quarta-feira, 29 de julho de 2009

A importância da lealdade e suas manifestações - Rev. Robert Dodoo

Preletor: Rev. Robert Dodoo
Referência bíblica: Jo 6. 67 a 71
Tema: A importância da lealdade e suas manifestações

"Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo. E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze." (Jo 6.67-71)

"A multidão dos homens apregoa a sua própria bondade, porém o homem fidedigno quem o achará?" (Pv 20.6) A qualidade de fidelidade e lealdade é muito importante.

É raríssimo vermos alguém com o nome de Judas. Isso por causa da deslealdade do discípulo de Jesus. No texto lido, Jesus chama Judas de diabo. Há diabos femininos e masculinos e podem ter qualquer nome. Se você não se chama Judas, mas possui suas características, você não é somente Judas, mas é um diabo. Se Jesus derramou seu sangue pela igreja, Ele não ficará sentado vendo alguém destruí-la.

Um diabo na igreja é aquele que critica seu pastor. É melhor que a igreja fique com poucas pessoas do que com diabos em seu meio. O pastor deu seu suor pela igreja e nenhum diabo a destruirá. Se você tem algum problema com o seu pastor, vamos resolver isso hoje. Vamos acabar com as críticas.

"E serviu o povo ao SENHOR todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do SENHOR, que fizera a Israel. Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do SENHOR, com a idade de cento e dez anos; E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás. E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel."(Jz 2.7-10)

Neste texto lemos que uma geração serviu muito bem ao Senhor, mas depois dela, se levantou outra geração que não O conhecia. Devemos olhar e aprender com a geração de nossos pais. Nosso pastor, com 87 anos, quando chega à igreja, se ajoelha e ora. Ele não chega atrasado. E porque você, com 20 anos, não pode fazer isso também?

Não podemos deixar cair o bastão, porque a lealdade é muito importante. Antes de delegar trabalho a alguém, temos que ter a certeza de que esta pessoa ficará leal conosco. O problema hoje em da na igreja é que as pessoas querem ser usadas por Deus, mas não tem atitude. Enquanto a geração anterior está correndo, as pessoas ficam paradas, olhando em volta. Querem ser usadas sem treinamento. Ser treinado pelo pastor é ser corrigido por ele. É observar e aprender com aquele que tem a visão. O pastor é nosso pai, tem paciência e coração grande para nos treinar e corrigir até aprendermos. Eliseu foi treinado por Elias, mas Elizeu não teve paciência com Geazi e, por isso não teve sucessor.

Na corrida de revezamento há regras. Para pegar o bastão é preciso ficar esperando ele chegar, Não pode sair correndo na frente. Muitas vezes o pastor ainda está treinando alguém, mas antes de acabar o treinamento a pessoa sai, sem nada nas mãos. Começa a trabalhar, achando que já está pronto. Muitas vezes até sai da igreja e abre outro trabalho, sem bastão, sem visão, sem nada.

"E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros." (II Tm 2.2)

Neste versículo o apóstolo Paulo diz a Timóteo que Deus o achou fiel e lhe deu um ministério. "Ministério" aqui é a visão, "Ouviste" fala do treinamento recebido por Timóteo e "Confia-o" é ter cuidado em passar o bastão a homens fiéis para que também ensinem a outros. Nestes versículos há quatro gerações, Paulo, Timóteo, homens fiéis e os outros. A rodovia para chegar ao sucesso é a rodovia da lealdade. Sem isso vai cair. Se queremos abrir mais igrejas, precisamos de pessoas leais a Deus, em primeiro lugar e depois ao pastor.

O pastor recebeu a visão da ADHONEP de outra pessoa e permaneceu leal. A lealdade trouxe o crescimento. Não deixe cair a visão. Se a visão cair é porque você não foi fiel. Não deixe cair a visão desta igreja. A visão é ganhar almas. Por isso estou contra os diabos que ficam criticando e fofocando aqui. Devemos servir a Jesus e ganhar almas, não temos tempo para críticas e fofocas. Mostre respeito pelo seu pastor.

Fofocas e críticas, aqui não dá! Estamos aqui para ganhar almas e não vamos deixar a visão cair. Aceite o treinamento e a correção do seu pastor. A palavra diz que um pouco de levedo, leveda toda a massa. O diabo deve ser afastado.

"Correção severa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá." (Pv 15.10)

Esses são alguns sinais de deslealdade. Quando percebemos estes sinais em nós ou nos outros, devemos tomar atitude. Os desleais:
- decepcionam quando estão sob pressão. (Pv 25.19)
- tem problemas morais.
- tem fraquezas financeiras.
- são mundanos.
- pensam que podem fazer o que o outro está fazendo de maneira melhor. Não entende que não é uma questão de fazer melhor, mas uma questão de chamado.

Uma das causas da deslealdade é a familiaridade. Judas tinha familiaridade com Jesus. Ele via até Jesus ir ao banheiro depois de comer. A familiaridade fez Judas olhar para Jesus como alguém comum.

"Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar." (Sl 41.9)

Todos nós conhecemos bem o nosso pastor. Quanto mais próximo você estiver do seu líder, mais cuidado você deve ter, porque a familiaridade pode causar deslealdade. A sua lealdade deve ser à autoridade mais alta. Assim como Paulo disse "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo." (I Co 11.1)

"Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel." (I Co 7.25)

Neste versículo há o segredo de como ser leal. Ser leal e fiel é só pela misericórdia que vem de Deus e nos ajuda. Vamos orar para que a misericórdia de Deus seja derramada sobre esta igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário