segunda-feira, 6 de julho de 2009

Porque não temos medo da morte. - Pr. Douglas de Freitas

Domingo: 28/06/09
Preletor: Pr. Douglas de Freitas
Referência: Hb 9.27; Lc 12.16-21
Tema: Porque não temos medo da morte.

Esta semana uma notícia abalou grande parte da humanidade. A morte prematura do cantor Michael Jackson aos 50 anos. Ele foi considerado o rei da música pop, vendeu milhões de discos e se tornou um dos homens mais conhecidos do mundo. Mas após a fama, ele começou a viver uma vida excêntrica. Sua aparência se transformou e ele chocou o mundo em vários incidentes polêmicos. Seu retorno aos palcos estava programado para o próximo mês em uma turnê que começaria em Londres. Com os ingressos praticamente esgotados, repentinamente a notícia se espalhou pelo mundo: Michael Jackson morreu. Milhares de pessoas choraram sua morte e abaladas, não conseguiam acreditar que era verdade.

Mas a morte é uma realidade, é algo inevitável. Nenhum homem tem poder sobre o dia de sua morte. Querendo ou não, preparando-se ou não, preocupando-se ou não, um dia todo homem morrerá. Pesa sobre ele a sentença divina: Tu és pó e para o pó voltarás. (Jr 9.21; Ec 8.8)

A morte não estava nos planos originais de Deus. (Rm 5.12) O homem foi feito para viver para sempre em comunhão com o Senhor, mas o pecado introduziu o pecado no mundo.

Todos conhecemos alguém que já morreu. Pessoas morrem a todo o instante. Até os maiores homens de Deus na Bíblia passaram pela morte. O nosso salvador Jesus Cristo morreu. Adão, o primeiro homem; Moisés, o homem mais manso da terra; Abraão, o pai da fé; Jó, chamado por Deus de integro, reto e temente a Deus; Davi, o homem segundo o coração de Deus; Salomão, o homem mais sábio; João, o discípulo amado; Paulo, o grande pai da igreja; Todos morreram.

A morte é uma realidade e ninguém escapará dela. Mas parece que as pessoas não estão preparadas para encarar a morte. Tem-se a impressão de que celebridades como Michael Jackson são `imorríveis`. Mas a verdade é que só um grupo escapará da morte, aqueles servos de Deus que estiverem vivos na volta de Jesus, pois serão arrebatados.

Baseados nesta idéia errônea, de que são imortais, muitos têm vivido como o rico insensato da parábola lida. Vivendo uma vida desregrada, sem se preocupar com o amanhã. Sem se importar com a a morte ou o juízo. Mas observando a atitude deste rico insensato podemos destacar quatro grandes equívocos, que também são cometidos por muito hoje em dia:

(v.18) Achou que podia fazer tudo sem Deus.
Ele dizia: EU farei, EU edificarei, EU colherei.

(v.18) Achou que tudo o que tinha era seu.
Ele dizia: MEUS celeiros, MINHAS novidades, MEUS bens. Mas a verdade é que tudo pertence a Deus. Tudo é por Ele e para Ele. (Sl 24)

(v.19) Achou que sua alma se alimentaria de valores terrenos.
O que se alimenta de valores terrenos é o nosso corpo e ele é pó, e para o pó voltará. O verdadeiro alimento da da alma é o Pão Vivo que desceu do céu e a sede da alma só pode ser saciada pela Água da Vida que é Jesus Cristo. Por isso vemos ricos insatisfeitos e infelizes. Pois o vazio não é exterior, mas interior.

(v. 19) Ele achou que poderia decidir o seu futuro.
Mas o nosso futuro a Deus pertence.

Se compararmos as atitudes deste homem com a das celebridades contemporâneas, vemos grandes semelhanças. Ambos encaram a vida sem preocupação com o futuro, optando por viver uma vida desregrada.

Mas a morte é inevitável e a pergunta é: Para onde iremos após a morte? Para onde irá a sua alma? Só existem dois destinos: paraíso ou inferno.

(Pv. 14.32) O cristão não tem medo da morte, mas tem a certeza da salvação e da vida eterna. Porque não temos medo da morte?

Porque a morte é necessária.
Depois que o pecado entrou no mundo ela se tornou necessária. Para dar lugar a novas gerações. Além disso, sofrimentos e problemas cessam após a morte.

Porque a morte não é o fim.
A morte é a separação entre o material e o espiritual. Entre o corpo e o espírito e alma. Para o cristão isto não é o fim, mas sim o início da vida eterna com o Senhor.

Porque a morte nos leva a Cristo.
E como Paulo declarou, isto é incomparavelmente melhor. (Jo 14.1-3)

Porque através da morte nós ressuscitaremos.
Da mesma maneira que Cristo morreu e ressuscitou, aqueles que morreram em Cristo, ressuscitarão com Ele no arrebatamento.

Porque a morte é um prêmio.
Ela é uma recompensa, uma promoção para uma vida mais excelente no céu com o Senhor.

As pessoas ficam chocadas quando morre uma celebridade porque estes parecem imortais. Mas a verdade é que todos passarão pela morte. Mas o justo, até na sua morte tem esperança. Pois, quando ele vai morrer, tem a certeza de que estará com o Senhor e receberá sua recompensa. Sabe que irá participar das Bodas do Cordeiro e que trocará a cruz pela coroa, o corpo corruptível pelo incorruptível, o antigo nome pelo novo. Trocará um mundo de perseguições e aflições por adoração livre e para sempre poderá dizer: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos!

Não devemos nos assustar com a morte, ela é uma realidade, mas é um inimigo que já foi vencido quando Cristo morreu na cruz e ressuscitou. E, se estamos em Cristo, nós também venceremos e ressuscitaremos com Ele.

Não cometa os equívocos deste rico insensato. Entregue o teu caminho ao Senhor e não tenha medo da morte. Tenha um futuro garantido nas mãos do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário