terça-feira, 28 de julho de 2009

Experiência com Deus no deserto. - Pr. Douglas Freitas

Preletor: Pr. Douglas Freitas
Referência Bíblica: Êx 3.1-5
Tema: Experiência com Deus no deserto.

A história de Moisés é linda e fascinante. O povo hebreu estava cativo no Egito a alguns séculos e crescia em número. Faraó, preocupado com este crescimento, deu ordem para que todos os meninos hebreus recém nascidos fossem mortos. Joquebede então, pega seu bebê, Moisés e o coloca em um cesto no Rio Nilo, afim de livra-lo da morte. Miriam, irmã do bebê foi acompanhando o cesto pelo rio até vê-lo ser encontrado pela filha de Faraó, que decide adotar o bebê. Então Miriam interveio e ofereceu que, se ela quisesse, havia uma hebréia que poderia cuidar do bebê. Então, Miriam o levou de volta para ser criado pela própria mãe, com toda a proteção. Já crescido, Moisés foi morar na casa de Faraó a fim de se educado. Naquele tempo, o Egito era o país mais desenvolvido da terra. Quando Moisés estava com 40 anos, viu um Egípcio maltratando um hebreu e o matou. Então ele fugiu para o deserto, onde conheceu sua esposa Zípora. Lá, ele passou 40 anos apascentando o rebanho de seu sogro Jetro. No deserto, com 80 anos, Moisés teve uma experiência profunda com Deus, que mudou sua vida.

Assim como Moisés, muitos de nós temos promessa de Deus, mas acabamos indo para desertos epirituais. O deserto espiritual é aquele momento de tribulação e de luta, que parece que Deus está longe, onde não conseguimos ouvir a voz do Senhor e parece que não há solução. É o momento em que ficamos sozinhos, sem direção. Deserto Espiritual é algo que não gostamos de vivenciar, mas que é necessário. Talvez você esteja se perguntando: até quando este deserto vai durar? Mas saiba que este deserto é necessário e nele você vai ter experiências profundas com Deus, que irão mudar a tua visão e a tua história.

Jesus e muitos outros servos de Deus passaram pelo deserto. No deserto, Moisés se deparou com a sarça ardente e ouviu a voz de Deus dando uma ordem diferente. Ele se revelou de uma forma inusitada dizendo: "Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa." Através desta ordenança podemos observar 5 lições preciosas.

1ª - A Lição da Obediência.
Moisés obedeceu imediatamente à voz de Deus, tirando as sandálias dos pés. O caminho para a tua vitória é obedecer a Deus. Para sair do deserto é necessário obedecer.
Muitas vezes vamos para o deserto por estarmos tomando atitudes por nossa própria escolha. Deus permite isso para que possamos obedecer. Para ter vitória constante na vida precisamos obedecer a Deus e seus mandamentos.

2ª - A Lição da Humildade
Ao tirar as sandálias, Moisés desceu um pouco. Deus mandou Moisés ficar em sua estatura real. Quem iria agir para o plano de Deus se cumprir era o próprio Deus e não Moisés. Intelectualmente, Moisés estava instruído e preparado, mas faltava intimidade com Deus. Na presença de Deus precisamos estar descalços e humildes. É Ele quem age e merece todo o louvor e honra. Pedro disse: Humilhai-vos debaixo da potente mão do Senhor e Ele vos exaltará. Jesus disse: Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Moisés, sem queres se exaltou e começou a agir por suas próprias forças. Ele precisou passar pelo deserto para que Deus pudesse agir. Deus vai agir na tua vida, mas descalce as sandálias da humildade.

3ª - A Lição da Santidade
As sandálias de Moisés haviam pisado na senda do mal, haviam ido onde Deus não mandou ir. Deus é santo e diante dEle, Moisés tirou as sandálias. Naquela experiência, Deus o perdoou e santificou.
Em nossos dias, as pessoas estão perdendo o temor de Deus. Os governantes estão fazendo leis que favorecem o pecado. Mas se você quer a presença e a bênção de Deus na tua vida, santifica-te. Sem santificação ninguém verá a Deus. Depois que Jesus foi batizado, ele foi para o deserto e passou 40 dias em jejum se consagrando e se santificando antes de começar seu ministério. Santifica-te! Deus é santo e se você estiver em santidade, Ele cumprirá o ministério em sua vida.

4ª - A Lição do Contato com o fogo
Moisés virou o rosto quando viu o fogo. Há muitos crentes frios e carnais precisando do fogo do Espírito Santo. Precisamos ser revestidos do poder do alto para não darmos lugar à carne e podermos ser santos. Quando Jesus foi assunto aos céus, Ele disse aos discípulos: Ficai em Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Então, no dia de Pentecostes, todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas. Pedro, que havia negado Jesus 3 vezes, depois de ser cheio do Espírito Santo, pregou e 3000 pessoas foram salvas. Depois pregou mais uma vez e mais 5000 pessoas foram salvas. Para vencer a timidez e a frieza busque o fogo do Espírito Santo.
Nesta igreja o fogo ainda cai. Somos pentecostais e cremos nos dons espirituais. Deus ainda batiza com o Espírito Santo. Assim como Moisés precisou ter contato com o fogo para Deus cumprir o chamado em sua vida, você também precisa se queimar, pois o fogo do Espírito é maravilhoso. Não tenha medo do fogo, ele é uma bênção, amolece o coração de pedra, purifica, santifica, ilumina, aquece, endurece contra o pecado. Não aceite a frieza em tua vida. Deus é Deus de fogo!

5ª - A Lição da Posse das Promessas de Deus.
Apenas Josué e Moisés tiveram esta experiência. Os dois que conduziram o povo à terra prometida. Deus disse através da sarça que Moisés tomasse posse da promessa em sua vida. Assim como o deserto na vida de Moisés estava chegando ao fim, o deserto na tua vida também é temporário. Este tempo é de preparação. Quando você estiver aprovado, Deus irá te introduzir na terra prometida. Confie em Deus, Ele não se atrasa, não mente e não falha. Aquele que prometeu é fiel para cumprir.

Moisés aprende, naquela experiência, que precisa ser obediente, humilde, santo, ter contato com o fogo e tomar posse das promessas de Deus. Se você também deseja sair do deserto aprovado e ver se cumprir em sua vida o plano de Deus aprenda as lições que Moisés aprendeu. Você não está neste deserto para recuar, desistir ou morrer. Mas para ser moldado e capacitado por Deus para que se cumpram Suas promessas na tua vida.

Moisés voltou ao Egito e Deus cumpriu seu propósito trazendo um grande livramento ao seu povo. Isso não aconteceu quando Moisés tinha 40 anos e agia por suas próprias forças, mas quando Moisés tinha 80 anos e Deus lhe dava a diretriz. No tempo de Deus, Ele opera e ninguém pode impedir. Ele irá cumprir o plano que tem na tua vida, creia e confie no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário