) na fabricante americana de anticoncepcionais Wyeth e 870 mil euros (R$ 2,3 milhões) em empresas de cigarro.

Em nota, o Pax Bank pediu desculpas por "não manter seus padrões éticos". O banco fazia propagandas nas quais defendia fundos de investimentos "éticos", que evitavam comprar ações de empresas de armas e tabaco e outras companhias que não seguem princípios e crenças católicas.

"Nós vamos corrigir os erros imediatamente, sem consequências negativas para os nossos clientes", disse um porta-voz do banco.

"Infelizmente em algumas revisões internas estes investimentos críticos foram ignorados – nós nos arrependemos profundamente."

O porta-voz agradeceu aos jornalistas alemães por apontar os polêmicos investimentos do banco.

Fonte: BBC Brasil