segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Permaneça na terra em que Deus te disser. - Pr. Sandro de Lima

Preletor: Pr. Sandro de Lima
Referência: Gn 26:1-4.
Tema: Permaneça na terra em que Deus te disser.

Atualmente o mundo está para entrar numa grande recessão econômica. Ficamos preocupados em meio à crise. O que fazer? Abraão e Isaque também passaram por isso. Houve fome na terra (v.1). Fome representa necessidade financeira, cura, divisão familiar, o desejo da salvação de parentes, dentre outros. Isaque temeu, mas Deus lhe disse para não descer ao Egito. Se ele permanecesse naquela terra, Deus abençoaria a ele e a toda sua descendência, confirmando o juramento que tinha feito a seu pai Abraão. Deus sabia a intenção de Isaque naquele momento ao lhe dar a resposta para não descer ao Egito. Todos nós tememos novas circunstâncias e com Isaque não foi diferente. Ele pensou em descer ao Egito.

O mesmo Deus que disse a Isaque para permanecer nesta terra que Ele multiplicaria sua descendência, está lhe dizendo hoje: “Continua na posição, confia NELE, pois Ele é a solução do seu problema.”

“Gerar” em hebraico significa cântaro. Este era um lugar de prosperidade. Deus é que te guia e te direciona. Ele te dará um sinal e você tomará atitude mediante este sinal.

Características para enfrentar qualquer situação adversa:

1. Isaque escutou e obedeceu a Palavra do Senhor.

Obedecer é se submeter à vontade de outrem e executá-la. Por mais que queiramos ler a Bíblia, a circunstância adversa vai querer falar mais alto para desviar sua fé. Mas Deus quer te ver feliz. Suas lágrimas podem durar uma noite, mas a alegria do Senhor vem pela manhã. O amor de Deus nos enche de alegria.

Na circunstância, Deus nos lembrará da aliança e renovará Sua aliança conosco. “E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos, e obedeceremos.” (Ex 24:7) Ouviremos e obedeceremos ao Senhor (Js 24:24). Moisés e Josué foram homens usados por Deus para restaurar a aliança de Deus com o povo de Israel. Se há alguém que pode te curar, restaurar suas finanças e salvar sua família é Deus. “Obedecer é melhor que sacrificar” (I Sm 15:22b).

Só Deus tem poder para abençoar (v.12). Talvez você esteja aqui nesta noite com expectativas em homens, mas você pode se frustrar. Coloque suas expectativas em Deus, pois “feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”.

Abimeleque expulsou Isaque porque Deus o havia prosperado mais que todos (v.16). Ainda que estivessem o expulsando, ele continuou obedecendo ao Senhor, não saindo da terra que lhe ordenara ficar. Isaque foi para o Vale de Gerar. Ele e Rebeca não saíram debaixo da promessa do Senhor.

Ainda que queiram lhe “abafar” para que deixe de ler a Palavra de Deus, continue perseverando. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10:17)

2. Mesmo no vale, Isaque foi fiel a Deus (v.17)

Vale é o mesmo que depressão, angústia, solidão, problema, derrota, escuridão. Você não nasceu para ficar chorando e sofrendo, sendo escravo de Satanás. Você tem um Deus poderoso que te faz mais que vencedor. “Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.” (Lc 16:10) Isaque não tinha nem o que comer e Deus o fez prosperar. Deus te diz: “Seja fiel no mínimo que no muito te colocarei.”

Isaque estava dentro de um vale, mas seu coração estava cheio da presença de Deus. Deus olha o seu coração. O nosso final está nas mãos do Deus Jeová. O nosso final é a vitória do Senhor.

Isaque começa a desentulhar poços que seu pai Abraão tinha cavado. Prospere para a glória de Deus. Quando você começa a crescer, você torna a ser uma bandeira na sociedade. Saiba que você não está crescendo pelas suas próprias forças, mas é pelo braço forte do Senhor.

3. Isaque perseverou.

Crente não tem que se envolver em contendas. À medida que Isaque cavava, inimigos entulhavam seus poços. Isaque saía daquele lugar, ia para outro e continuava cavando. Você tem que dizer ao inimigo: “Eu já venci sobre você, pois é Deus quem sustenta a minha vida.” Ao primeiro poço, Isaque chamou de “Eseque”, porque contenderam com ele. O segundo poço foi chamado de “Sitna” que significa inveja. O terceiro poço que ele abriu, ele o chamou de “Reobote” que quer dizer alargamento. Isaque perseverou até o fim e não desistiu. Você não veio aqui nesta noite por acaso. Deus lhe mandou aqui para renovar Sua aliança. Não é um vale que vai te parar. Você será bem-sucedido.

Isaque ainda foi para Berseba e o poço que lá abriu jorrava água que não acabava mais. Deus é Deus de abundância para nossas vidas. Cadê o seu adversário? Abimeleque quis fazer uma aliança porque viu claramente que Deus era com Isaque (v.28). O Egito quer fazer aliança com você porque não pode ter o que você tem: a marca do Cordeiro cravada no seu coração. Esse poço não poderá ser fechado porque ele foi aberto para a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário