sexta-feira, 19 de junho de 2009

Recuperando os Valores Perdidos - Pr. Douglas Freitas

Domingo, 18 de Janeiro de 2009
Preletor: Pr. Douglas Freitas
Referência bíblica: Lc 15.8-10
Tema: Recuperando os Valores Perdidos.

Estamos no terceiro domingo de 2009 e, mesmo ainda sendo o início do ano, muitos começam a se deparar com as primeiras adversidades em suas vidas. Alguns já se preocupam se este será mais um ano de tribulações. E talvez questionem o porquê de tantas lutas e provações.

Não percebemos que, talvez estejamos perdendo valores espirituais em nossa vida cristã. Temos deixado de orar e de ler a Palavra de Deus. Não nos santificamos, ou somos assíduos aos cultos como antes. Estamos perdendo valores, aderindo à onda do "tô nem aí". Nos tornando indiferentes até mesmo ao sofrimento alheio.

Não entendemos por que as coisas começam a se estagnar, retroceder e não avançam em nossas vidas. Isso acontece quando perdemos valores. Se você deseja ter um ano vitorioso, faça uma auto-análise para ver se perdeu algum valor e recupere-o para que o Senhor possa te abençoar.

A parábola lida, fala de uma mulher que havia perdido uma de suas dez drácmas. A Bíblia relata que, mesmo ela ainda tendo nove drácmas, ela fez de tudo para encontrar a drácma perdida. Acendeu a luz, varreu a casa, arrastou os móveis. Na Grécia antiga a drácma era um valor monetário. Ou seja, ao perde-la, aquela mulher estava perdendo um valor. Mas ela não se conformou em ficar com apenas nove, ela quis recuperar o valor perdido.

Em nossa sociedade, as pessoas estão perdendo valores e estão em crise. Não há mais o temor a Deus. As orações e a Palavra de Deus são desprezadas. Valores morais, familiares e profissionais estão sendo perdidos e as pessoas "não estão nem aí".

Muitos crentes estão tão envolvidos com as coisas do mundo que, não conseguem mais ler a Bíblia, nem tem tempo para orar. Perderam os valores morais, praticam a fornicação, falam palavras torpes, freqüentam lugares mundanos, adulteram. Deixaram de lado a prática do jejum e da adoração a Deus. Trocaram os louvores do Rei, pela música do mundo.

A sociedade tem se corrompido com pornografia, adultério, homossexualismo, lesbianismo, com leis de descriminização do aborto. Aumenta-se o número de divórcios, de corrupção no governo. Há falta de amor, respeito, amizade e companheirismo. Temos visto a sociedade se degradando e se autodestruindo pela falta de valores.

Aquela mulher perdeu uma drácma, um valor. Ela não se acomodou. No entanto, existem muitos crentes que têm se acomodado e estão enlaçados pelo pecado. E o pecado faz separação entre Deus e o homem.

Hoje o Senhor te diz que tem um plano para você, mas é necessário você despertar e recuperar o valor perdido para que o Senhor possa operar em sua vida. Se você quer ser bem-sucedido, deve estar em sintonia e compromisso com Deus e com Sua Palavra. As coisas deste mundo vão passar, mas a comunhão com Deus nos levará à vida eterna, pois aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.

Aquela mulher queria suas dez drácmas. Ela não sossegou enquanto não recuperou o seu valor. Observando sua procura, podemos aprender algumas lições para que também possamos recuperar o valor perdido:

1ª) Decida você mesmo recuperar este valor e seja um vencedor para a glória de Deus.

Ela não transferiu para ninguém a responsabilidade de recuperar o valor que ela havia perdido. Muitos crentes têm transferido a responsabilidade pela perda de um valor que é de sua responsabilidade. Se você perdeu um valor, não coloque a culpa nos outros. Lute você, para recuperar o valor perdido e Deus te dará vitória. Seja responsável, decida que você vai lutar e, com a ajuda de Deus, vai recuperar o seu valor.

Deus quer te dar um ano vitorioso, se arrependa, peça perdão e vá a luta para a glória de Deus.

2ª) Valorize as pequenas coisas.

Ela havia perdido uma drácma, mas ainda possuía nove. Mas o valor perdido era importante para ela. Também devemos dar valor aos detalhes, eles são importantes. "Seja fiel no pouco e sobre o muito te colocarei". Os outros podem não te valorizar, mas o Senhor te honrará.

3ª) Não temos que aceitar perder como algo rotineiro.

Nem sempre as coisas acontecem conforme os nossos planos, pequenas perdas fazem parte da vida e nos levam a lugares maiores. Mas o crente não deve aceitar a perda como algo comum. Somos mais do que vencedores e se algo não saiu como desejávamos, Deus irá nos surpreender, fazendo algo além do que pedimos ou pensamos.

Assim como aquela mulher não aceitou a perda, não devemos aceitar. Ela procurou, varreu a casa, mexeu no tapete, arrastou os móveis. Tem muita gente se conformando e aceitando as perdas como algo normal. Não aceite perder, Deus é contigo.

4ª) Seja humilde para você recuperar o valor.

O orgulho, muitas vezes nos impede de recuperar o valor perdido. Aquela mulher se humilhou, se abaixou, varreu, trabalhou com esforço para encontrar seu valor perdido. Ore mais, se humilhe. "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;" (I Pe 5.6) Busque a dependência, a graça e a ajuda de Deus. Seja humilde para reconhecer seus erros e pedir perdão.

5ª) Seja determinado, perseverante e persistente.

Se não encontrou na primeira, segunda ou terceira vez, não desista, continue tentando, buscando e procurando até encontrar. "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á." (Mt 7.7,8) Insista, bata, peça, busque. Deus é contigo e você irá encontrar o seu valor. Acenda a luz, não achou? Se abaixe, varre a casa, mova os móveis. Seja determinado e você achará o seu valor perdido.

6ª) Acenda a candeia. Faça com que em sua casa haja luz.

Hoje, Deus está te alertando. Saia das trevas, acende a luz da tua vida espiritual e você vai recuperar este valor perdido para a glória de Deus. A luz é fundamental. "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Sl 119.105) Acenda a luz da Palavra de Deus em sua vida e o valor retornará para a glória do Senhor. Através dela, podemos discernir entre o certo e o errado e os valores são facilmente encontrados e recuperados. A Palavra de Deus irá te direcionar e te levar à vitória.

Recupere os valores perdidos antes que você caia na apatia. Quando aquela mulher recuperou seu valor, ela chamou as vizinhas para celebrar. Quando você recuperar o seu valor perdido, haverá alegria e todos verão a glória de Deus em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário