quinta-feira, 9 de julho de 2009

Alcançando o melhor de Deus - Pr. Douglas de Freitas

Domingo: 05/07/09
Preletor: Pr. Douglas de Freitas
Referência: Js 14:5-15.
Tema: Alcançando o melhor de Deus

Começar não é difícil, mas chegar até o fim é sempre um desafio. Um bom começo não significa necessariamente um final feliz. Não tenho dúvida que Deus tem sempre um final feliz para nossas vidas, mas é preciso ter atitude. Muitos estão perdendo o melhor de Deus por causa da rebeldia, pessimismo, covardia, incredulidade, medo e falta de perseverança.

Apenas dois homens dentre três milhões do povo de Israel alcançaram o melhor de Deus: Josué e Calebe. A grande maioria pereceu no deserto. Calebe significa cão e escravo. No entanto, ele entendeu o plano de Deus para sua vida e tornou um herói da fé com atitude e determinação.

Aprendemos com Calebe cinco lições para alcançar o melhor de Deus:

1. Firme-se na Palavra de Deus (v.6). Não devemos buscar nossa fé em emoções, mas sim, na Palavra de Deus que nos revigora e fortalece. Temos que alimentar nossa fé com a Palavra de Deus.

2. Confie nas promessas de Deus (v.6). Não murmure! Não retroceda! Se Deus fez a promessa, espere que no tempo determinado Ele cumprirá a promessa em sua vida. Calebe esperou 45 anos. A vitória da esperança não é vencer, é não cansar. Porque todas as vezes que a esperança não cansa, ela vence. “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Sl 40:1). O melhor de Deus custa um preço e o preço é a paciência. Vale à pena esperar.

3. Deixe Deus renovar as suas forças (vs. 7, 10 e 11). Existem três tipos de idade: cronológica (tempo em que vivemos); física (idade que possuímos); e emocional (idade da nossa alma). Há jovens na idade física que são velhos na idade emocional e vice-versa. “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Is 49:23). Deixe Deus te renovar e alcance o melhor de Deus.

4. Nunca desista de seus sonhos (vs. 9, 12 e 14). José com 16 ou 17 anos sonhou, foi maltratado por seus irmãos, vendido como escravo, preso, mas nunca desistiu de seus sonhos. Com aproximadamente 30 anos, Faraó o nomeou como governador do Egito. Você não pode desistir de seus sonhos, pois foi Deus que plantou estes sonhos no seu coração. Calebe tinha o sonho de conquistar Hebrom (que significa aliança). Uma das piores tentações na vida do crente é a tentação de desistir. Porque se você desistir, você está impedindo Deus de cumprir o sonho dEle na sua vida.

5. Não tenha medo de gigantes (v.14). Você pensa que Hebrom estava prontinha para ser conquistada? Claro que não. Os enanquins estavam lá. Calebe teve que enfrentar os gigantes. Enfrente o gigante porque Deus é muito maior que qualquer um. Para cada oportunidade, existe um desafio. O melhor de Deus nunca veio pronto. Tome posse do que Deus te deu, porque é teu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário