sexta-feira, 10 de julho de 2009

Matadores de gigantes - Pr. Jorge Linhares

Domingo, 22 de março de 2009
Preletor: Pr. Jorge Linhares
Referência Bíblica: I Sm17.1-11
Tema: matadores de gigantes

Já ouvi muitas pregações e, eu mesmo já preguei muitas vezes, nestes meus 34 anos de ministério, sobre a história de Davi. Mas semana passada parei para pensar sobre esta história.

Hoje somos aquilo que aprendemos quando éramos crianças. Vimos nossos pais em suas profissões, ou torcendo por algum time e seguimos seus passos. Aprendemos adição, subtração, multiplicação e divisão, a base de todas as operações matemáticas que usamos pelo resto da vida. Aprendemos sobre o perigo dos animais brincando com bichos de pelúcia. Aprendemos lições na infância que nunca mais esquecemos.

Assim aconteceu com Davi. Ele aprendeu a confiar em Deus quando ainda era uma criança. A Bíblia fala sobre a importância de ensinar as crianças sobre o Senhor: Ensina criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Pv. 22.6)

Tenho tido experiências com o ministério infantil e vejo que é muito difícil uma criança que foi ensinada no caminho do Senhor, se desviar. As crianças que se convertem se tornam melhores profissionais. As igrejas devem investir e cuidar do departamento infantil. Pois as lições que vão ficar enraizadas e que vão permanecer, são as ensinadas às crianças.

A história de Davi é mais contada às crianças. Minha neta ouve atentamente todas as vezes que lhe conto esta história. Mas há 15 dias atrás, dentre as milhares de lições que já aprendi com a história de Davi, Deus falou comigo e me ensinou algumas lições que eu não sabia.

1) Existem inimigos.

Devemos viver conscientes de que existem adversários. Muitas vezes pessoas próximas que armam ciladas contra nós. Em todas as áreas de nossas vidas encontraremos adversários desejando a nossa derrota.

2) É possível derrotar os nossos inimigos.

Davi sabia disso e desceu para enfrentar o gigante. Ele já havia derrotado outros inimigos com a força do Senhor. Existem inimigos, mas é possível vence-los.

3) A nossa vitória será lembrada para motivar outras pessoas.

Saul havia vencido todas as batalhas que enfrentou. Ele era um capitão de guerra e se assentava no trono, não com um cetro, mas com uma lança. Neste dia, ele saiu para enfrentar os filisteus no vale de Socó. Israel estava de um lado e os filisteus de outro, preparados para guerrear, sabiam que haveria algumas perdas, achavam que seria apenas mais uma batalha. Mas de repente apareceu um gigante de três metros de altura com uma proposta honesta: "Por que derramar tanto sangue? Escolham um homem para lutar contra mim." Os israelitas eram bons de briga,mas com esta proposta eles se abateram e, por 40 dias e 40 noites o gigante os afrontava.

Quando Davi viu aquele gigante que, até o rei Saul temia, não temeu. Ele entendeu que sua vitória traria testemunho e motivação para outras pessoas. O vencedor se casaria com a filha do rei, iria morar no palácio, teria a família livre de impostos e com moradia garantida. Além disso, o vencedor sempre seria lembrado. Era uma vitória que lhe traria bênçãos e abençoaria os seus.

O desejo de vencer deve te impulsionar a vencer em todas as áreas da tua vida. A tua vitória mudará toda a geração que te segue. Ela será lembrada pela tua geração. Isto tem que te motivar. Meus 47 sobrinhos se converteram porque eu os ensinei a olharem para Jesus. Eles viram a vitória do Senhor na minha vida. Estude, acorde cedo, tente mais uma vez, vá trabalhar. A vitória te espera. Não entregue os pontos. A vitória vem do Senhor!

Se você é o único crente em tua família é porque o Senhor acredita que, através de você, toda a tua família pode se converter. O exemplo de perseverança que meus irmãos viram em minha vida, os motivou a lutar e hoje eles também são homens de Deus, bem-sucedidos e prósperos. A sua vitória é a vitória que será ensinada às gerações futuras.

A vitória de Davi trouxe inspiração para sua geração e para milhões e milhões de pessoas até hoje. A vitória de Davi é uma inspiração para nós, ela nos ensina que as crianças devem ser valorizadas. Assim como Davi entendeu que sua vitória abençoaria outras pessoas, a sua vitória será instrumento de bênção para a sua geração.

Ao enfrentar problemas, confie mais em Deus do que em si mesmo. Naquela batalha, Davi confiou em Deus, pois sabia que por suas próprias forças nunca poderia vencer Golias. A confiança em Deus nos garante a vitória. Quando os israelitas já se sentiam derrotados, Davi desceu confiando em Deus. Quando Deus viu isso, colocou tanta força naquela pedra lisa que ela ficou encravada na testa do gigante.

Se você vive problemas com membros da tua família, pare de declarar maldições e, pela fé, os abençoe e profetize a vitória.

Não são apenas guerras ou doenças que matam, a síndrome de Golias também mata. Começar a pensar que já está derrotado tem trazido muitas doenças. As pessoas tem deixado de produzir, de lutar e de vencer. O medo de Golias fez os israelitas ficarem encurvados 40 dias e 40 noites. Nenhum homem daquele exército pode contar aos seus netos que lutou e venceu Golias, só Davi.

Minha oração é para que Deus levante aqui 'matadores de gigantes'. Homens e mulheres que não se intimidam com os gigantes, pois confiam no Senhor. A história de Davi termina com ele sendo citado ao lado de Moisés como os que mais tiveram vitórias em Deus, na Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário