sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O alimento dos lucros


Consumo de comida kasher também por não judeus em busca de produtos saudáveis dinamiza certificadoras

Por Elisa Corrêa
A dieta dos judeus ortodoxos é cheia de restrições. Carne e laticínios nunca estão juntos na mesma refeição, carne de porco e animais marinhos que se alimentam de detritos (como camarão, polvo e lula) são proibidos. Animais considerados puros e próprios para o consumo não podem sofrer antes de morrer e, depois de abatidos, devem ter o sangue drenado. Limitações que são oportunidades para empresas que produzem alimentos kasher (ou kosher), preparados de acordo com o livro sagrado dos judeus, a Torá.

“Os produtos kasher são procurados por judeus ortodoxos e também por adventistas, vegetarianos, pessoas com intolerância à lactose e muçulmanos. Além de atrair judeus não religiosos e o público que associa o selo kasher à higiene e rigor na qualidade”
EZRA DAYAN, diretor da BDK

O selo kasher é concedido por certificadoras que analisam e autorizam produtos para o consumo da comunidade judaica. “Verificamos os insumos e a cadeia produtiva. Às vezes, a empresa precisa mudar o fornecedor de um ingrediente ou alterar alguma etapa da limpeza”, diz o rabino Ezra Dayan, diretor da certificadora BDK. O processo leva de um a dois meses. “Primeiro entregamos ao empresário um formulário, com questões sobre a produção. A seguir visitamos a fábrica e pesquisamos a origem das matérias-primas”. O produto aprovado recebe o selo kasher, válido por um ano, e a certificadora faz visitas periódicas para saber se a empresa continua respeitando as normas.

Em cinco anos de existência, a BDK certificou mais de dois mil produtos. “Geralmente quem nos procura quer exportar. Para as pequenas empresas, os consumidores judeus podem representar um aumento significativo nas vendas”, diz o rabino. Nos Estados Unidos, as vendas de produtos certificados atingiram US$ 12,5 bilhões em 2008, 64% acima do total de 2003. As compras motivadas pela religião são 14% do total e o restante escolhe alimentos kasher por considerá-los mais saudáveis.

VINHO E FEIJOADA
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Ana Manoel Gonçalves não é judia, mas desde 1972 é proprietária da Casa Zilana, um empório que é referência para os judeus de São Paulo. “Minhas clientes chegam aqui e contam que os filhos estão seguindo a religião e só querem comer kasher. Elas passam a comprar produtos certificados para que os filhos continuem comendo em casa”, afirma Ana. As prateleiras da Casa Zilana estão cheias de vinhos, sopas e gelatinas, pães e biscoitos, molho de tomate e até produtos para feijoada certificados. Todos mais caros que os convencionais. O queijo minas kasher sai por R$ 24,50 o quilo, enquanto o normal varia de R$ 12,98 a R$ 17. Um pote de 110 gramas de iogurte certificado custa R$ 1,80 contra R$ 1,20 do comum, de 200 gramas. “Meus clientes são 90% judeus e, desses, 40% seguem a dieta kasher e só compram com o selo”, afirma Ana, que no último Pessach, a Páscoa judaica, vendeu oito mil quilos de matzá, o pão ázimo. “Todo ano as vendas crescem um pouco, é um mercado em expansão”.

KUALA LUMPUR QUER
Daniela Toviansky
100% KASHER Celina chega a vender 600 fatias por dia do seu bolo certificado: “Hoje vejo que essa demanda não pode ser ignorada”
Celina Dias, proprietária da confeitaria O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, apostou no selo por sugestão de um cliente. Em março, o bolo de chocolate que produz passou a ser 100% kasher. Apesar dos R$ 3 mil gastos com a certificação, os preços não foram alterados - o bolo pequeno custa R$ 62, o grande, R$ 89 e a fatia, R$ 7,90. A aposta foi na conquista de novos clientes. “No começo, pensei se valeria mesmo a pena. Hoje vejo que essa demanda não pode ser ignorada”. Para atender clientes ortodoxos que preferem usar apenas produtos descartáveis, Celina investiu em copos, pratos e talheres plásticos. Também criou uma etiqueta com a expressão hebraica Mazal Tov, que significa “boa sorte” e pode ser anexada às embalagens para viagem. “Chegamos a vender até 600 fatias por dia”, diz Celina, que já tem três lojas em São Paulo e recebeu 14 pedidos de franquias. “As pessoas escrevem dizendo que querem abrir uma unidade em Los Angeles, em Kuala Lumpur”.

GELÉIA CERTIFICADA
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“O selo kasher é um atrativo a mais para o produto. E, para a exportação, é fundamental. Se você diz que não é certificado, perde uma parcela grande de consumidores”, afirma Eduardo Magli, um dos sócios da Homemade, pequena empresa de Itupeva, interior paulista, que produz geléias kasher desde 2004. Com o selo, a empresa conquistou as prateleiras de mercados importantes, como a rede Pão de Açúcar e a Casa Santa Luzia, em São Paulo. A Homemade produz 450 toneladas de geléia por mês e, no ano passado, cresceu 12% em relação a 2007. “Vejo o selo kasher como um certificado de qualidade. Só consegue o selo a empresa que tiver boas práticas de higiene”.

MCLANCHE KASHER O menu instituído em 2007 em São Paulo dinamizou as vendas
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>>> 200% foi o quanto cresceu o faturamento dominical da loja paulistana da rede McDonald’s que ofereceu só lanches kasher

>>> 4.500 pessoas consumiram itens variados do Menu Kasher, criado pela rede de fast food

>>> 7.000 sanduíches vendidos foi o número final em 26 de abril, data da edição mais recente da promoção

>>> 4 domingos seguidos foram dedicados exclusivamente ao cardápio restrito a itens kasher em São Paulo. A rede americana opera restaurantes kasher em Israel e Buenos Aires

>>> 6 tipos diferentes de lanche fazem parte do Menu Kasher: Big Mac, Quarteirão, McNífico (sem bacon), Hambúrguer, McFritas, e McLanche Feliz

5 EMPRESAS QUE JÁ APOSTARAM A cada dia novos produtos kasher chegam ao mercado
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1> SUPERMERCADO

Em setembro, o Super K - Market & Deli abriu as portas em São Paulo com mais de dois mil produtos kasher
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2> BOMBONS

A Cau, marca de chocolates finos e artesanais criada em 2007, tem uma linha especial de bombons certificados
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3> PALMITO

O palmito pupunha da empresa São Cassiano, produzido em Jaú, interior paulista, ganhou o selo kasher em 2008
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4> SUSHI

No Café Med, restaurante paulistano que segue os preceitos judaicos, dá para comer sushi preparado com ingredientes certificados

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