sexta-feira, 16 de julho de 2010

O ser humilde...

Jesus, o servo que esvaziou a si mesmo, o filho que se humilhou e depois foi exaltado. A mensagem é clara: Jesus é exemplo. Dele devemos aprender sobre humildade. Fomos chamados  para sermos iguais a Cristo, como servos, sabendo que no devido tempo a exaltação vem de Deus.

Quais são as características da mensagem ao cristão de todos os tempos?

1)Exortação á humildade (v.3): “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”.

Devemos ter em mente que a unidade não se realiza sem a humildade. A humildade nasce por meio de um coração regenerado. Paulo fala das ambições egoístas daqueles que desejavam fazer da igreja um lugar para glória pessoal. O perigo é partir o corpo e formar um tipo de culto á personalidade. Este tipo de coisa é empecilho para o progresso do Reino de Deus. A palavra vanglória significa ter alta opinião de si mesmo. O perigo aqui está em ocupar a posição de Deus. Por isso Paulo dá a ordem: humildade de mente. Alguns podem achar que a humildade é uma demonstração de fraqueza, mas a humildade nos leva a uma atitude de evitar pensar exageradamente bem a nosso próprio respeito. Aquele que não é humilde está sempre tentando impor seus desejos e métodos, sem se importar o que os outros pensam ou sentem.

2) Deveres para com o próximo (v.4): “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros”.
Este é o aprender a compartilhar. E não se trata apenas de dinheiro, mas aprender a dar tempo, atenção, carinho, simpatia ao próximo. É aprender a ser hospitaleiro, cooperador e auxiliador.

3) Serviço sincero (v.6-8): “Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”

Cristo se identificou conosco para que pudéssemos nos identificar com Ele. A humildade certamente tem a ver com um coração simples, não dividido. É também ser eu mesmo, sem máscaras ou tipos. Apenas aprender a ser verdadeiro, deixar fluir aquilo que está em meu interior, sem necessidade de ter medo.

Cristo foi exaltado porque amou a justiça e odiou a iniqüidade. Essa foi a grande característica de sua missão terrena.

Conclusão, a mensagem do evangelho vai além do perdão dos pecados e mudança de endereço da terra para o céu, diz também que o que acontece com o Cabeça, também ocorrerá com o corpo místico, pois nossa identificação com Cristo é completa. Assim, precisamos aprender a respeito destas características do filho/servo de Deus: Saber ser exortado, realizar os deveres para com o próximo, compreender que somos servos de Cristo, e saber que também somos filho exaltados, frutos do amor de Deus.
Pr. Marcos de Almeida

  • AUTOR
Marcos de Almeida

Marcos de Almeida

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007), possui graduacão em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e graduacão em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (2004), atuando principalmente nos seguintes temas: Grego Koinê; teologia bíblica e sistemática, hermenêutica, história do pensamento cristão, teologia da missão integral da igreja, cristianismo e meio ambiente, ecologia e educacão cristã. É um dos pastores da IBEC - Igreja Bíblica Evangélica da Comunhão e é casado com Ivelise.

Fonte: Edições Vida Nova 

Nenhum comentário:

Postar um comentário